A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Jorge Miguel Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.22/20812
Resumo: O presente relatório, estruturado em três partes, reflete a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Academia de Música de Espinho, no ano letivo de 2021/2022. No primeiro capítulo, é realizada uma caracterização da instituição onde decorreu o estágio, enquanto o segundo relata o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo no âmbito da Prática Educativa Supervisionada. Por último, o terceiro capítulo descreve o plano de intervenção realizado através do desenvolvimento de um método de estudos contemporâneos para multipercussão e a respetiva aplicação no contexto de aula.
id RCAP_19df9329fad468d0813cb68e4d46bd0e
oai_identifier_str oai:recipp.ipp.pt:10400.22/20812
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussãoEnsino da músicaDidática da percussãoMétodo de estudos para multipercussãoExploração tímbricaTécnicas expandidasMusic teachingPercussions didacticsStudy method for multipercussionTimbre explorationExpanded techniquesO presente relatório, estruturado em três partes, reflete a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Academia de Música de Espinho, no ano letivo de 2021/2022. No primeiro capítulo, é realizada uma caracterização da instituição onde decorreu o estágio, enquanto o segundo relata o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo no âmbito da Prática Educativa Supervisionada. Por último, o terceiro capítulo descreve o plano de intervenção realizado através do desenvolvimento de um método de estudos contemporâneos para multipercussão e a respetiva aplicação no contexto de aula.The following report, structured in three parts, reflects on the Supervised Teaching Practice done at Academia de Música de Espinho in the 2021/2022 academic year. In the first chapter, a characterisation of the institution where the internship took place is carried out, whereas, the second chapter reports the work developed throughout the academic year, within the scope of Supervised Teaching Practice. Lastly, the third chapter describes the intervention plan conducted through the development of a method of contemporary studies for multipercussion and its application in a lesson environment.Campos, Manuel António Veríssimo deCardinho, EduardoAlves, JoaquimSimões, NunoRepositório Científico do Instituto Politécnico do PortoPereira, Jorge Miguel Rodrigues2022-09-06T13:53:37Z2022-07-192022-07-19T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.22/20812TID:203055519porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-13T13:16:22Zoai:recipp.ipp.pt:10400.22/20812Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:40:54.544165Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão
title A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão
spellingShingle A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão
Pereira, Jorge Miguel Rodrigues
Ensino da música
Didática da percussão
Método de estudos para multipercussão
Exploração tímbrica
Técnicas expandidas
Music teaching
Percussions didactics
Study method for multipercussion
Timbre exploration
Expanded techniques
title_short A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão
title_full A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão
title_fullStr A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão
title_full_unstemmed A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão
title_sort A exploração tímbrica e o recurso a técnicas expandidas na multipercussão: um contributo didático para o ensino secundário de percussão
author Pereira, Jorge Miguel Rodrigues
author_facet Pereira, Jorge Miguel Rodrigues
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Campos, Manuel António Veríssimo de
Cardinho, Eduardo
Alves, Joaquim
Simões, Nuno
Repositório Científico do Instituto Politécnico do Porto
dc.contributor.author.fl_str_mv Pereira, Jorge Miguel Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da música
Didática da percussão
Método de estudos para multipercussão
Exploração tímbrica
Técnicas expandidas
Music teaching
Percussions didactics
Study method for multipercussion
Timbre exploration
Expanded techniques
topic Ensino da música
Didática da percussão
Método de estudos para multipercussão
Exploração tímbrica
Técnicas expandidas
Music teaching
Percussions didactics
Study method for multipercussion
Timbre exploration
Expanded techniques
description O presente relatório, estruturado em três partes, reflete a Prática de Ensino Supervisionada realizada na Academia de Música de Espinho, no ano letivo de 2021/2022. No primeiro capítulo, é realizada uma caracterização da instituição onde decorreu o estágio, enquanto o segundo relata o trabalho desenvolvido ao longo do ano letivo no âmbito da Prática Educativa Supervisionada. Por último, o terceiro capítulo descreve o plano de intervenção realizado através do desenvolvimento de um método de estudos contemporâneos para multipercussão e a respetiva aplicação no contexto de aula.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-06T13:53:37Z
2022-07-19
2022-07-19T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.22/20812
TID:203055519
url http://hdl.handle.net/10400.22/20812
identifier_str_mv TID:203055519
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131497179906048