Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2013 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/378 |
Resumo: | Introdu??o: O presente trabalho de investiga??o, desenvolvido no ?mbito da educa??o e forma??o de adultos, pretende avaliar a natureza dos motivos que levam os adultos a frequentar cursos de educa??o e forma??o. Os objetivos desta investiga??o foram traduzir e validar para o contexto cultural portugu?s o ?questionnaire sur l`inscription en formation? (Carr?, 2001), identificar qual a dimens?o da motiva??o mais prevalente e relacionar a motiva??o com a idade e sexo em adultos que frequentam os cursos de Forma??o Profissional. Metodologia: Para a concretiza??o dos objetivos recorreu-se a uma amostra de 171 adultos a quem foi aplicado o referido instrumento e quest?es que avaliavam os dados socioprofissionais e acad?micos. Resultados: A amostra deste estudo ? constitu?da por 171 formandos/as, dos quais 129(75,4%) do sexo feminino e 74 (43,3%) est?o ? procura de emprego. O instrumento de motiva??o ficou constitu?do por 39 dos 40 itens iniciais e por 10 subescalas. Os valores de alfa de Cronbach oscilam entre 0,601 (socioefetivo) e 0,729 (motivo: econ?mico). Verificou-se a partir da an?lise efetuada que se destacam os fatores extr?nsecos na motiva??o para a forma??o de adultos. Entre eles o motivo prescrito, o motivo econ?mico e o motivo operacional pessoal. Conclus?o: Apesar destas caracter?sticas psicom?tricas este instrumento poder? servir como uma ferramenta de autodiagn?stico, contribuindo para o desenvolvimento de forma??es bem como elemento de diagn?stico externo. / Introduction: This research work developed within the education and training of adults, to evaluate the nature of why the adults attending courses of education and training. The objectives of this study were to translate and validate to the portuguese cultural context the "questionnaire sur l`inscription en formation" (Carr?, 2001), which identify the size of the most prevalent motivation and motivation relate to age and sex in adults who attend training courses. Methodology: To achieve the objectives we used a sample of 171 adults who were used that instrument and questions that assessed socio-professional and academic data. Results: The sample consists of 171 trainees / the, of which 129 (75.4 %) females and 74 (43.3 %) are seeking employment. The motivating instrument was composed of 39 of the initial 40 items and 10 subscales. The Cronbach's alpha values range from 0.601 (socioefetivo) and 0.729 (motive: economic). It was found from the analysis performed highlighting the extrinsic motivation for adult education. Among them the reason prescribed, the motive economic and operating personnel. Conclusion: Despite these psychometric instrument that can serve as a tool for selfdiagnosis, contributing to the development of training as well as an external diagnosis. |
id |
RCAP_1c852e41ae19d98a22774cc30064f5fe |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ismt.pt:123456789/378 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formationMotiva??o - MotivationEduca??o e forma??o de adultos - Education and training for adultsIntrodu??o: O presente trabalho de investiga??o, desenvolvido no ?mbito da educa??o e forma??o de adultos, pretende avaliar a natureza dos motivos que levam os adultos a frequentar cursos de educa??o e forma??o. Os objetivos desta investiga??o foram traduzir e validar para o contexto cultural portugu?s o ?questionnaire sur l`inscription en formation? (Carr?, 2001), identificar qual a dimens?o da motiva??o mais prevalente e relacionar a motiva??o com a idade e sexo em adultos que frequentam os cursos de Forma??o Profissional. Metodologia: Para a concretiza??o dos objetivos recorreu-se a uma amostra de 171 adultos a quem foi aplicado o referido instrumento e quest?es que avaliavam os dados socioprofissionais e acad?micos. Resultados: A amostra deste estudo ? constitu?da por 171 formandos/as, dos quais 129(75,4%) do sexo feminino e 74 (43,3%) est?o ? procura de emprego. O instrumento de motiva??o ficou constitu?do por 39 dos 40 itens iniciais e por 10 subescalas. Os valores de alfa de Cronbach oscilam entre 0,601 (socioefetivo) e 0,729 (motivo: econ?mico). Verificou-se a partir da an?lise efetuada que se destacam os fatores extr?nsecos na motiva??o para a forma??o de adultos. Entre eles o motivo prescrito, o motivo econ?mico e o motivo operacional pessoal. Conclus?o: Apesar destas caracter?sticas psicom?tricas este instrumento poder? servir como uma ferramenta de autodiagn?stico, contribuindo para o desenvolvimento de forma??es bem como elemento de diagn?stico externo. / Introduction: This research work developed within the education and training of adults, to evaluate the nature of why the adults attending courses of education and training. The objectives of this study were to translate and validate to the portuguese cultural context the "questionnaire sur l`inscription en formation" (Carr?, 2001), which identify the size of the most prevalent motivation and motivation relate to age and sex in adults who attend training courses. Methodology: To achieve the objectives we used a sample of 171 adults who were used that instrument and questions that assessed socio-professional and academic data. Results: The sample consists of 171 trainees / the, of which 129 (75.4 %) females and 74 (43.3 %) are seeking employment. The motivating instrument was composed of 39 of the initial 40 items and 10 subscales. The Cronbach's alpha values range from 0.601 (socioefetivo) and 0.729 (motive: economic). It was found from the analysis performed highlighting the extrinsic motivation for adult education. Among them the reason prescribed, the motive economic and operating personnel. Conclusion: Despite these psychometric instrument that can serve as a tool for selfdiagnosis, contributing to the development of training as well as an external diagnosis.ISMT2014-06-16T09:34:44Z2013-01-01T00:00:00Z2013info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/378TID:201917688porSalgueiro, Eul?lia Maria FerreiraDixe, Maria dos Anjos (Orientadora)info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-20T08:17:48ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation |
title |
Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation |
spellingShingle |
Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation Salgueiro, Eul?lia Maria Ferreira Motiva??o - Motivation Educa??o e forma??o de adultos - Education and training for adults |
title_short |
Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation |
title_full |
Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation |
title_fullStr |
Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation |
title_full_unstemmed |
Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation |
title_sort |
Motiva??o para a Forma??o em Adultos: valida??o cultural do questionnaire sur l`inscription en formation |
author |
Salgueiro, Eul?lia Maria Ferreira |
author_facet |
Salgueiro, Eul?lia Maria Ferreira Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora) |
author_role |
author |
author2 |
Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora) |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Salgueiro, Eul?lia Maria Ferreira Dixe, Maria dos Anjos (Orientadora) |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motiva??o - Motivation Educa??o e forma??o de adultos - Education and training for adults |
topic |
Motiva??o - Motivation Educa??o e forma??o de adultos - Education and training for adults |
description |
Introdu??o: O presente trabalho de investiga??o, desenvolvido no ?mbito da educa??o e forma??o de adultos, pretende avaliar a natureza dos motivos que levam os adultos a frequentar cursos de educa??o e forma??o. Os objetivos desta investiga??o foram traduzir e validar para o contexto cultural portugu?s o ?questionnaire sur l`inscription en formation? (Carr?, 2001), identificar qual a dimens?o da motiva??o mais prevalente e relacionar a motiva??o com a idade e sexo em adultos que frequentam os cursos de Forma??o Profissional. Metodologia: Para a concretiza??o dos objetivos recorreu-se a uma amostra de 171 adultos a quem foi aplicado o referido instrumento e quest?es que avaliavam os dados socioprofissionais e acad?micos. Resultados: A amostra deste estudo ? constitu?da por 171 formandos/as, dos quais 129(75,4%) do sexo feminino e 74 (43,3%) est?o ? procura de emprego. O instrumento de motiva??o ficou constitu?do por 39 dos 40 itens iniciais e por 10 subescalas. Os valores de alfa de Cronbach oscilam entre 0,601 (socioefetivo) e 0,729 (motivo: econ?mico). Verificou-se a partir da an?lise efetuada que se destacam os fatores extr?nsecos na motiva??o para a forma??o de adultos. Entre eles o motivo prescrito, o motivo econ?mico e o motivo operacional pessoal. Conclus?o: Apesar destas caracter?sticas psicom?tricas este instrumento poder? servir como uma ferramenta de autodiagn?stico, contribuindo para o desenvolvimento de forma??es bem como elemento de diagn?stico externo. / Introduction: This research work developed within the education and training of adults, to evaluate the nature of why the adults attending courses of education and training. The objectives of this study were to translate and validate to the portuguese cultural context the "questionnaire sur l`inscription en formation" (Carr?, 2001), which identify the size of the most prevalent motivation and motivation relate to age and sex in adults who attend training courses. Methodology: To achieve the objectives we used a sample of 171 adults who were used that instrument and questions that assessed socio-professional and academic data. Results: The sample consists of 171 trainees / the, of which 129 (75.4 %) females and 74 (43.3 %) are seeking employment. The motivating instrument was composed of 39 of the initial 40 items and 10 subscales. The Cronbach's alpha values range from 0.601 (socioefetivo) and 0.729 (motive: economic). It was found from the analysis performed highlighting the extrinsic motivation for adult education. Among them the reason prescribed, the motive economic and operating personnel. Conclusion: Despite these psychometric instrument that can serve as a tool for selfdiagnosis, contributing to the development of training as well as an external diagnosis. |
publishDate |
2013 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2013-01-01T00:00:00Z 2013 2014-06-16T09:34:44Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/378 TID:201917688 |
url |
http://dspace.ismt.pt/xmlui/handle/123456789/378 |
identifier_str_mv |
TID:201917688 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
publisher.none.fl_str_mv |
ISMT |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777303610618544128 |