A Influência de Vygotsky no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna Portuguesa

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Folque, Maria da Assunção
Data de Publicação: 1999
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/3523
Resumo: O modelo curricular do Movimento da Escola Moderna (MEM) diz respeito a todos os níveis de educação. Surge do trabalho cooperativo desenvolvido pelos professores do MEM em Portugal ao longo de 30 anos. Sérgio Niza é um dos seus fundadores e líderes educacionais. Tendo como ponto de partida a apresentação das finalidades formativas propostas pelo MEM e a concepção filosófica em que se funda este movimento pedagógico, apresentam- se neste artigo a organização das práticas educativas dos educadores do MEM, sublinhando ainda a teoria de desenvolvimento e aprendizagem de Vigotsky como uma das suas principais inspirações teóricas.
id RCAP_1e1d7c76113eff0de3c74373cdd53201
oai_identifier_str oai:dspace.uevora.pt:10174/3523
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A Influência de Vygotsky no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna PortuguesaPedagogyEducação de InfânciaVygotskyMovimento Escola ModernaO modelo curricular do Movimento da Escola Moderna (MEM) diz respeito a todos os níveis de educação. Surge do trabalho cooperativo desenvolvido pelos professores do MEM em Portugal ao longo de 30 anos. Sérgio Niza é um dos seus fundadores e líderes educacionais. Tendo como ponto de partida a apresentação das finalidades formativas propostas pelo MEM e a concepção filosófica em que se funda este movimento pedagógico, apresentam- se neste artigo a organização das práticas educativas dos educadores do MEM, sublinhando ainda a teoria de desenvolvimento e aprendizagem de Vigotsky como uma das suas principais inspirações teóricas.2012-01-13T12:49:22Z2012-01-131999-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articlehttp://hdl.handle.net/10174/3523http://hdl.handle.net/10174/3523porFolque, Maria da Assunção. A Influência de Vygotsky no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna Portuguesa, Escola Moderna, 5ª série(5), 5-12. 5, 5-12, 1999.mafm@uevora.pt229Folque, Maria da Assunçãoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-03T18:40:46Zoai:dspace.uevora.pt:10174/3523Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T00:58:58.675292Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A Influência de Vygotsky no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna Portuguesa
title A Influência de Vygotsky no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna Portuguesa
spellingShingle A Influência de Vygotsky no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna Portuguesa
Folque, Maria da Assunção
Pedagogy
Educação de Infância
Vygotsky
Movimento Escola Moderna
title_short A Influência de Vygotsky no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna Portuguesa
title_full A Influência de Vygotsky no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna Portuguesa
title_fullStr A Influência de Vygotsky no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna Portuguesa
title_full_unstemmed A Influência de Vygotsky no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna Portuguesa
title_sort A Influência de Vygotsky no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna Portuguesa
author Folque, Maria da Assunção
author_facet Folque, Maria da Assunção
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Folque, Maria da Assunção
dc.subject.por.fl_str_mv Pedagogy
Educação de Infância
Vygotsky
Movimento Escola Moderna
topic Pedagogy
Educação de Infância
Vygotsky
Movimento Escola Moderna
description O modelo curricular do Movimento da Escola Moderna (MEM) diz respeito a todos os níveis de educação. Surge do trabalho cooperativo desenvolvido pelos professores do MEM em Portugal ao longo de 30 anos. Sérgio Niza é um dos seus fundadores e líderes educacionais. Tendo como ponto de partida a apresentação das finalidades formativas propostas pelo MEM e a concepção filosófica em que se funda este movimento pedagógico, apresentam- se neste artigo a organização das práticas educativas dos educadores do MEM, sublinhando ainda a teoria de desenvolvimento e aprendizagem de Vigotsky como uma das suas principais inspirações teóricas.
publishDate 1999
dc.date.none.fl_str_mv 1999-01-01T00:00:00Z
2012-01-13T12:49:22Z
2012-01-13
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10174/3523
http://hdl.handle.net/10174/3523
url http://hdl.handle.net/10174/3523
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Folque, Maria da Assunção. A Influência de Vygotsky no Modelo Curricular do Movimento da Escola Moderna Portuguesa, Escola Moderna, 5ª série(5), 5-12. 5, 5-12, 1999.
mafm@uevora.pt
229
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799136472323850240