Competições de matemática: motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem matemática
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10773/33816 |
Resumo: | Esta investigação surge no âmbito do tema “Competições de Matemática: motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem”, propondo-se analisar um pequeno estudo de como as competições matemáticas, através da estratégia de gamificação, podem motivar os alunos a diminuir os conceitos negativos criados à volta da aprendizagem desta disciplina. Para tal, usamos a metodologia de estudo de caso numa turma de 2.º ano de escolaridade, constituída por 19 alunos. De acordo com esta metodologia, foram organizados questionários sobre os gostos académicos dos alunos, 10 níveis no formato do PmatE e 10 jogos em papel, sobre um dos domínios abordados na Matemática neste ano (Números e Operações), recolhendo-se no final a opinião dos alunos relativamente a estas estratégias usadas. Os resultados obtidos no tratamento de dados permitem-nos concluir que os alunos são muito recetivos a novas estratégias de ensino na disciplina de Matemática, principalmente em formato de jogo. Quer usando os meios tecnológicos ou o recurso ao papel, gostam de treinar/jogar com os seus pares mostrando-se muito mais motivados desta forma para as aprendizagens nesta área. |
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Competições de matemática: motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem matemáticaMotivaçãoGamificaçãoCooperaçãoCompetições matemáticasPmatEEstatísticaNúmeros e operaçõesMatemáticaEsta investigação surge no âmbito do tema “Competições de Matemática: motivação intrínseca e/ou extrínseca para o sucesso na aprendizagem”, propondo-se analisar um pequeno estudo de como as competições matemáticas, através da estratégia de gamificação, podem motivar os alunos a diminuir os conceitos negativos criados à volta da aprendizagem desta disciplina. Para tal, usamos a metodologia de estudo de caso numa turma de 2.º ano de escolaridade, constituída por 19 alunos. De acordo com esta metodologia, foram organizados questionários sobre os gostos académicos dos alunos, 10 níveis no formato do PmatE e 10 jogos em papel, sobre um dos domínios abordados na Matemática neste ano (Números e Operações), recolhendo-se no final a opinião dos alunos relativamente a estas estratégias usadas. Os resultados obtidos no tratamento de dados permitem-nos concluir que os alunos são muito recetivos a novas estratégias de ensino na disciplina de Matemática, principalmente em formato de jogo. Quer usando os meios tecnológicos ou o recurso ao papel, gostam de treinar/jogar com os seus pares mostrando-se muito mais motivados desta forma para as aprendizagens nesta área.This investigation emerges in the scope of the topic “Mathematics competitions”: intrinsic and /or extrinsic motivation for the success in what learning Mathematics is concerned. Its purpose is to disclose a small study on how the maths competitions, through the gaming strategy, can motivate students on diminishing their negative preconceived notions about the subject. To do so, a second-year primary students’ class of nineteen was used as sample. According to this methodology, a survey was taken about the students’ academic likes. 10 PmatE games and 10 paper games covering one of the topics in this year’s Maths curriculum, (Numbers and Operations) were used, proceeding with the after gathering of the end results. Such results allow us to conclude that students are extremely receptive to new strategies within the learning process of the subject, mainly to the use of gaming. Whether by technological means or paper-based games, students enjoy practicing or playing among their peers, exhibiting their own growing willingness and motivation towards the study of Mathematics.2022-05-05T09:50:36Z2021-11-24T00:00:00Z2021-11-24info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10773/33816porVinha, Ana Alexandra Fernandes dainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-22T12:05:04Zoai:ria.ua.pt:10773/33816Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:05:09.813624Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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