Análise e identificação dos termos matemáticos utilizados no 1º e 2º ciclo do ensino básico e sua correspondência na língua gestual portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Almendra, Isabel Maria da Silva
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/40946
Resumo: Dissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)
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spelling Análise e identificação dos termos matemáticos utilizados no 1º e 2º ciclo do ensino básico e sua correspondência na língua gestual portuguesaLíngua gestual portuguesaTermos matemáticosSurdezEstudo qualitativoPortuguese sign languageMathematical termsDeafnessQualitative studyCiências Sociais::Ciências da EducaçãoDissertação de mestrado em Educação Especial (área de especialização em Dificuldades de Aprendizagem Específicas)A utilização da Língua Gestual Portuguesa, inserida numa educação bilingue, aparece como pilar indispensável para o processo de acesso ao currículo por parte dos alunos com deficiência auditiva. A finalidade deste estudo é identificar e analisar alguns termos matemáticos utilizados no 1º e 2º ciclo do ensino básico e a sua correspondência na Língua Gestual Portuguesa. Os participantes neste estudo são profissionais ligados à educação de crianças com deficiência auditiva, especificamente três formadores e três intérpretes de Língua Gestual Portuguesa, de agrupamentos de escolas da região norte do país. A metodologia adotada é de natureza qualitativa e os dados recolhidos foram resultantes de entrevistas semiestruturadas realizadas aos participantes. Essas entrevistas foram gravadas em vídeo de forma a possibilitarem uma melhor comunicação com os formadores, que têm deficiência auditiva, e também para uma análise pormenorizada dos gestos utilizados. As conclusões deste estudo podem ser sintetizadas da seguinte forma: Quando abordados em relação à planificação, preparação e concretização do trabalho todos os participantes demonstraram preocupação com a planificação e a preparação do mesmo, evidenciando as dificuldades sentidas pela inexistência de gestos apropriados às diversas áreas curriculares, principalmente as intérpretes. Referiram que na maioria das vezes seguem caminhos diferentes, os formadores de LGP trabalhando por temas e as intérpretes traduzindo o currículo apresentado. Em relação à interação, colaboração com a comunidade escolar mostraram-se abertos, no entanto evidenciaram ter poucos momentos para a concretização sistemática e consistente dessa interação.The utilization of Portuguese Sign Language inserted in bilingual education, appears as the cornerstone to the process of access to the curriculum by students with hearing impairments. The purpose of this study is to identify and analyze some mathematical terms used in the 1st and 2nd cycle of basic education and its correspondence in Portuguese Sign Language. The participants in this study are professionals related to the education of children with hearing impairment, specifically three trainers and three Portuguese Sign Language interpreters, members of schools’ groups in the northern region of the country. The Methodology adopted comes from qualitative nature and the gathered data comes from semi-structured interviews made for the participants. These interviews were videotaped in order to provide better communication with trainers who have hearing disabilities, and also for a detailed analysis of gestures used. The conclusions of this study can be summarized as follows: When approached about the planning, preparation and conclusion of work all participants expressed concern over the planning and preparation of the same, showing the difficulties experienced by the absence of appropriate gestures to various curricular areas especially the interpreters. The participants mentioned that most often follow different paths, the trainers of LGP usually work thematically while the interpreters translate the curriculum presented. Regarding the interaction, collaboration with the school community the participants showed up open-minded, however they demonstrate to have just a few moments for a systematic and consistent implementation of this interaction.Cruz-Santos, AnabelaMartinho, Maria Helena Silva de SousaUniversidade do MinhoAlmendra, Isabel Maria da Silva20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/40946por201512793info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:19:52Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/40946Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:12:54.092508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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