Análise da aptidão muscular (força muscular) dos alunos do 7º ano: estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa de testes de FITescola®

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pinto, Vanda Íris Cerqueira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10348/7967
Resumo: O presente documento surge com o objetivo de projetar a minha experiência enquanto professor estagiário durante este ano letivo, destinado ao Estágio Pedagógico, inserido no âmbito do 2º Ciclo em Ensino da Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Vila Real. O Estágio Pedagógico é o culminar de uma etapa, a qual nos permite pôr em prática todas as competências adquiridas ao longo do nosso percurso académico, permitindo ganhar a experiência necessária para ultrapassar as dificuldades surgidas e aprender a adotar as melhores estratégias. O objetivo deste relatório é descrever todas as vivências de estágio e analisar as atividades realizadas durante o ano letivo, descrevo assim as dificuldades vivenciadas, assim como as dúvidas e preocupações, mas também estratégias, recursos e soluções. Este relatório tem quatro áreas de intervenção, que são: as tarefas do professor estagiário no processo de ensino aprendizagem; a reflexão da prática de ensino supervisionada realizada ao longo do ano; a caracterização da turma do 7ºA; e por último, as atividades desenvolvidas no meio escolar. Para a consolidação do meu desenvolvimento académico, este relatório contempla ainda um estudo sobre a “Análise da Aptidão Muscular (Força Muscular) dos alunos do 7º Ano: Estudo comparativo do processo evolutivo - com contributo do programa de testes de FITescola®”. Participaram neste estudo 48 sujeitos divididos em dois grupos, 28 sujeitos no grupo experimental e 20 do grupo de controlo. Como instrumento de avaliação utilizou-se o teste de aptidão muscular (Abdominais e Flexões de braços) do FITescola®. Para análise dos dados, optou-se pela estatística ANOVA de medidas repetidas. Após analisarmos e compararmos os dados do grupo experimental e do grupo de controlo, verificamos que os alunos que foram submetidos ao Programa DECAMOTES melhoraram significativamente os seus resultados relativamente à aptidão muscular, enquanto os alunos do grupo de controlo não apresentaram melhorias significativas. Posto isto, é fundamental a aplicação de Programas como o DECAMOTES nas aulas de Educação Física, de modo a melhorar a aptidão física dos alunos dos Ensinos Básico e Secundário melhorando assim a saúde das crianças e adolescentes.
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