Um olhar sobre a igualdade de oportunidades nos manuais escolares
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/11919 |
Resumo: | As transformações sociais e culturais ocorridas na nossa sociedade nos últimos anos tornaram as questões relacionadas com a multiculturalidade e com a educação intercultural das mais emergentes na sociedade atual e, como é óbvio, nas escolas. A escola tornou-se um espaço de encontro e de convívio da diversidade étnica, social, económica, cultural e religiosa. Neste contexto é fundamental o reconhecimento e aceitação da diferença, assim como a promoção pela igualdade de oportunidades. Um dos contributos para dar resposta a esta realidade poderá ser encontrado no recurso a materiais didáticos, mais especificamente nos manuais escolares. Estes são considerados os instrumentos mais importantes no processo de ensino aprendizagem, pelo que devem promover uma educação intercultural, respeitando as diversidades culturais e contemplando a heterogeneidade. Este estudo pretende, através da análise de cinco manuais de Língua Portuguesa do segundo ano de escolaridade, verificar se estes refletem a igualdade de oportunidades para todos, sem distinção de raça/etnia, sexo, religião e deficiência. A metodologia adotada assentou na construção de um conjunto de grelhas e gráficos, os quais permitiram inferir sustentadamente a existência ou não de indícios de uma educação intercultural nos manuais escolares. A análise dos resultados permitiu concluir que os manuais escolares evidenciam algumas desigualdades quanto à etnia, género, religião e deficiência. Não cumprindo as exigências da diversidade cultural e social, podemos mesmo afirmar que não transmitem os princípios e valores consagrados na Constituição Portuguesa e na Lei de Bases do Sistema Educativo. |
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Um olhar sobre a igualdade de oportunidades nos manuais escolaresos manuais de língua portuguesa do 2º ano de escolaridadeManuais EscolaresEstereótipos de GéneroAnálise de ConteúdoEnsino Básico 1º CicloEstudos de CasoAs transformações sociais e culturais ocorridas na nossa sociedade nos últimos anos tornaram as questões relacionadas com a multiculturalidade e com a educação intercultural das mais emergentes na sociedade atual e, como é óbvio, nas escolas. A escola tornou-se um espaço de encontro e de convívio da diversidade étnica, social, económica, cultural e religiosa. Neste contexto é fundamental o reconhecimento e aceitação da diferença, assim como a promoção pela igualdade de oportunidades. Um dos contributos para dar resposta a esta realidade poderá ser encontrado no recurso a materiais didáticos, mais especificamente nos manuais escolares. Estes são considerados os instrumentos mais importantes no processo de ensino aprendizagem, pelo que devem promover uma educação intercultural, respeitando as diversidades culturais e contemplando a heterogeneidade. Este estudo pretende, através da análise de cinco manuais de Língua Portuguesa do segundo ano de escolaridade, verificar se estes refletem a igualdade de oportunidades para todos, sem distinção de raça/etnia, sexo, religião e deficiência. A metodologia adotada assentou na construção de um conjunto de grelhas e gráficos, os quais permitiram inferir sustentadamente a existência ou não de indícios de uma educação intercultural nos manuais escolares. A análise dos resultados permitiu concluir que os manuais escolares evidenciam algumas desigualdades quanto à etnia, género, religião e deficiência. Não cumprindo as exigências da diversidade cultural e social, podemos mesmo afirmar que não transmitem os princípios e valores consagrados na Constituição Portuguesa e na Lei de Bases do Sistema Educativo.Repositório ComumCaniceiro, Rosa Lídia Oliveira da Silva2016-03-08T16:00:09Z2012-01-01T00:00:00Z2012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/11919porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:38:41Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/11919Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:14:35.784422Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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