Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Monteiro, Vera
Data de Publicação: 1998
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.12/5742
Resumo: O presente trabalho teve como propósito o estudo do efeito-tutor, ou seja, pretendeu-se investigar os benefícios cognitivos que uma criança de 9 anos poderia retirar do facto de ser colocada na situação de tutor de 282 uma outra criança mais nova. A amostra foi constituida por 14 alunos do 3." ano de escolaridade e 22 alunos do 4." ano de escolaridade do ensino básico. Oito alunos do 4.O ano trabalharam individualmente (grupo de controlo), enquanto que 14 díades cada uma composta por uma criança tutor do 4." ano e um tutorando do 3." ano formaram o grupo experimental. A tarefa apresentada aos sujeitos de ambos os grupos, consistia em procurar palavras num dicionário de língua materna. Na situação diádica o tutor ajudava o seu colega a resolver a tarefa que este desconhecia. Da análise dos resultados pode retirar-se a seguinte conclusão: As crianças que funcionaram como tutores apresentaram, relativamente aos colegas que trabalharam individualmente, mais benefícios cognitivos.
id RCAP_1bf588ca6543793f4318a84979422e32
oai_identifier_str oai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5742
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivosInteracções sociais entre paresTutoradoBeneficios cognitivosSocial interactionsPeer tutoringCognitive gainsO presente trabalho teve como propósito o estudo do efeito-tutor, ou seja, pretendeu-se investigar os benefícios cognitivos que uma criança de 9 anos poderia retirar do facto de ser colocada na situação de tutor de 282 uma outra criança mais nova. A amostra foi constituida por 14 alunos do 3." ano de escolaridade e 22 alunos do 4." ano de escolaridade do ensino básico. Oito alunos do 4.O ano trabalharam individualmente (grupo de controlo), enquanto que 14 díades cada uma composta por uma criança tutor do 4." ano e um tutorando do 3." ano formaram o grupo experimental. A tarefa apresentada aos sujeitos de ambos os grupos, consistia em procurar palavras num dicionário de língua materna. Na situação diádica o tutor ajudava o seu colega a resolver a tarefa que este desconhecia. Da análise dos resultados pode retirar-se a seguinte conclusão: As crianças que funcionaram como tutores apresentaram, relativamente aos colegas que trabalharam individualmente, mais benefícios cognitivos.ABSTRACT: The present work was designed with the purpose of studying the peer-tutoring system. This system, in its most general form, can be defined as a pedagogical method in which a «competent» student act as a tutor of a less ((competentn classmate. With this research we aimed emphasizing the existente of a tutoring effect, that is to say, we wanted to examine the presence of personal cognitive gains in 9- year-old children who were tutoring younger children. We worked with 14 third grade students (8 years old) and 22 fourth graders (9 years old). The control group included eight of the fourth graders who were assigned individual work, whereas the experimental group consisted of 14 dyads, each of them included a tutor (fourth grader) and a tutee (third grader) who was helped during the session. The task presented to ali subjects consisted on looking some words that were given by the present researcher in a dictionary of their own language. In the dyadic situation each tutor helped his (or her) classmate in solving the task, which was unknown to him (or her). The results that we obtained led us to the following conclusions: Children that act as tutors present more individual cognitive gains than their classmates who perform individual work.Instituto Superior de Psicologia AplicadaRepositório do ISPAMonteiro, Vera2017-09-07T14:30:17Z1998-01-01T00:00:00Z1998-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.12/5742porAnalise Psicológica, XVI(2), 277-2830870-8231info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T16:41:27Zoai:repositorio.ispa.pt:10400.12/5742Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:23:35.204611Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
title Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
spellingShingle Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
Monteiro, Vera
Interacções sociais entre pares
Tutorado
Beneficios cognitivos
Social interactions
Peer tutoring
Cognitive gains
title_short Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
title_full Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
title_fullStr Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
title_full_unstemmed Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
title_sort Programa tutorial em crianças do 4.º ano de escolaridade: Benefícios cognitivos
author Monteiro, Vera
author_facet Monteiro, Vera
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório do ISPA
dc.contributor.author.fl_str_mv Monteiro, Vera
dc.subject.por.fl_str_mv Interacções sociais entre pares
Tutorado
Beneficios cognitivos
Social interactions
Peer tutoring
Cognitive gains
topic Interacções sociais entre pares
Tutorado
Beneficios cognitivos
Social interactions
Peer tutoring
Cognitive gains
description O presente trabalho teve como propósito o estudo do efeito-tutor, ou seja, pretendeu-se investigar os benefícios cognitivos que uma criança de 9 anos poderia retirar do facto de ser colocada na situação de tutor de 282 uma outra criança mais nova. A amostra foi constituida por 14 alunos do 3." ano de escolaridade e 22 alunos do 4." ano de escolaridade do ensino básico. Oito alunos do 4.O ano trabalharam individualmente (grupo de controlo), enquanto que 14 díades cada uma composta por uma criança tutor do 4." ano e um tutorando do 3." ano formaram o grupo experimental. A tarefa apresentada aos sujeitos de ambos os grupos, consistia em procurar palavras num dicionário de língua materna. Na situação diádica o tutor ajudava o seu colega a resolver a tarefa que este desconhecia. Da análise dos resultados pode retirar-se a seguinte conclusão: As crianças que funcionaram como tutores apresentaram, relativamente aos colegas que trabalharam individualmente, mais benefícios cognitivos.
publishDate 1998
dc.date.none.fl_str_mv 1998-01-01T00:00:00Z
1998-01-01T00:00:00Z
2017-09-07T14:30:17Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.12/5742
url http://hdl.handle.net/10400.12/5742
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Analise Psicológica, XVI(2), 277-283
0870-8231
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
publisher.none.fl_str_mv Instituto Superior de Psicologia Aplicada
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130096858038272