Ensino das Ciências na educação pré-escolar e no ensino básico, numa perspetiva IBSE - água e ambiente

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belo, Vânia Marisa de Carvalho
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/23448
Resumo: Dissertação de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)
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spelling Ensino das Ciências na educação pré-escolar e no ensino básico, numa perspetiva IBSE - água e ambiente502:372.85372.85:502Dissertação de mestrado em Ciências - Formação Contínua de Professores (área de especialização em Física e Química)A água e o ambiente são temas de elevada importância nos dias de hoje, não só porque estão presentes nos conteúdos programáticos de todos os ciclos de ensino (desde o pré-escolar até ao ensino secundário), mas também pela sua inegável aplicação na vida e na sociedade. No entanto, a abordagem destes conceitos é muitas vezes realizada de forma teórica e demonstrativa, dando lugar a um ensino das ciências centrado no professor, que desempenha o papel de informador, e no qual o aluno experimenta o lugar de um agente passivo, sem possibilidade de opinar e mostrar a sua criatividade. Com esta investigação pretende-se discutir e estabelecer estratégias de planeamento e desenvolvimento de atividades de sala de aula, numa perspetiva de aprendizagem hands-on das ciências baseada na investigação, Inquiry Based Science Education (IBSE), construindo guiões para auxiliar os educadores/ professores na implementação das mesmas e identificando estratégias que permitam ao educador/ professor aceitar esta perspetiva de ensino na sua sala de aula. Estas atividades têm como alvo alunos desde o pré-escolar até ao terceiro ciclo do ensino básico, explorando a temática água-ambiente com enfoque na prática experimental. A amostra de estudo é constituída por 4 turmas do ensino básico e respetivos professores a saber, uma turma de pré-escolar com 16 alunos e respetivo educador de infância; uma turma de 3º ano com 20 alunos e respetivo professor; uma turma de 5º ano com 21 alunos e respetivo professor de Ciências Naturais; e uma turma de 9º ano com 14 alunos e respetivo professor de Ciências Físico-Químicas. Durante a implementação da atividade foram aplicados pré testes e pós testes quer aos alunos quer aos professores intervenientes na atividade. Os testes aplicados aos alunos centraram-se em questões relacionadas com os conteúdos teóricos abordados na atividade desenvolvida, sendo que no pós-teste se incluíram questões relacionadas com os sentimentos que a atividade suscitou. Os testes aplicados aos educador/ professores procuraram caraterizá-los em várias dimensões tais como: pessoal, formação e experiência profissional e contextualização das suas práticas no presente ano letivo. A análise dos resultados obtidos permitem-nos, de uma forma generalizada, concluir que os alunos envolvidos mostram especial apreço pela tipologia de atividades implementadas, nomeadamente as que envolvem manipulação de materiais. Permite-nos ainda perceber que os educadores/ professores também prezam este tipo de atividades e que consideram bastante produtivo terem à sua disposição guiões préelaborados que possam ser adaptados e implementados nas suas turmas.Water and environment are subjects of great importance today. They are present in basic education curriculum and have major implications in our every day life. Therefore students, the school and society are more and more aware of that importance. However the teaching of these concepts is done, most of the times, in theoretical and demonstrative ways, giving rise to a science education focused on the teacher, who is the sole bearer of expert knowledge, and in which the students play the role of a passive agents, without the possibility to enroll in the learning process and to show their creativity. The main objective of our research is to discuss and establish strategies for planning and development of practical/ experiments classes to execute hands-on experiments in sciences, based on a IBSE (Inquiry-Based Science Education) perspective, building practical guides to help teachers in the implementation of this activities and identificating strategies that allow the teacher to accept this educational perspective in their classroom. These activities are targeted for students from kindergarten to the third cycle of basic education, exploring the water and environment themes, with emphasis on experimental practice. The study sample consists of four classes: a class of pre-school with 15 students and respective kindergarten teacher/ educator; a class of 3rd year, basic school, with 20 students and respective teacher; a 5th year class with 21 students and their Natural Sciences' teacher; and a 9th grade class (3rd cycle of basic education) with 14 students and respective teacher. During the implementation of the practical activities were applied pre and post-tests to the students and teachers involved in the activity. The tests applied to students are aimed to collect data on student’s knowledge on the science subjects mentioned above. In the post-test, apart from this kind of questions, are also included a few questions aimed to collect students’ opinions and feelings those activities induced on them. The tests applied to the teachers sought informations in various dimensions such as: personnel data and opinions, training and professional experience, and background of its practices in this school year. The results obtained allow us to conclude that, in general, the students involved showed a lot of appreciation for the type of activities implemented, in particular the activities that involved manipulating materials. Also teachers appreciated this type of activities. They considered it very productive, stressing the importance of having at their disposal practical activities guides that can be adapted and implemented in their classes.Costa, Manuel F. M.Universidade do MinhoBelo, Vânia Marisa de Carvalho20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/23448porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:15:18Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/23448Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:07:42.637157Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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