Para a promoção de uma Escola Inclusiva: que recursos humanos, politicas públicas, e estratégias de intervenção no ensino secundário?
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10174/32633 |
Resumo: | O Ensino em Portugal tem tido um caminho um pouco sinuoso, com atrasos em relação ao percurso trilhado na Europa, com objetivos e orientações pouco objetivados e que tendem a traduzirem-se em múltiplas interpretações. Em 2018, surgiu uma nova abordagem de escola, disposta a introduzir mudança no sistema educativo, cujo pilar é o respeito pela diferença. A escola cada vez mais tem vindo a responder às especificidades escolares através da introdução de currículos mais flexíveis, através de uma equipa com recursos e com a intervenção das equipas multidisciplinares é possível alcançar-se a plena inclusão, nunca esquecendo que o papel dos órgãos da direção da escola tem um importante impacto na organização da instituição. Com esta investigação pretende-se conhecer as práticas inclusivas das três escolas secundárias do Concelho de Évora a partir da análise dos documentos disponibilizados pelos estabelecimentos de ensino, nomeadamente os Planos de Desenvolvimento Estratégico, Planos Anuais de Atividades, os Regulamentos Internos e ainda os Relatórios de Avaliação Externa das Escolas. A recolha foi feita numa primeira fase nos sites de cada escola e através de um conjunto de entrevistas com as técnicas das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva de forma a completar a informação anteriormente recolhida e com suporte na legislação sobre o tema. Os resultados obtidos através dos estudos de caso em análise denotam as práticas assumidas assim como os constrangimentos com que se confrontam em prol de uma Escola Inclusiva que foram identificados, relevando o pouco tempo de adaptação para a implementação do novo enquadramento jurídico; Human Resource Managment Policies to Promove an Inclusive School? Abstract: Education in Portugal has had a somewhat winding path, with delays in relation to the path taken in Europe, with objectives and guidelines little objectified and that tend to translate into multiple interpretations. In 2018, a new school approach emerged, willing to introduce change in the educational system, whose pillar is respect for difference. The school has increasingly been responding to school specificities through the introduction of more flexible curricula, through a team with resources and with the intervention of multidisciplinary teams it is possible to achievefull inclusion, never forgetting that the role of the school management bodies has an important impact on the organization of the institution. With this research it is intended to know the inclusive practices of the three secondary schools of the Municipality of Évora from the analysis of the documents made available by educational establishments, namely the Strategic Development Plans, Annual Activity Plans, the Internal Regulations and the External Evaluation Reports of the Schools. The collection was made in a first phase in the websites of each school and through a set of interviews with the techniques of the Multidisciplinary Teams of Support to Inclusive Education in order to complete the information previously collected and supported in the legislation on the subject. The results obtained through the case studies under analysis denote the practices assumed as well as the constraints with which they are confronted in favor of an Inclusive School that have been identified, little adaptation time for the implementation of the new legal framework. |
id |
RCAP_1cae5985ee013ae78ff514fff4fd115d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:dspace.uevora.pt:10174/32633 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Para a promoção de uma Escola Inclusiva: que recursos humanos, politicas públicas, e estratégias de intervenção no ensino secundário?Escola InclusivaRecursos HumanosPolíticas públicasEstratégias de intervençãoEnsino públicoInclusive SchoolHuman ResourcesPublic policiesIntervention strategiesPublic educationO Ensino em Portugal tem tido um caminho um pouco sinuoso, com atrasos em relação ao percurso trilhado na Europa, com objetivos e orientações pouco objetivados e que tendem a traduzirem-se em múltiplas interpretações. Em 2018, surgiu uma nova abordagem de escola, disposta a introduzir mudança no sistema educativo, cujo pilar é o respeito pela diferença. A escola cada vez mais tem vindo a responder às especificidades escolares através da introdução de currículos mais flexíveis, através de uma equipa com recursos e com a intervenção das equipas multidisciplinares é possível alcançar-se a plena inclusão, nunca esquecendo que o papel dos órgãos da direção da escola tem um importante impacto na organização da instituição. Com esta investigação pretende-se conhecer as práticas inclusivas das três escolas secundárias do Concelho de Évora a partir da análise dos documentos disponibilizados pelos estabelecimentos de ensino, nomeadamente os Planos de Desenvolvimento Estratégico, Planos Anuais de Atividades, os Regulamentos Internos e ainda os Relatórios de Avaliação Externa das Escolas. A recolha foi feita numa primeira fase nos sites de cada escola e através de um conjunto de entrevistas com as técnicas das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva de forma a completar a informação anteriormente recolhida e com suporte na legislação sobre o tema. Os resultados obtidos através dos estudos de caso em análise denotam as práticas assumidas assim como os constrangimentos com que se confrontam em prol de uma Escola Inclusiva que foram identificados, relevando o pouco tempo de adaptação para a implementação do novo enquadramento jurídico; Human Resource Managment Policies to Promove an Inclusive School? Abstract: Education in Portugal has had a somewhat winding path, with delays in relation to the path taken in Europe, with objectives and guidelines little objectified and that tend to translate into multiple interpretations. In 2018, a new school approach emerged, willing to introduce change in the educational system, whose pillar is respect for difference. The school has increasingly been responding to school specificities through the introduction of more flexible curricula, through a team with resources and with the intervention of multidisciplinary teams it is possible to achievefull inclusion, never forgetting that the role of the school management bodies has an important impact on the organization of the institution. With this research it is intended to know the inclusive practices of the three secondary schools of the Municipality of Évora from the analysis of the documents made available by educational establishments, namely the Strategic Development Plans, Annual Activity Plans, the Internal Regulations and the External Evaluation Reports of the Schools. The collection was made in a first phase in the websites of each school and through a set of interviews with the techniques of the Multidisciplinary Teams of Support to Inclusive Education in order to complete the information previously collected and supported in the legislation on the subject. The results obtained through the case studies under analysis denote the practices assumed as well as the constraints with which they are confronted in favor of an Inclusive School that have been identified, little adaptation time for the implementation of the new legal framework.Universidade de Évora2022-10-24T16:21:20Z2022-10-242022-07-14T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10174/32633http://hdl.handle.net/10174/32633TID:203075846porDepartamento de Sociologiamarta.varela92@hotmail.com273Varela, Marta Susana Guerreiroinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T19:33:38Zoai:dspace.uevora.pt:10174/32633Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:21:39.569715Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Para a promoção de uma Escola Inclusiva: que recursos humanos, politicas públicas, e estratégias de intervenção no ensino secundário? |
title |
Para a promoção de uma Escola Inclusiva: que recursos humanos, politicas públicas, e estratégias de intervenção no ensino secundário? |
spellingShingle |
Para a promoção de uma Escola Inclusiva: que recursos humanos, politicas públicas, e estratégias de intervenção no ensino secundário? Varela, Marta Susana Guerreiro Escola Inclusiva Recursos Humanos Políticas públicas Estratégias de intervenção Ensino público Inclusive School Human Resources Public policies Intervention strategies Public education |
title_short |
Para a promoção de uma Escola Inclusiva: que recursos humanos, politicas públicas, e estratégias de intervenção no ensino secundário? |
title_full |
Para a promoção de uma Escola Inclusiva: que recursos humanos, politicas públicas, e estratégias de intervenção no ensino secundário? |
title_fullStr |
Para a promoção de uma Escola Inclusiva: que recursos humanos, politicas públicas, e estratégias de intervenção no ensino secundário? |
title_full_unstemmed |
Para a promoção de uma Escola Inclusiva: que recursos humanos, politicas públicas, e estratégias de intervenção no ensino secundário? |
title_sort |
Para a promoção de uma Escola Inclusiva: que recursos humanos, politicas públicas, e estratégias de intervenção no ensino secundário? |
author |
Varela, Marta Susana Guerreiro |
author_facet |
Varela, Marta Susana Guerreiro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Varela, Marta Susana Guerreiro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Escola Inclusiva Recursos Humanos Políticas públicas Estratégias de intervenção Ensino público Inclusive School Human Resources Public policies Intervention strategies Public education |
topic |
Escola Inclusiva Recursos Humanos Políticas públicas Estratégias de intervenção Ensino público Inclusive School Human Resources Public policies Intervention strategies Public education |
description |
O Ensino em Portugal tem tido um caminho um pouco sinuoso, com atrasos em relação ao percurso trilhado na Europa, com objetivos e orientações pouco objetivados e que tendem a traduzirem-se em múltiplas interpretações. Em 2018, surgiu uma nova abordagem de escola, disposta a introduzir mudança no sistema educativo, cujo pilar é o respeito pela diferença. A escola cada vez mais tem vindo a responder às especificidades escolares através da introdução de currículos mais flexíveis, através de uma equipa com recursos e com a intervenção das equipas multidisciplinares é possível alcançar-se a plena inclusão, nunca esquecendo que o papel dos órgãos da direção da escola tem um importante impacto na organização da instituição. Com esta investigação pretende-se conhecer as práticas inclusivas das três escolas secundárias do Concelho de Évora a partir da análise dos documentos disponibilizados pelos estabelecimentos de ensino, nomeadamente os Planos de Desenvolvimento Estratégico, Planos Anuais de Atividades, os Regulamentos Internos e ainda os Relatórios de Avaliação Externa das Escolas. A recolha foi feita numa primeira fase nos sites de cada escola e através de um conjunto de entrevistas com as técnicas das Equipas Multidisciplinares de Apoio à Educação Inclusiva de forma a completar a informação anteriormente recolhida e com suporte na legislação sobre o tema. Os resultados obtidos através dos estudos de caso em análise denotam as práticas assumidas assim como os constrangimentos com que se confrontam em prol de uma Escola Inclusiva que foram identificados, relevando o pouco tempo de adaptação para a implementação do novo enquadramento jurídico; Human Resource Managment Policies to Promove an Inclusive School? Abstract: Education in Portugal has had a somewhat winding path, with delays in relation to the path taken in Europe, with objectives and guidelines little objectified and that tend to translate into multiple interpretations. In 2018, a new school approach emerged, willing to introduce change in the educational system, whose pillar is respect for difference. The school has increasingly been responding to school specificities through the introduction of more flexible curricula, through a team with resources and with the intervention of multidisciplinary teams it is possible to achievefull inclusion, never forgetting that the role of the school management bodies has an important impact on the organization of the institution. With this research it is intended to know the inclusive practices of the three secondary schools of the Municipality of Évora from the analysis of the documents made available by educational establishments, namely the Strategic Development Plans, Annual Activity Plans, the Internal Regulations and the External Evaluation Reports of the Schools. The collection was made in a first phase in the websites of each school and through a set of interviews with the techniques of the Multidisciplinary Teams of Support to Inclusive Education in order to complete the information previously collected and supported in the legislation on the subject. The results obtained through the case studies under analysis denote the practices assumed as well as the constraints with which they are confronted in favor of an Inclusive School that have been identified, little adaptation time for the implementation of the new legal framework. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-10-24T16:21:20Z 2022-10-24 2022-07-14T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10174/32633 http://hdl.handle.net/10174/32633 TID:203075846 |
url |
http://hdl.handle.net/10174/32633 |
identifier_str_mv |
TID:203075846 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Departamento de Sociologia marta.varela92@hotmail.com 273 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade de Évora |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799136698145177600 |