As competências de um relações públicas na Era Digital
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/11386 |
Resumo: | Dissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas. |
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As competências de um relações públicas na Era DigitalRelações públicasAtributos pessoaisCompetências digitaisComunicação digitalSocial mediaSkillsPublic relationsPersonal attributesDigital communicationDissertação de mestrado apresentada à Escola Superior de Comunicação Social como parte dos requisitos para obtenção de grau de mestre em Gestão Estratégica das Relações Públicas.As Relações Públicas são consideradas como uma função estratégica e podem revelar grande impacto nas organizações, na medida em que é através das mesmas que se estabelecem relações entre uma organização e os seus públicos, o que determina o seu sucesso e prosperidade no mundo atual. Com uma preparação académica especializada, conhecimentos de teor científico consolidados, reconhecimento pela sociedade e códigos de ética que norteiam e reforçam a nobreza dos profissionais de Relações Públicas, é cada vez mais necessário que estes últimos saibam como trabalhar a comunicação em contexto digital. No entanto, para que tal seja alcançado, os Relações Públicas devem perceber quais são as competências mais importantes neste campo, a fim de continuar a desenvolver o seu trabalho, também online. Especialmente no que diz respeito aos estudantes desta área, os futuros profissionais que se encontram em fase de preparação para o mercado de trabalho. Os objetivos da presente investigação passam por saber quais são as competências digitais que os futuros profissionais de Relações Públicas pretendem desenvolver, as funções que consideram mais importantes, as ferramentas onde necessitam de mais formação e quais são os conteúdos ou metodologias a incluir nos planos de estudos para aumentar as suas competências digitais. Deste modo, será contemplado o profissionalismo dos Relações Públicas, as tarefas inerentes esta área, as suas áreas de formação e as suas áreas de fronteira, como é o caso do Marketing e dos Recursos Humanos. Por outro lado, apresentam-se também os papéis desempenhados pelos profissionais de Relações Públicas, as competências tradicionais associadas a esta profissão, as novas competências no meio digital, e também o ensino desta área em Portugal. A revisão de literatura levada a cabo permitiu criar uma estrutura para a parte empírica desta investigação: um inquérito por questionário online a alunos finalistas do curso de Relações Públicas e Comunicação Empresarial da Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. O objetivo primordial é perceber quais são as competências mais importantes que os profissionais de Relações Públicas devem conhecer e dominar no contexto digital.ABSTRACT : Public Relations are considered as a strategic function and have a great impact on organizations, as it is through them that relationships are established between an organization and its publics, which determines its success and prosperity in today's world. With a specialized academic preparation, consolidated scientific knowledge, recognition by society and codes of ethics that guide and reinforce the nobility of Public Relations professionals, it is increasingly necessary that they know how to work communication in a digital context. However, in order to achieve this, Public Relations professionals must understand what are the most important competencies in this field in order to further develop their work, also online. Especially with regard to students in this field, future professionals who are in the process of preparation for the labour market. The objectives of this research are to know what are the digital competencies that future Public Relations professionals want to develop, the functions that they consider most important, the tools where they need more training and what are the contents or methodologies to include in the study plan, as way to increase their digital competencies. Thus, the professionalism of Public Relations, the tasks inherent in this area, its training areas and its frontier areas, such as Marketing and Human Resources, will be considered. On the other hand, we also present the roles played by Public Relations professionals, the traditional competencies associated with this profession, the new competencies in the digital environment, and also the teaching of this area in Portugal. The literature review allowed us to create a framework for the empirical part of this research: an online questionnaire survey to finalist students in the Public Relations and Business Communication course at Escola Superior de Comunicação Social de Lisboa. The primary goal is to understand the most important competencies that Public Relations professionals should know and master in the digital context.Instituto Politécnico de Lisboa, Escola Superior de Comunicação SocialPereira, Sandra Cristina MartinsRCIPLJoão, Rodrigo Manuel Afonso2020-03-31T15:43:42Z2019-10-282019-10-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/11386TID:202323480porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:02:35Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/11386Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:19:38.921325Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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