Prática de ensino supervisionada em educação-pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Brincar: interações e aprendizagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Torrado, Beatriz Santos
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/24178
Resumo: O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Jardim de infância e 1º ciclo do Ensino Básico, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo a obtenção do grau de mestre. A minha prática foi realizada na valência de Jardim de Infância e na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho procurou compreender como é que o brincar poderia promover o desenvolvimento, as aprendizagens e interações das crianças. Foi construído um quadro teórico com o objetivo de aprofundar a presente temática e saberes relativamente ao brincar, à história da infância, à qualidade do brincar para uma promoção de aprendizagens e interações. A metodologia realizada procurou responder a objetivos delineados e na recolha de dados aconteceu através da observação participante, do preenchimento de instrumentos científicos e na elaboração de reflexões, notas de campo e planificações descritas nos dossiês de formação. Refletimos neste relatório sobre a intervenção do professor, intervenção no espaço e nos materiais, de forma a proporcionar aprendizagens nas mais diversas áreas. Os resultados desta intervenção reforçam a ideia de que o brincar é um bom instrumento para o desenvolvimento das crianças, para a ajuda das suas aprendizagens e promove as interações entre elas; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education - Play, interactions and learning. Abstract: This report was prepared within the scope of the Supervised Teaching Practice in Kindergarten and 1st cycle of Basic Education, inserted in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, aiming to obtain the master's degree. My practice was carried out in the valency of Kindergarten and in the 1st Cycle of Basic Education. This work sought to understand how play could promote the development, learning and interactions of children. A theoretical framework was built with the purpose of deepening the present theme and knowledge regarding play, the history of childhood, the quality of play to promote learning and interactions. The methodology used sought to respond to the objectives outlined and in the collection of data happened through participant observation, the filling of scientific instruments and the preparation of reflections, field notes and planning described in the training dossiers. We reflect on this report on teacher intervention, intervention in space and materials, to provide learning in the most diverse areas. The results of this intervention reinforce the idea that play is a good tool for the development of children, to help their learning and to promote the interactions between them.
id RCAP_19f9b7ee7c9da17498ee7933bbe219bd
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/24178
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Prática de ensino supervisionada em educação-pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Brincar: interações e aprendizagensInteraçõesBrincarAprendizagensEducação de infância1º Ciclo do ensino básico.InteractionsPlayLearningPreschool1st Cycle of basic educationO presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Jardim de infância e 1º ciclo do Ensino Básico, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo a obtenção do grau de mestre. A minha prática foi realizada na valência de Jardim de Infância e na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho procurou compreender como é que o brincar poderia promover o desenvolvimento, as aprendizagens e interações das crianças. Foi construído um quadro teórico com o objetivo de aprofundar a presente temática e saberes relativamente ao brincar, à história da infância, à qualidade do brincar para uma promoção de aprendizagens e interações. A metodologia realizada procurou responder a objetivos delineados e na recolha de dados aconteceu através da observação participante, do preenchimento de instrumentos científicos e na elaboração de reflexões, notas de campo e planificações descritas nos dossiês de formação. Refletimos neste relatório sobre a intervenção do professor, intervenção no espaço e nos materiais, de forma a proporcionar aprendizagens nas mais diversas áreas. Os resultados desta intervenção reforçam a ideia de que o brincar é um bom instrumento para o desenvolvimento das crianças, para a ajuda das suas aprendizagens e promove as interações entre elas; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education - Play, interactions and learning. Abstract: This report was prepared within the scope of the Supervised Teaching Practice in Kindergarten and 1st cycle of Basic Education, inserted in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, aiming to obtain the master's degree. My practice was carried out in the valency of Kindergarten and in the 1st Cycle of Basic Education. This work sought to understand how play could promote the development, learning and interactions of children. A theoretical framework was built with the purpose of deepening the present theme and knowledge regarding play, the history of childhood, the quality of play to promote learning and interactions. The methodology used sought to respond to the objectives outlined and in the collection of data happened through participant observation, the filling of scientific instruments and the preparation of reflections, field notes and planning described in the training dossiers. We reflect on this report on teacher intervention, intervention in space and materials, to provide learning in the most diverse areas. The results of this intervention reinforce the idea that play is a good tool for the development of children, to help their learning and to promote the interactions between them.Universidade de Évora2019-01-23T19:25:48Z2019-01-232018-11-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/24178http://hdl.handle.net/10174/24178TID:202134768porDepartamento de Pedagogia e Educaçãobeatriztorradoo@hotmail.com672Torrado, Beatriz Santosinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:17:09Zoai:dspace.uevora.pt:10174/24178Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:14:59.016624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Prática de ensino supervisionada em educação-pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Brincar: interações e aprendizagens
title Prática de ensino supervisionada em educação-pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Brincar: interações e aprendizagens
spellingShingle Prática de ensino supervisionada em educação-pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Brincar: interações e aprendizagens
Torrado, Beatriz Santos
Interações
Brincar
Aprendizagens
Educação de infância
1º Ciclo do ensino básico.
Interactions
Play
Learning
Preschool
1st Cycle of basic education
title_short Prática de ensino supervisionada em educação-pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Brincar: interações e aprendizagens
title_full Prática de ensino supervisionada em educação-pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Brincar: interações e aprendizagens
title_fullStr Prática de ensino supervisionada em educação-pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Brincar: interações e aprendizagens
title_full_unstemmed Prática de ensino supervisionada em educação-pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Brincar: interações e aprendizagens
title_sort Prática de ensino supervisionada em educação-pré-escolar e ensino do 1º ciclo do ensino básico - Brincar: interações e aprendizagens
author Torrado, Beatriz Santos
author_facet Torrado, Beatriz Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Torrado, Beatriz Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Interações
Brincar
Aprendizagens
Educação de infância
1º Ciclo do ensino básico.
Interactions
Play
Learning
Preschool
1st Cycle of basic education
topic Interações
Brincar
Aprendizagens
Educação de infância
1º Ciclo do ensino básico.
Interactions
Play
Learning
Preschool
1st Cycle of basic education
description O presente relatório foi elaborado no âmbito da Prática de Ensino Supervisionada em Jardim de infância e 1º ciclo do Ensino Básico, inserida no Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico, tendo como objetivo a obtenção do grau de mestre. A minha prática foi realizada na valência de Jardim de Infância e na valência de 1º Ciclo do Ensino Básico. Este trabalho procurou compreender como é que o brincar poderia promover o desenvolvimento, as aprendizagens e interações das crianças. Foi construído um quadro teórico com o objetivo de aprofundar a presente temática e saberes relativamente ao brincar, à história da infância, à qualidade do brincar para uma promoção de aprendizagens e interações. A metodologia realizada procurou responder a objetivos delineados e na recolha de dados aconteceu através da observação participante, do preenchimento de instrumentos científicos e na elaboração de reflexões, notas de campo e planificações descritas nos dossiês de formação. Refletimos neste relatório sobre a intervenção do professor, intervenção no espaço e nos materiais, de forma a proporcionar aprendizagens nas mais diversas áreas. Os resultados desta intervenção reforçam a ideia de que o brincar é um bom instrumento para o desenvolvimento das crianças, para a ajuda das suas aprendizagens e promove as interações entre elas; Supervised Teaching Practice in Pre-School Education and Teaching of the 1st Basic Education - Play, interactions and learning. Abstract: This report was prepared within the scope of the Supervised Teaching Practice in Kindergarten and 1st cycle of Basic Education, inserted in the Master's Degree in Pre-School Education and Teaching of the 1st Cycle of Basic Education, aiming to obtain the master's degree. My practice was carried out in the valency of Kindergarten and in the 1st Cycle of Basic Education. This work sought to understand how play could promote the development, learning and interactions of children. A theoretical framework was built with the purpose of deepening the present theme and knowledge regarding play, the history of childhood, the quality of play to promote learning and interactions. The methodology used sought to respond to the objectives outlined and in the collection of data happened through participant observation, the filling of scientific instruments and the preparation of reflections, field notes and planning described in the training dossiers. We reflect on this report on teacher intervention, intervention in space and materials, to provide learning in the most diverse areas. The results of this intervention reinforce the idea that play is a good tool for the development of children, to help their learning and to promote the interactions between them.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-11-28T00:00:00Z
2019-01-23T19:25:48Z
2019-01-23
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/24178
http://hdl.handle.net/10174/24178
TID:202134768
url http://hdl.handle.net/10174/24178
identifier_str_mv TID:202134768
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Departamento de Pedagogia e Educação
beatriztorradoo@hotmail.com
672
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
publisher.none.fl_str_mv Universidade de Évora
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136631626661888