Um polvorinho de marfim com cenas cinegéticas: An ivory powder flask with hunting scenes
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.29073/heranca.v1i1.111 |
Resumo: | Com este artigo pretende-se estudar um olifante luso-africano realizado na Antiga Serra Leoa no século XVI, que no século seguinte foi transformado em polvorinho. Do olifante em marfim conserva-se um fragmento com 18 cm, enquanto as ferragens que o modificaram medem 7 cm. Esta é uma das raras peças de marfim luso-africano que se encontra disponível no mercado da arte português. Neste artigo pretende-se realçar a estima que estas peças possuíam nos inícios da época moderna na Europa, sobretudo pelas suas associações ao mundo masculino da caça e da montaria áulica. Em comparação com outros exemplos do mesmo género, esta peça apresenta uma decoração segmentada em diferentes zonas. Acena de autorreferência sugere que os artesãos africanos valorizavam o seu trabalho enquanto mestres do marfim, assunto que também pretendemos desenvolver. |
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Um polvorinho de marfim com cenas cinegéticas: An ivory powder flask with hunting scenesMarfimPolvorinhoCenas cinegéticasHistória da arteCom este artigo pretende-se estudar um olifante luso-africano realizado na Antiga Serra Leoa no século XVI, que no século seguinte foi transformado em polvorinho. Do olifante em marfim conserva-se um fragmento com 18 cm, enquanto as ferragens que o modificaram medem 7 cm. Esta é uma das raras peças de marfim luso-africano que se encontra disponível no mercado da arte português. Neste artigo pretende-se realçar a estima que estas peças possuíam nos inícios da época moderna na Europa, sobretudo pelas suas associações ao mundo masculino da caça e da montaria áulica. Em comparação com outros exemplos do mesmo género, esta peça apresenta uma decoração segmentada em diferentes zonas. Acena de autorreferência sugere que os artesãos africanos valorizavam o seu trabalho enquanto mestres do marfim, assunto que também pretendemos desenvolver.Ponteditora2018-07-26info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttps://doi.org/10.29073/heranca.v1i1.111https://doi.org/10.29073/heranca.v1i1.111Herança - Journal of History, Heritage and Culture; Vol. 1 No. 1 (2018): Herança - Revista de História, Património e Cultura; 24-42Herança - Revista de História, Património e Cultura; Vol. 1 N.º 1 (2018): Herança - Revista de História, Património e Cultura; 24-422184-3090reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://revistas.ponteditora.org/index.php/heranca/article/view/111https://revistas.ponteditora.org/index.php/heranca/article/view/111/74Direitos de Autor (c) 2018 Herançainfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, Tiago2023-06-10T05:35:43ZPortal AgregadorONG |
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