Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cristina Vieira
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Sá, Cristina Manuela, Macário, Maria João Bártolo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/2616
Resumo: A constante mutação característica da sociedade do séc. XXI exige um modelo de educação centrado no desenvolvimento de competências. A proficiente comunicação oral e escrita faz parte dessas competências essenciais e deve ser promovida através do ensino ‘de’ e ‘em’ Português. Neste contexto, cabe igualmente a reflexão sobre as representações da língua portuguesa (LP) que advêm da forma como esta é ensinada/aprendida. Daí que uma equipa de um laboratório de investigação esteja a promover estudos exploratórios sobre esta problemática, visando traçar um perfil dos estudantes (em formação inicial e pósgraduada) e, a partir desse conhecimento, encontrar estratégias para alterar as suas representações sobre a LP, o que se irá refletir nas representações dos seus futuros alunos. Adotou-se uma metodologia de índole qualitativa associada ao estudo de caso, recorrendo-se ao inquérito por questionário para a recolha de dados, que foram objeto de análise de conteúdo. Este artigo refere-se a um estudo exploratório tendo por informantes futuros profissionais da Educação a frequentar o 1.º ano de uma licenciatura em Educação Básica, que revelaram representações sobre a LP demasiado presas à sua origem geográfica e lacunas quanto à sua variação pouco compatíveis com a inserção numa sociedade multicultural e plurilingue do séc. XXI.
id RCAP_1c28e1bbc8b9158bf31a9d6e9522ba26
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2616
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formaçãoEnsino da língua portuguesaFormação de professores - Ensino básico (1º ciclo)A constante mutação característica da sociedade do séc. XXI exige um modelo de educação centrado no desenvolvimento de competências. A proficiente comunicação oral e escrita faz parte dessas competências essenciais e deve ser promovida através do ensino ‘de’ e ‘em’ Português. Neste contexto, cabe igualmente a reflexão sobre as representações da língua portuguesa (LP) que advêm da forma como esta é ensinada/aprendida. Daí que uma equipa de um laboratório de investigação esteja a promover estudos exploratórios sobre esta problemática, visando traçar um perfil dos estudantes (em formação inicial e pósgraduada) e, a partir desse conhecimento, encontrar estratégias para alterar as suas representações sobre a LP, o que se irá refletir nas representações dos seus futuros alunos. Adotou-se uma metodologia de índole qualitativa associada ao estudo de caso, recorrendo-se ao inquérito por questionário para a recolha de dados, que foram objeto de análise de conteúdo. Este artigo refere-se a um estudo exploratório tendo por informantes futuros profissionais da Educação a frequentar o 1.º ano de uma licenciatura em Educação Básica, que revelaram representações sobre a LP demasiado presas à sua origem geográfica e lacunas quanto à sua variação pouco compatíveis com a inserção numa sociedade multicultural e plurilingue do séc. XXI.2018-05-23T14:32:43Z2018-04-01T00:00:00Z2018-04info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/2616por1807-86561983-4675http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35286Silva, Cristina VieiraSá, Cristina ManuelaMacário, Maria João Bártoloinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:10Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/2616Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:23.538778Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação
title Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação
spellingShingle Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação
Silva, Cristina Vieira
Ensino da língua portuguesa
Formação de professores - Ensino básico (1º ciclo)
title_short Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação
title_full Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação
title_fullStr Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação
title_full_unstemmed Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação
title_sort Representações sobre a língua portuguesa e sua promoção no mundo por futuros profissionais da Educação em formação
author Silva, Cristina Vieira
author_facet Silva, Cristina Vieira
Sá, Cristina Manuela
Macário, Maria João Bártolo
author_role author
author2 Sá, Cristina Manuela
Macário, Maria João Bártolo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cristina Vieira
Sá, Cristina Manuela
Macário, Maria João Bártolo
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino da língua portuguesa
Formação de professores - Ensino básico (1º ciclo)
topic Ensino da língua portuguesa
Formação de professores - Ensino básico (1º ciclo)
description A constante mutação característica da sociedade do séc. XXI exige um modelo de educação centrado no desenvolvimento de competências. A proficiente comunicação oral e escrita faz parte dessas competências essenciais e deve ser promovida através do ensino ‘de’ e ‘em’ Português. Neste contexto, cabe igualmente a reflexão sobre as representações da língua portuguesa (LP) que advêm da forma como esta é ensinada/aprendida. Daí que uma equipa de um laboratório de investigação esteja a promover estudos exploratórios sobre esta problemática, visando traçar um perfil dos estudantes (em formação inicial e pósgraduada) e, a partir desse conhecimento, encontrar estratégias para alterar as suas representações sobre a LP, o que se irá refletir nas representações dos seus futuros alunos. Adotou-se uma metodologia de índole qualitativa associada ao estudo de caso, recorrendo-se ao inquérito por questionário para a recolha de dados, que foram objeto de análise de conteúdo. Este artigo refere-se a um estudo exploratório tendo por informantes futuros profissionais da Educação a frequentar o 1.º ano de uma licenciatura em Educação Básica, que revelaram representações sobre a LP demasiado presas à sua origem geográfica e lacunas quanto à sua variação pouco compatíveis com a inserção numa sociedade multicultural e plurilingue do séc. XXI.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-05-23T14:32:43Z
2018-04-01T00:00:00Z
2018-04
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/2616
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/2616
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1807-8656
1983-4675
http://dx.doi.org/10.4025/actascilangcult.v40i1.35286
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131628679725056