Ensino à distância: Análise de uma experiência pioneira no ensino superior politécnico em Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rodrigues, Elsa
Data de Publicação: 2014
Outros Autores: Bilau, José, Basílio, Maria
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.12207/4779
Resumo: A pressão social para se alargar o acesso ao ensino superior a novos públicos, a redução no número de alunos ocorrida nos últimos anos e a janela de oportunidades aberta pelas novas tecnologias levou as instituições do ensino superior a desenvolverem esforços ao nível da sua oferta formativa, nomeadamente disponibilizando cursos na modalidade de ensino a distância. Em Portugal, no ensino superior politécnico, as primeiras vagas para licenciaturas no regime de ensino a distância surgiram no ano letivo de 2008/09. Desde então alguns Institutos ensaiaram a oferta de cursos em regime de ensino a distância. Qual o impacto desta aposta nas instituições do ensino superior politécnico pioneiras no ensino a distância? No presente estudo procura-se responder esta questão analisando o caso do Instituto Politécnico de Beja que vem disponibilizando o curso de licenciatura em Solicitadoria, desde o ano letivo 2010/11, nos dois regimes (regimes a distância e presencial). Os resultados obtidos, com base em dados referentes ao triénio 2010-13, evidenciam um nível modesto de adesão ao curso na modalidade de ensino a distância, mas indiciam um potencial para alargar o perfil dos alunos, nomeadamente estendendo a captação de alunos a todo o território português, a alunos de faixas etárias mais avançadas, aos titulares de curso superior e ao segmento de trabalhadores estudantes. O nosso estudo também indica que a coexistência na mesma instituição da oferta do mesmo curso nas duas modalidades pode transferir percentagem significativa de alunos da instituição dos cursos presenciais para modalidade de ensino a distância. Não foram registadas diferenças significativas entre as duas modalidades de cursos relativamente à taxa de abandono escolar e verificaram-se melhores resultados académicos no curso ministrado na modalidade de ensino presencial. Outras instituições que estejam a equacionar a oferta de cursos a distância e os organismos governamentais do sector da educação podem beneficiar com o conhecimento dos resultados do presente estudo.
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