Inovação nos setores do têxtil, vestuário e do calçado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Inês Martinho Falcão da
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/70224
Resumo: Dissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresa
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Assim, a presente dissertação tem como objetivo estudar a importância relativa da inovação nestes setores em Portugal, através de uma análise comparativa com outros setores económicos em Portugal e com os congéneres europeus. Para tal, recorreu-se a dados do Community Innovation Survey, relativos a 2014 e 2016, para Portugal e um conjunto de países europeus. Os resultados empíricos revelam que o setor têxtil em Portugal se apresenta mais inovador em termos de inovação de produto e em inovação radical do que os restantes setores de atividade económica. Quanto aos setores do vestuário e calçado, apresentam-se na generalidade menos inovadores face aos restantes setores económicos. No entanto, verificamos que, no que concerne ao grau de novidade da inovação, o setor do vestuário introduz em média mais inovações incrementais do que os restantes setores e que o setor do calçado apresenta um valor médio semelhante ao dos restantes setores em termos de inovações radicais. Adicionalmente, verifica-se que Portugal apresenta uma situação semelhante em termos de empresas inovadoras e volume de negócios resultante de inovação aos congéneres europeus nos setores do têxtil e vestuário, mas apresenta uma posição bastante inferior a estes países em termos de volume de negócios no caso do setor do calçado. Porém, quando analisamos os dados por tipo de inovação, as empresas portuguesas nos setores do têxtil, vestuário e do calçado têm melhor desempenho na inovação tecnológica e, por outro lado, apresentam posições inferiores no caso da inovação não tecnológica - marketing e organizacional, face aos congéneres europeus.Innovation is increasingly essential for companies and sectors since it is a mean for surviving and enables achieving competitive advantage. Specifically, for companies in the textile, apparel and footwear sectors in Portugal, the adoption of an innovation strategy based on product differentiation was crucial for expanding and prospering in the international market. Nevertheless, the companies in these activity sectors are traditionally seen as not very innovative, being classified as low technology intensity (OCDE, 2011). Thus, the present dissertation’s goal is to study the relative importance of innovation in these sectors in Portugal, through a comparative analysis with other economic sectors in Portugal and with their European counterparts. For this purpose, data from the Community Innovation Survey, regarding 2014 and 2016, was used for Portugal and a group of other European countries. The empirical results reveal that the textile sector in Portugal presents itself as the most innovative in terms of product innovation and radical innovation compared to the remaining sectors of economic activity. Regarding the apparel and footwear sectors, they are generally less innovative than the remnant economic sectors. However, we verified that, in relation to the degree of innovation novelty, the apparel sector introduces, on average, more incremental innovations than the remaining sectors and that the footwear sector has a similar average value to the rest of the sectors in terms of radical innovations. Additionally, we observe that Portugal presents a similar situation in terms of innovative enterprises and turnover deriving from innovation to the European counterparts in the textile and apparel sectors, but presents a much lower position compared to these same counterparts in terms of turnover in the footwear sector. However, when we analyze the data by innovation type, Portuguese companies in the textile, apparel and footwear sectors have a better performance on technological innovation and, on the contrary, record lower positions in case of non-technological innovation - marketing and organizational, compared to the European counterparts.Faria, Ana PaulaUniversidade do MinhoRocha, Inês Martinho Falcão da20202020-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/70224por202558452info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:29:56Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/70224Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:25:01.520799Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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