Envolvimento dos alunos na escola. Um estudo sobre o 2.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.3/6804 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado, Ciências da Educação, 25 de setembro de 2023, Universidade dos Açores. |
id |
RCAP_1d9648c4b34f9b8d2a73f0fc9e35fe19 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.uac.pt:10400.3/6804 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Envolvimento dos alunos na escola. Um estudo sobre o 2.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São MiguelEnvolvimento do Aluno na EscolaSucesso EscolarCiências da EducaçãoDissertação de Mestrado, Ciências da Educação, 25 de setembro de 2023, Universidade dos Açores.O envolvimento do aluno na escola tem vindo a despertar algum interesse perante a comunidade da Educação, pelo seu papel protetor dos trajetos escolares. Neste âmbito, também o estudo da relação entre o envolvimento do aluno e feedback dos professores e o envolvimento do aluno e apoio parental têm merecido a atenção dos investigadores considerando as suas repercussões na vida escolar do aluno como também a sua ligação com o sucesso escolar. Posto isto, o objetivo da presente investigação é caracterizar o envolvimento de alunos do 2.º ciclo da ilha de São Miguel, em função de variáveis sociodemográficas e escolares, feedback dos professores, apoio parental e sucesso escolar. A amostra da presente investigação contou com 257 alunos, de ambos os géneros, do 2.º ciclo do ensino básico, especificamente, o 6.º ano de escolaridade de três escolas de três concelhos da ilha de São Miguel. Os dados foram obtidos através de um questionário, onde foram agregadas três escalas diferentes com o objetivo de estudar o envolvimento do aluno na escola, o feedback dos professores e o apoio parental, e uma parte destinada à caracterização sociodemográfica e escolar do aluno (género, idade, escola, número de reprovações, escolaridade dos pais e classificações de português e matemática). Em termos de resultados mais relevantes, regista-se que os alunos se manifestam tendencialmente envolvidos, não existem diferenças quanto ao género, o envolvimento cognitivo diminui com a progressão na idade e os comportamentos disruptivos tendem a aumentar. Os alunos sem reprovação obtém valores mais elevados na dimensão cognitiva e os com reprovação obtém mais valores elevados na dimensão comportamental. Os resultados também demonstram que quanto mais elevada a escolaridade dos pais, maior o envolvimento agenciativo e o cognitivo. Em relação ao feedback dos professores e ao apoio parental, os resultados indicam uma associação positiva entre estas variáveis e o envolvimento do aluno, sendo preditoras desta última variável.ABSTRACT: Student engagement at school has been attracting some interest from the education community, due to its protective role in school trajectories. In this context, the study of the relationship between student engagement and teacher feedback and student engagement and parental support has also merited the attention of researchers considering its repercussions on the student's school life as well as its connection with academic success. Therefore, the objective of this research is to characterize the involvement of 2nd cycle students from São Miguel Island, according to sociodemographic and school variables, teacher feedback, parental support and academic success. The sample of this research included 257 students of both genders from the 2nd cycle of basic education, specifically, the 6th grade from three schools in three municipalities on the island of São Miguel. The data were obtained through a questionnaire, where three different scales were aggregated with the objective of studying the student's involvement in school, teacher feedback and parental support, and a part intended for the student's socio-demographic and school characterization (gender, age, school, number of failures, parents' education and Portuguese and mathematics grades). In terms of the most relevant results, the students tend to be involved, there are no gender differences, cognitive involvement decreases with age, and disruptive behavior tends to increase. Students who did not fail get higher scores on the cognitive dimension, and students who did fail get higher scores on the behavioral dimension. The results also show that the higher the parents' education, the higher the agency and the cognitive involvement. Regarding teacher feedback and parental support, the results indicate a positive association between these variables and student involvement, being predictors of the latter variable.Caldeira, Suzana NunesRepositório da Universidade dos AçoresMisturada, Beatriz da Silva2023-12-14T10:17:58Z2023-09-252023-09-25T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.3/6804TID:203388011porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-12-16T02:00:35Zoai:repositorio.uac.pt:10400.3/6804Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:54:24.441057Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Envolvimento dos alunos na escola. Um estudo sobre o 2.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel |
title |
Envolvimento dos alunos na escola. Um estudo sobre o 2.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel |
spellingShingle |
Envolvimento dos alunos na escola. Um estudo sobre o 2.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel Misturada, Beatriz da Silva Envolvimento do Aluno na Escola Sucesso Escolar Ciências da Educação |
title_short |
Envolvimento dos alunos na escola. Um estudo sobre o 2.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel |
title_full |
Envolvimento dos alunos na escola. Um estudo sobre o 2.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel |
title_fullStr |
Envolvimento dos alunos na escola. Um estudo sobre o 2.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel |
title_full_unstemmed |
Envolvimento dos alunos na escola. Um estudo sobre o 2.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel |
title_sort |
Envolvimento dos alunos na escola. Um estudo sobre o 2.º Ciclo do Ensino Básico na ilha de São Miguel |
author |
Misturada, Beatriz da Silva |
author_facet |
Misturada, Beatriz da Silva |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Caldeira, Suzana Nunes Repositório da Universidade dos Açores |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Misturada, Beatriz da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Envolvimento do Aluno na Escola Sucesso Escolar Ciências da Educação |
topic |
Envolvimento do Aluno na Escola Sucesso Escolar Ciências da Educação |
description |
Dissertação de Mestrado, Ciências da Educação, 25 de setembro de 2023, Universidade dos Açores. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-12-14T10:17:58Z 2023-09-25 2023-09-25T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.3/6804 TID:203388011 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.3/6804 |
identifier_str_mv |
TID:203388011 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1817551597940506624 |