Formas de relacionamento entre pais, alunos e professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Maria Michelle S. Magalhães C.
Data de Publicação: 2000
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/15151
Resumo: O presente estudo tem como objectivo conhecer como é que se processam as relações entre os encarregados de educação/pais e a escola, considerando que ambas as instituições desempenham um papel fundamental na educação e formação das crianças e dos jovens na sociedade actual. Assim, pretendemos evidenciar os aspectos (positivos e negativos) que envolvem essa relação. É um estudo de caso, com recurso à metodologia de natureza qualitativa, que se desenvolve em torno de quatro questões fundamentais, pensadas para se obter a compreensão do fenómeno a investigar. No corpus teórico do trabalho consta uma síntese de normativos jurídicos que constituem o enquadramento legal, em Portugal, da relação entre a escola e a família e de aspectos da família, da escola e das suas relações, de forma a permitir um olhar mais abrangente e profundo sobre esta temática. Dado o âmbito do trabalho, a população é constituída por alunos (152), pais ou encarregados de educação (122) e professores/directores de turma (9), todos eles ligados ao 5° ano do ensino básico de uma escola de Lisboa. Os métodos utilizados para a recolha de dados foram os questionários aos alunos e pais ou encarregados de educação e a entrevista semi-estruturada aos professores/directores de turma. Os dados foram analisados através de uma análise de conteúdo e análise descritiva, apresentando-se de forma sistemática. As conclusões do estudo debruçam-se essencialmente sobre três vertentes: as formas de relacionamento encontradas entre a escola e a família, os sentimentos que envolvem essa relação e algumas questões/reflexões sobre formas de a estreitar.
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