Conhecimento de resultados auto-controlado: efeitos na aprendizagem de diferentes programas motores generalizados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Chiviacowsky,Suzete
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Treptow,Juliana Goebel, Tani,Go, Meira Jr.,Cássio de Miranda, Schild,José Francisco Gomes
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://scielo.pt/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1645-05232009000300005
Resumo: O objetivo do presente estudo foi verificar os efeitos da frequência auto-controlada de conhecimento de resultados (CR) na aprendizagem de diferentes programas motores generalizados. Foram utilizados trinta sujeitos, estudantes universitários, distribuídos em dois grupos, de acordo com as diferentes condições de feedback: grupo auto-controlado e grupo externamente controlado. Foram utilizadas três tarefas sequenciais de pressionar teclas do teclado numérico do computador, praticadas de forma aleatória, durante a fase de aquisição. A fase de retenção foi realizada no dia seguinte. Diferente de resultados de pesquisa anteriores, a análise dos dados, realizada por meio da ANOVA, não constatou diferença significativa entre os grupos, o que demonstra que a frequência auto-controlada de CR não é superior à freqüência externamente controlada quando a aprendizagem envolve diferentes programas motores generalizados.
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