Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Salgueiro, Eul?lia Maria Ferreira
Data de Publicação: 2013
Outros Autores: Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/378
Resumo: Introdu??o: O presente trabalho de investiga??o, desenvolvido no ?mbito da educa??o e forma??o de adultos, pretende avaliar a natureza dos motivos que levam os adultos a frequentar cursos de educa??o e forma??o. Os objetivos desta investiga??o foram traduzir e validar para o contexto cultural portugu?s o ?questionnaire sur l`inscription en formation? (Carr?, 2001), identificar qual a dimens?o da motiva??o mais prevalente e relacionar a motiva??o com a idade e sexo em adultos que frequentam os cursos de Forma??o Profissional. Metodologia: Para a concretiza??o dos objetivos recorreu-se a uma amostra de 171 adultos a quem foi aplicado o referido instrumento e quest?es que avaliavam os dados socioprofissionais e acad?micos. Resultados: A amostra deste estudo ? constitu?da por 171 formandos/as, dos quais 129(75,4%) do sexo feminino e 74 (43,3%) est?o ? procura de emprego. O instrumento de motiva??o ficou constitu?do por 39 dos 40 itens iniciais e por 10 subescalas. Os valores de alfa de Cronbach oscilam entre 0,601 (socioefetivo) e 0,729 (motivo: econ?mico). Verificou-se a partir da an?lise efetuada que se destacam os fatores extr?nsecos na motiva??o para a forma??o de adultos. Entre eles o motivo prescrito, o motivo econ?mico e o motivo operacional pessoal. Conclus?o: Apesar destas caracter?sticas psicom?tricas este instrumento poder? servir como uma ferramenta de autodiagn?stico, contribuindo para o desenvolvimento de forma??es bem como elemento de diagn?stico externo. / Introduction: This research work developed within the education and training of adults, to evaluate the nature of why the adults attending courses of education and training. The objectives of this study were to translate and validate to the portuguese cultural context the "questionnaire sur l`inscription en formation" (Carr?, 2001), which identify the size of the most prevalent motivation and motivation relate to age and sex in adults who attend training courses. Methodology: To achieve the objectives we used a sample of 171 adults who were used that instrument and questions that assessed socio-professional and academic data. Results: The sample consists of 171 trainees / the, of which 129 (75.4 %) females and 74 (43.3 %) are seeking employment. The motivating instrument was composed of 39 of the initial 40 items and 10 subscales. The Cronbach's alpha values range from 0.601 (socioefetivo) and 0.729 (motive: economic). It was found from the analysis performed highlighting the extrinsic motivation for adult education. Among them the reason prescribed, the motive economic and operating personnel. Conclusion: Despite these psychometric instrument that can serve as a tool for selfdiagnosis, contributing to the development of training as well as an external diagnosis.
id RCAP_1c852e41ae19d98a22774cc30064f5fe
oai_identifier_str oai:repositorio.ismt.pt:123456789/378
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formationMotiva??o - MotivationEduca??o e forma??o de adultos - Education and training for adultsIntrodu??o: O presente trabalho de investiga??o, desenvolvido no ?mbito da educa??o e forma??o de adultos, pretende avaliar a natureza dos motivos que levam os adultos a frequentar cursos de educa??o e forma??o. Os objetivos desta investiga??o foram traduzir e validar para o contexto cultural portugu?s o ?questionnaire sur l`inscription en formation? (Carr?, 2001), identificar qual a dimens?o da motiva??o mais prevalente e relacionar a motiva??o com a idade e sexo em adultos que frequentam os cursos de Forma??o Profissional. Metodologia: Para a concretiza??o dos objetivos recorreu-se a uma amostra de 171 adultos a quem foi aplicado o referido instrumento e quest?es que avaliavam os dados socioprofissionais e acad?micos. Resultados: A amostra deste estudo ? constitu?da por 171 formandos/as, dos quais 129(75,4%) do sexo feminino e 74 (43,3%) est?o ? procura de emprego. O instrumento de motiva??o ficou constitu?do por 39 dos 40 itens iniciais e por 10 subescalas. Os valores de alfa de Cronbach oscilam entre 0,601 (socioefetivo) e 0,729 (motivo: econ?mico). Verificou-se a partir da an?lise efetuada que se destacam os fatores extr?nsecos na motiva??o para a forma??o de adultos. Entre eles o motivo prescrito, o motivo econ?mico e o motivo operacional pessoal. Conclus?o: Apesar destas caracter?sticas psicom?tricas este instrumento poder? servir como uma ferramenta de autodiagn?stico, contribuindo para o desenvolvimento de forma??es bem como elemento de diagn?stico externo. / Introduction: This research work developed within the education and training of adults, to evaluate the nature of why the adults attending courses of education and training. The objectives of this study were to translate and validate to the portuguese cultural context the "questionnaire sur l`inscription en formation" (Carr?, 2001), which identify the size of the most prevalent motivation and motivation relate to age and sex in adults who attend training courses. Methodology: To achieve the objectives we used a sample of 171 adults who were used that instrument and questions that assessed socio-professional and academic data. Results: The sample consists of 171 trainees / the, of which 129 (75.4 %) females and 74 (43.3 %) are seeking employment. The motivating instrument was composed of 39 of the initial 40 items and 10 subscales. The Cronbach's alpha values range from 0.601 (socioefetivo) and 0.729 (motive: economic). It was found from the analysis performed highlighting the extrinsic motivation for adult education. Among them the reason prescribed, the motive economic and operating personnel. Conclusion: Despite these psychometric instrument that can serve as a tool for selfdiagnosis, contributing to the development of training as well as an external diagnosis.ISMT2014-06-16T09:34:44Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/378TID:201917688porSalgueiro, Eul?lia Maria FerreiraDixe, Maria dos Anjos (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:48ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation
title Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation
spellingShingle Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation
Salgueiro, Eul?lia Maria Ferreira
Motiva??o - Motivation
Educa??o e forma??o de adultos - Education and training for adults
title_short Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation
title_full Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation
title_fullStr Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation
title_full_unstemmed Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation
title_sort Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation
author Salgueiro, Eul?lia Maria Ferreira
author_facet Salgueiro, Eul?lia Maria Ferreira
Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
author_role author
author2 Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Salgueiro, Eul?lia Maria Ferreira
Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora)
dc.subject.por.fl_str_mv Motiva??o - Motivation
Educa??o e forma??o de adultos - Education and training for adults
topic Motiva??o - Motivation
Educa??o e forma??o de adultos - Education and training for adults
description Introdu??o: O presente trabalho de investiga??o, desenvolvido no ?mbito da educa??o e forma??o de adultos, pretende avaliar a natureza dos motivos que levam os adultos a frequentar cursos de educa??o e forma??o. Os objetivos desta investiga??o foram traduzir e validar para o contexto cultural portugu?s o ?questionnaire sur l`inscription en formation? (Carr?, 2001), identificar qual a dimens?o da motiva??o mais prevalente e relacionar a motiva??o com a idade e sexo em adultos que frequentam os cursos de Forma??o Profissional. Metodologia: Para a concretiza??o dos objetivos recorreu-se a uma amostra de 171 adultos a quem foi aplicado o referido instrumento e quest?es que avaliavam os dados socioprofissionais e acad?micos. Resultados: A amostra deste estudo ? constitu?da por 171 formandos/as, dos quais 129(75,4%) do sexo feminino e 74 (43,3%) est?o ? procura de emprego. O instrumento de motiva??o ficou constitu?do por 39 dos 40 itens iniciais e por 10 subescalas. Os valores de alfa de Cronbach oscilam entre 0,601 (socioefetivo) e 0,729 (motivo: econ?mico). Verificou-se a partir da an?lise efetuada que se destacam os fatores extr?nsecos na motiva??o para a forma??o de adultos. Entre eles o motivo prescrito, o motivo econ?mico e o motivo operacional pessoal. Conclus?o: Apesar destas caracter?sticas psicom?tricas este instrumento poder? servir como uma ferramenta de autodiagn?stico, contribuindo para o desenvolvimento de forma??es bem como elemento de diagn?stico externo. / Introduction: This research work developed within the education and training of adults, to evaluate the nature of why the adults attending courses of education and training. The objectives of this study were to translate and validate to the portuguese cultural context the "questionnaire sur l`inscription en formation" (Carr?, 2001), which identify the size of the most prevalent motivation and motivation relate to age and sex in adults who attend training courses. Methodology: To achieve the objectives we used a sample of 171 adults who were used that instrument and questions that assessed socio-professional and academic data. Results: The sample consists of 171 trainees / the, of which 129 (75.4 %) females and 74 (43.3 %) are seeking employment. The motivating instrument was composed of 39 of the initial 40 items and 10 subscales. The Cronbach's alpha values range from 0.601 (socioefetivo) and 0.729 (motive: economic). It was found from the analysis performed highlighting the extrinsic motivation for adult education. Among them the reason prescribed, the motive economic and operating personnel. Conclusion: Despite these psychometric instrument that can serve as a tool for selfdiagnosis, contributing to the development of training as well as an external diagnosis.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-01-01T00:00:00Z
2013
2014-06-16T09:34:44Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/378
TID:201917688
url http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/378
identifier_str_mv TID:201917688
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv ISMT
publisher.none.fl_str_mv ISMT
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777303610618544128