Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/2616 |
Resumo: | A constante mutação característica da sociedade do séc. XXI exige um modelo de educação centrado no desenvolvimento de competências. A proficiente comunicação oral e escrita faz parte dessas competências essenciais e deve ser promovida através do ensino ‘de’ e ‘em’ Português. Neste contexto, cabe igualmente a reflexão sobre as representações da língua portuguesa (LP) que advêm da forma como esta é ensinada/aprendida. Daí que uma equipa de um laboratório de investigação esteja a promover estudos exploratórios sobre esta problemática, visando traçar um perfil dos estudantes (em formação inicial e pósgraduada) e, a partir desse conhecimento, encontrar estratégias para alterar as suas representações sobre a LP, o que se irá refletir nas representações dos seus futuros alunos. Adotou-se uma metodologia de índole qualitativa associada ao estudo de caso, recorrendo-se ao inquérito por questionário para a recolha de dados, que foram objeto de análise de conteúdo. Este artigo refere-se a um estudo exploratório tendo por informantes futuros profissionais da Educação a frequentar o 1.º ano de uma licenciatura em Educação Básica, que revelaram representações sobre a LP demasiado presas à sua origem geográfica e lacunas quanto à sua variação pouco compatíveis com a inserção numa sociedade multicultural e plurilingue do séc. XXI. |
id |
RCAP_1c28e1bbc8b9158bf31a9d6e9522ba26 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2616 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formaçãoEnsino da língua portuguesaFormação de professores - Ensino básico (1º ciclo)A constante mutação característica da sociedade do séc. XXI exige um modelo de educação centrado no desenvolvimento de competências. A proficiente comunicação oral e escrita faz parte dessas competências essenciais e deve ser promovida através do ensino ‘de’ e ‘em’ Português. Neste contexto, cabe igualmente a reflexão sobre as representações da língua portuguesa (LP) que advêm da forma como esta é ensinada/aprendida. Daí que uma equipa de um laboratório de investigação esteja a promover estudos exploratórios sobre esta problemática, visando traçar um perfil dos estudantes (em formação inicial e pósgraduada) e, a partir desse conhecimento, encontrar estratégias para alterar as suas representações sobre a LP, o que se irá refletir nas representações dos seus futuros alunos. Adotou-se uma metodologia de índole qualitativa associada ao estudo de caso, recorrendo-se ao inquérito por questionário para a recolha de dados, que foram objeto de análise de conteúdo. Este artigo refere-se a um estudo exploratório tendo por informantes futuros profissionais da Educação a frequentar o 1.º ano de uma licenciatura em Educação Básica, que revelaram representações sobre a LP demasiado presas à sua origem geográfica e lacunas quanto à sua variação pouco compatíveis com a inserção numa sociedade multicultural e plurilingue do séc. XXI.2018-05-23T14:32:43Z2018-04-01T00:00:00Z2018-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2616por1807-86561983-4675http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35286Silva, Cristina VieiraSá, Cristina ManuelaMacário, Maria João Bártoloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:10Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:23.538778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação |
title |
Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação |
spellingShingle |
Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação Silva, Cristina Vieira Ensino da língua portuguesa Formação de professores - Ensino básico (1º ciclo) |
title_short |
Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação |
title_full |
Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação |
title_fullStr |
Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação |
title_full_unstemmed |
Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação |
title_sort |
Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação |
author |
Silva, Cristina Vieira |
author_facet |
Silva, Cristina Vieira Sá, Cristina Manuela Macário, Maria João Bártolo |
author_role |
author |
author2 |
Sá, Cristina Manuela Macário, Maria João Bártolo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Cristina Vieira Sá, Cristina Manuela Macário, Maria João Bártolo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino da língua portuguesa Formação de professores - Ensino básico (1º ciclo) |
topic |
Ensino da língua portuguesa Formação de professores - Ensino básico (1º ciclo) |
description |
A constante mutação característica da sociedade do séc. XXI exige um modelo de educação centrado no desenvolvimento de competências. A proficiente comunicação oral e escrita faz parte dessas competências essenciais e deve ser promovida através do ensino ‘de’ e ‘em’ Português. Neste contexto, cabe igualmente a reflexão sobre as representações da língua portuguesa (LP) que advêm da forma como esta é ensinada/aprendida. Daí que uma equipa de um laboratório de investigação esteja a promover estudos exploratórios sobre esta problemática, visando traçar um perfil dos estudantes (em formação inicial e pósgraduada) e, a partir desse conhecimento, encontrar estratégias para alterar as suas representações sobre a LP, o que se irá refletir nas representações dos seus futuros alunos. Adotou-se uma metodologia de índole qualitativa associada ao estudo de caso, recorrendo-se ao inquérito por questionário para a recolha de dados, que foram objeto de análise de conteúdo. Este artigo refere-se a um estudo exploratório tendo por informantes futuros profissionais da Educação a frequentar o 1.º ano de uma licenciatura em Educação Básica, que revelaram representações sobre a LP demasiado presas à sua origem geográfica e lacunas quanto à sua variação pouco compatíveis com a inserção numa sociedade multicultural e plurilingue do séc. XXI. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-05-23T14:32:43Z 2018-04-01T00:00:00Z 2018-04 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2616 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/2616 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
1807-8656 1983-4675 http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35286 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131628679725056 |