Estudo piloto de validação do Programa de Estimulação da Atenção - PEA - como promotor do sucesso atencional em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pereira, Rafael António da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/12025
Resumo: Esta investigação pretende verificar o impacto da aplicação do Programa de Estimulação na Atenção – PEA, na capacidade atencional, numa amostra piloto, em crianças do Ensino Básico, com idades compreendidas entre 7 e 10 anos, durante 6 semanas. Para tal verificação, o PEA foi aplicado à amostra mencionada sendo previamente avaliados com o teste de Atenção d2 e da Tartaruga da Ilha e também após a aplicação do treino com o PEA sendo possível verificar os dados comparativos. Algumas das crianças que constituem a amostra estão diagnosticadas como PHDA e outras indicadas pelos seus pais e professores como desatentas e com dificuldades de concentração. Os resultados revelaram, na amostra piloto reduzida, que antes da aplicação do PEA, com a aplicação do teste d2, a amostra evidenciou resultados no total global em média no percentil 15. Com a avaliação do Teste Tartaruga da Ilha na prova de atenção simples (AS) em média as crianças tendem para o valor mediano obtido no percentil 25; na atenção complexa (AC1) em média os alunos apresentam resultados próximos do percentil 25 e na segunda prova de atenção complexa (AC2) os resultados médios tendem para o percentil 20. Verificou-se, assim, que o PEA pode constituir um instrumento de intervenção cognitiva com potencial sucesso em crianças com diagnóstico de PHDA ou indicadas como desatentas, desconcentradas e desorganizadas..
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spelling Estudo piloto de validação do Programa de Estimulação da Atenção - PEA - como promotor do sucesso atencional em crianças do 1º Ciclo do Ensino Básico em PortugalMESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADAPSICOLOGIANEUROPSICOLOGIAATENÇÃODISTÚRBIO DO DÉFICIT DE ATENÇÃO E HIPERATIVIDADEPROGRAMAS DE INTERVENÇÃOPSYCHOLOGYNEUROPSYCHOLOGYATTENTION ATTENTION DEFICIT HYPERACTIVITY DISORDERINTERVENTION PROGRAMSEsta investigação pretende verificar o impacto da aplicação do Programa de Estimulação na Atenção – PEA, na capacidade atencional, numa amostra piloto, em crianças do Ensino Básico, com idades compreendidas entre 7 e 10 anos, durante 6 semanas. Para tal verificação, o PEA foi aplicado à amostra mencionada sendo previamente avaliados com o teste de Atenção d2 e da Tartaruga da Ilha e também após a aplicação do treino com o PEA sendo possível verificar os dados comparativos. Algumas das crianças que constituem a amostra estão diagnosticadas como PHDA e outras indicadas pelos seus pais e professores como desatentas e com dificuldades de concentração. Os resultados revelaram, na amostra piloto reduzida, que antes da aplicação do PEA, com a aplicação do teste d2, a amostra evidenciou resultados no total global em média no percentil 15. Com a avaliação do Teste Tartaruga da Ilha na prova de atenção simples (AS) em média as crianças tendem para o valor mediano obtido no percentil 25; na atenção complexa (AC1) em média os alunos apresentam resultados próximos do percentil 25 e na segunda prova de atenção complexa (AC2) os resultados médios tendem para o percentil 20. Verificou-se, assim, que o PEA pode constituir um instrumento de intervenção cognitiva com potencial sucesso em crianças com diagnóstico de PHDA ou indicadas como desatentas, desconcentradas e desorganizadas..This investigation intends to verify the impact of the application of the Program of Stimulation in Attention - PEA, in the attentional capacity, in a pilot sample, in children of Basic Education, with ages between 7 and 10 years, during 6 weeks. For such verification, the PEA was applied to the mentioned sample, being previously evaluated with the test of Attention d2 and of the Turtle of the Island and also after the application of the training with the PEA being possible to verify the comparative data. Some of the children in the sample are diagnosed with ADHD and others indicated by their parents and teachers as inattentive and with difficulties in concentrating. The results revealed, in the reduced pilot sample, that before the application of the PEA, with the application of the d2 test, the sample showed results in the global total on average in the 15th percentile. With the evaluation of the Tartaruga da Ilha Test in the simple attention test (AS) on average children tend to the median value obtained in the 25th percentile; in complex care (AC1) on average, students show results close to the 25th percentile and in the second test of complex attention (AC2) the average results tend to the 20th percentile. Thus, it was found that the PEA can be an instrument of cognitive intervention with potential success in children diagnosed with ADHD or indicated as inattentive, deconcentrated and disorganized.2021-05-27T11:08:02Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/12025TID:202725537pormetadata only accessinfo:eu-repo/semantics/openAccessPereira, Rafael António da Silvareponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-03-09T14:09:09Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/12025Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:16:14.419239Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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Pereira, Rafael António da Silva
MESTRADO EM NEUROPSICOLOGIA APLICADA
PSICOLOGIA
NEUROPSICOLOGIA
ATENÇÃO
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PROGRAMAS DE INTERVENÇÃO
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NEUROPSYCHOLOGY
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