Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Margaça, Tiago Filipe Cravo
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/34043
Resumo: Desde tempos ancestrais que há uma conexão entre a arte e o fazer, este projeto de dissertação tem por base a experiência artística procurando a compreensão aprofundada de uma metodologia própria. Para tal servindo-se, em primeira pessoa, do trabalho de Henri Bergson, em particular Matéria e Memória e Evolução criadora para se relacionar com a experiência matérica. O objectivo principal do trabalho é refletir acerca da potencialidade do diálogo matérico, relacionando e acentuando diferenças e similaridades em que o instinto e a inteligência permitam aclarar questões baseadas no prazer do fazer. Nesta interação o racional e o intuitivo originam formas diferenciadas do fazer, que no projecto final formarão um todo que se interliga na forma de um movimento planeado observado como uma instalação escultórica. O desenvolvimento do projecto procura validar a existência desse diálogo estabelecendo uma relação entre ‘circunscrever’, ‘erro’ e ‘suspensão’ inerente à produção artística, contraposto a um plano de acção onde há um pensamento anterior à execução. A metodologia refere o projeto prático como sendo o centro do trabalho de dissertação, assim as experimentações práticas são o objecto de estudo dando origem à produção da obra. Pretendendo um equilíbrio entre a análise das metodologias de trabalho e as experimentações matéricas suportadas no estudo de diferentes autores (pensadores e artistas). Trata-se de uma produção que conjuga o diálogo matérico, racional e intuitivo, como potencial para sensibilizar o espectador onde se conta com a sua capacidade de interpretar e sentir, fazendo despertar nele uma maior sensibilidade para com o que o circunscreve, considerando a arte como uma pluralidade de diálogos e a sua riqueza proveniente dessa abertura e variedade.
id RCAP_1b4b45b79f4f2875fe0047f7269d3f4d
oai_identifier_str oai:ria.ua.pt:10773/34043
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizarIntuiçãoPensadoErroOrganicidadeDesde tempos ancestrais que há uma conexão entre a arte e o fazer, este projeto de dissertação tem por base a experiência artística procurando a compreensão aprofundada de uma metodologia própria. Para tal servindo-se, em primeira pessoa, do trabalho de Henri Bergson, em particular Matéria e Memória e Evolução criadora para se relacionar com a experiência matérica. O objectivo principal do trabalho é refletir acerca da potencialidade do diálogo matérico, relacionando e acentuando diferenças e similaridades em que o instinto e a inteligência permitam aclarar questões baseadas no prazer do fazer. Nesta interação o racional e o intuitivo originam formas diferenciadas do fazer, que no projecto final formarão um todo que se interliga na forma de um movimento planeado observado como uma instalação escultórica. O desenvolvimento do projecto procura validar a existência desse diálogo estabelecendo uma relação entre ‘circunscrever’, ‘erro’ e ‘suspensão’ inerente à produção artística, contraposto a um plano de acção onde há um pensamento anterior à execução. A metodologia refere o projeto prático como sendo o centro do trabalho de dissertação, assim as experimentações práticas são o objecto de estudo dando origem à produção da obra. Pretendendo um equilíbrio entre a análise das metodologias de trabalho e as experimentações matéricas suportadas no estudo de diferentes autores (pensadores e artistas). Trata-se de uma produção que conjuga o diálogo matérico, racional e intuitivo, como potencial para sensibilizar o espectador onde se conta com a sua capacidade de interpretar e sentir, fazendo despertar nele uma maior sensibilidade para com o que o circunscreve, considerando a arte como uma pluralidade de diálogos e a sua riqueza proveniente dessa abertura e variedade.Since ancient times, there has been a connection between art and doing, looking for a deep understanding of its own methodology The dissertation project is based on artistic experience. To relate to material experience, the work of Henri Bergson is used, in the first person, in particular Matter and Memory and Creative Evolution. The work’s main purpose is to reflect on the potential of material dialogue, relating differences and similarities in witch instinct and Intelligence allow clarifying questions based on the pleasure of doing. The interaction of the rational and the intuitive give rise to different ways of doing, the final project forms a whole, interconnecting a planned movement seen as a sculpture installation. The project development seeks to validate the existence of this dialogue by establishing a relationship between “circumscribing”, “error” and “suspension” inherent to artistic production, as opposed to an action plan where there is a thought prior to execution. The methodology refers to the practical project as the center of the dissertation, so the practical experiments are the object of study, giving rise to the production of work. Intending a balance between the analysis of the work methodologies and the material experiments supported by the study of different authors (thinkers and artists). Considering Art as a plurality of dialogues the production of this work combines the material dialogue through rational and intuitive. Producing a piece/moment where the material dialogue reveals the richness of this openness and variety, with the potential of sensitize the spectator, where his ability to interpret and feel can awake in him a greater sensitivity to what circumscribes him.2022-06-08T08:20:02Z2022-03-30T00:00:00Z2022-03-30info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/34043porMargaça, Tiago Filipe Cravoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:32Zoai:ria.ua.pt:10773/34043Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:23.133018Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar
title Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar
spellingShingle Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar
Margaça, Tiago Filipe Cravo
Intuição
Pensado
Erro
Organicidade
title_short Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar
title_full Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar
title_fullStr Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar
title_full_unstemmed Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar
title_sort Circunscrever o circunscrito: a possibilidade de sensibilizar
author Margaça, Tiago Filipe Cravo
author_facet Margaça, Tiago Filipe Cravo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Margaça, Tiago Filipe Cravo
dc.subject.por.fl_str_mv Intuição
Pensado
Erro
Organicidade
topic Intuição
Pensado
Erro
Organicidade
description Desde tempos ancestrais que há uma conexão entre a arte e o fazer, este projeto de dissertação tem por base a experiência artística procurando a compreensão aprofundada de uma metodologia própria. Para tal servindo-se, em primeira pessoa, do trabalho de Henri Bergson, em particular Matéria e Memória e Evolução criadora para se relacionar com a experiência matérica. O objectivo principal do trabalho é refletir acerca da potencialidade do diálogo matérico, relacionando e acentuando diferenças e similaridades em que o instinto e a inteligência permitam aclarar questões baseadas no prazer do fazer. Nesta interação o racional e o intuitivo originam formas diferenciadas do fazer, que no projecto final formarão um todo que se interliga na forma de um movimento planeado observado como uma instalação escultórica. O desenvolvimento do projecto procura validar a existência desse diálogo estabelecendo uma relação entre ‘circunscrever’, ‘erro’ e ‘suspensão’ inerente à produção artística, contraposto a um plano de acção onde há um pensamento anterior à execução. A metodologia refere o projeto prático como sendo o centro do trabalho de dissertação, assim as experimentações práticas são o objecto de estudo dando origem à produção da obra. Pretendendo um equilíbrio entre a análise das metodologias de trabalho e as experimentações matéricas suportadas no estudo de diferentes autores (pensadores e artistas). Trata-se de uma produção que conjuga o diálogo matérico, racional e intuitivo, como potencial para sensibilizar o espectador onde se conta com a sua capacidade de interpretar e sentir, fazendo despertar nele uma maior sensibilidade para com o que o circunscreve, considerando a arte como uma pluralidade de diálogos e a sua riqueza proveniente dessa abertura e variedade.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-06-08T08:20:02Z
2022-03-30T00:00:00Z
2022-03-30
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10773/34043
url http://hdl.handle.net/10773/34043
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137708763774976