Adaptatividade em ambientes virtuais: uma proposta para personalizar a aprendizagem em cursos híbridos de ensino superior

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ota, Marcos Andrei
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.2/7370
Resumo: OTA, Marcos Andrei - Adaptatividade em ambientes virtuais: uma proposta para personalizar a aprendizagem em cursos híbridos de ensino superior 2018. 266 f. Tese de doutoramento (Doutorado em Ensino de Ciências e Matemática) – Universidade Cruzeiro do Sul, São Paulo, 2018. Co-orientação e estágio doutoral com Daniela Melaré Vieira Barros.
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Nesse contexto, a educação online surge para ampliar as possibilidades de aprendizagem do estudante, implementando ensino totalmente a distância ou no modelo híbrido, conhecido também por blended learning. Esta tese promove uma discussão acerca desse tipo de ensino, tendo como objetivo propor um modelo de ambiente virtual com estratégias adaptativas para personalizar a aprendizagem em cursos híbridos de ensino superior. O modelo foi submetido à validação de 179 estudantes de cursos das Engenharias, por meio de questionário, construído a partir de algumas dimensões para testar a aceitabilidade da proposta. Além disso, para o refinamento do modelo, 21 docentes teceram contribuições e percepções acerca dos desafios encontrados na elaboração dos materiais didáticos do curso CBL (Competency-based Learning) de Língua Portuguesa e de Matemática, concebido exclusivamente para subsidiar a avaliação da solução (testes e refinamento). Quanto aos procedimentos metodológicos, este estudo propõe uma abordagem qualitativa e quantitativa, utilizando a Metodologia de Desenvolvimento (Development Research), estruturado em três estudos: exploratório (Estudo 1 - Investigação Preliminar), que cuidou de uma revisão e mapeamento de literatura, assim como o acompanhamento do projeto piloto para avaliar um sistema adaptativo; desenvolvimento (Estudo 2 - Inserção Teórica), que analisou feedback do projeto piloto para desenvolver a solução a partir da fundamentação teórica e as tecnologias existentes, incluindo a proposição de conteúdo personalizado e atividades baseadas nos estilos de aprendizagem do ambiente virtual ; e empírico (Teste Empírico), que consistiu na adaptatividade aplicada no LMS e adição do desenho do curso CBL. Como resultados, o estudo 1 possibilitou entender como os alunos receberam o projeto piloto e quais eram seus perfis como estudantes, tendo como base a revisão e mapeamento de literatura realizados; o estudo 2 permitiu fazer a articulação entre o referencial teórico e o feedback do projeto piloto, levantando cinco categorias de melhorias para análise; e o estudo 3 implementou as melhorias e criou o curso CBL com as devidas estratégias adaptativas. Através de toda a investigação realizada, concluiu-se que o modelo de ambiente virtual proposto é adequado para apoiar a aprendizagem de alunos em cursos híbridos e a possibilidade de um plano de estudos personalizado confere ao estudante sanar ou diminuir suas dificuldades. Após todas as etapas relatadas, esperou-se reunir contribuições necessárias e suficientes para colaborar com o desenvolvimento do ensino no âmbito tratado, promovendo o crescimento do ensino da educação a distância para o ensino superior.In the 21st century, changes in the direction of education promote the emergence of skills and challenges. By using new technologies, higher education institutions need to shape their teaching methods to assist the student in the best curriculum. In this context, online education emerges to expand the possibilities of student learning, implementing fully distance learning or the hybrid model, also known as blended learning. This thesis promotes a discussion about this type of teaching, aiming to propose a virtual environment model with adaptive strategies to personalize learning in blended learning courses of higher education. The model was submitted to the validation of 179 students of engineering courses, through a questionnaire, constructed from some dimensions to test the acceptability of the proposal. In addition, to refine the model, 21 teachers made contributions and perceptions about the challenges encountered in the preparation of the CBL (Competency-based Learning) Portuguese and Mathematics course materials, designed exclusively to support the evaluation of the solution (tests and refinement). In the methodological procedures, this study proposes a qualitative and quantitative approach, using the development research as methodology, structured in three studies: exploratory (Study 1 - Preliminary Investigation), which took care of a literature review and mapping, as well as the follow-up of the pilot project to evaluate an adaptive system; development (Study 2 - Theoretical embedding), which analyzed feedback from the pilot project to develop the solution from the theoretical reference and existing technologies, including proposing customized content and activities based on the learning styles in virtual environment; and empirical (Empirical testing), which consisted in the adaptivity applied in the LMS and addition of the CBL course design. As a result, study 1 made it possible to understand how students received the pilot project and what their profiles were as students, based on literature review and mapping; study 2 allowed to articulate between the theoretical reference and feedback of the pilot project, raising five categories of improvements for analysis; and study 3 implemented the improvements and created the CBL course with the appropriate adaptive strategies. Throughout the research carried out, it was concluded that the proposed virtual environment model is adequate to support the learning of students in blended learning courses and the possibility of a personalized study plan allows the student to heal or reduce their difficulties. After all the steps reported, it was hoped to gather necessary and sufficient contributions to collaborate with the development of the education in the treated scope, promoting the growth of the education of the distance education in the higher education.Araujo Junior, Carlos Fernando deBarros, Daniela Melaré VieiraRepositório AbertoOta, Marcos Andrei2018-06-26T16:18:34Z2018-06-052018-06-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/7370porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-07T16:06:45ZPortal AgregadorONG
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