A educação em ciências e o desenvolvimento sustentável : conceções e práticas de alunos do 9º ano de escolaridade sobre o uso de plásticos
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/1822/24506 |
Resumo: | Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências) |
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A educação em ciências e o desenvolvimento sustentável : conceções e práticas de alunos do 9º ano de escolaridade sobre o uso de plásticos502:372.85372.85:502Dissertação de mestrado em Ciências da Educação (área de especialização em Supervisão Pedagógica na Educação em Ciências)A Educação em Ciências é essencial para a construção de uma cidadania ativa e responsável, que inclui a promoção do desenvolvimento sustentável. Assim, uma das suas finalidades é educar para um desenvolvimento da sociedade que vá ao encontro das necessidades das pessoas no presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades. Além disso, a Educação em Ciências para o Desenvolvimento Sustentável possibilita aos alunos uma maior compreensão sobre os problemas ambientais globais, nomeadamente o consumo desmedido de plásticos e o seu impacto no ambiente. Neste sentido, este estudo visou averiguar as conceções e práticas de alunos do 9º ano de escolaridade sobre o uso sustentável de plásticos. Os dados foram recolhidos através de um inquérito por questionário, que incluía questões de resposta aberta, escolha múltipla, uma banda desenhada, um excerto de um diálogo, entre outras, e foi ministrado a 152 alunos de três escolas de Guimarães. A análise dos resultados deste estudo mostrou que, no geral, os alunos inquiridos apresentaram uma definição cientificamente aceite de desenvolvimento sustentável, semelhante à apresentada pelo Relatório da Comissão Mundial sobre o meio Ambiente. Constatou-se que grande parte destes alunos separava habitualmente os resíduos sólidos urbanos e tinha noções cientificamente válidas sobre a reciclagem e o seu benefício para o ambiente. Além disso, verificou-se que a maior parte dos alunos inquiridos tinha consciência sobre a importância da promoção de medidas para a redução, reutilização, reciclagem e recuperação de energia dos plásticos para o alcance da sustentabilidade. A maioria dos alunos ainda considerou que o pagamento de sacos de plástico nos supermercados poderá ser uma boa medida, no sentido de reduzir o seu impacto ambiental. Os resultados deste estudo sugerem que o desenvolvimento sustentável deverá ser alvo de uma maior atenção na Educação em Ciências, na formação de professores, nas Orientações Curriculares e ainda a nível dos manuais escolares. No futuro, este estudo poderá ser útil aos professores de Ciências para aumentarem o seu conhecimento sobre as conceções e práticas de sustentabilidade de alunos do 9º ano de escolaridade e, ainda, poderá contribuir para aperfeiçoarem as suas práticas educativas.Science Education is essential for the building of active and responsible citizenship, including the promotion of sustainable development. Therefore, one of its purposes is to educate for a sustainable society that meets the needs of the present without compromising the ability of future generations to meet their own needs. Moreover, Science Education for Sustainable Development provides students with a greater understanding of global environmental issues, including the excessive consumption of plastics and their impact on the environment. As a result, this study aimed to investigate the conceptions and practices of students from the 9th grade on the sustainable use of plastics. Data were collected through a questionnaire that included open questions, multiple-choice questions, a comic book and an excerpt of a dialogue, among others, that was completed by 152 students from three schools in Guimarães, Portugal. The results of this study showed that, in general, those students who participated in this research showed a scientifically accepted definition of sustainable development, similar to that presented by the Report of the World Commission on the Environment. It was found that most of these students usually separated solid waste and had scientifically valid notions about recycling and its benefits to the environment. Furthermore, it was found that most of the students were aware of the importance of promoting measures for the reduction, reuse, recycling and energy recovery of plastics for achieving sustainability. Most students still considered that the payment for plastic bags in supermarkets could be considered a good measure to reduce their environmental impact. The results of this study suggest that sustainable development should be a focus of increased attention in Science Education, teacher training, curriculum guidelines and also in textbooks. In the future, this study could be useful to science teachers to increase their knowledge regarding the conceptions and practices of sustainability of students from the 9th grade and can, continue to contribute to the improvement of their educational practices.Vilaça, TeresaUniversidade do MinhoCastro, Cecília Maria Ribeiro de20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24506porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:13:40Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24506Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:05:50.666477Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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