Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://doi.org/10.34623/4t9q-ye88 |
Resumo: | O presente artigo descreve duas práticas pedagógicas, uma num contexto curricular realizada na Escola Superior Artística do Porto e outra num contexto extracurricular realizada na Universidade Lusófona do Porto, que visam estimular os alunos para uma análise crítica e interpretação da obra de Francis Bacon e respetiva recriação através do recurso a meios digitais contemporâneos. Esta iniciativa, integrada na exposição Graphic Works of Francis Bacon —patente no Museu World of Wine, em Vila Nova de Gaia (de 29 de abril a 26 de setembro de 2021)—, parte de uma colaboração entre o Museu, a Academia e a Fundação Renschdael Art Foundation, e perspetiva complementar a mostra de trabalhos do artista com uma linguagem gráfica mais dinâmica, através de múltiplas interpretações e animações digitais da obra do Pintor feitas pelos alunos. Num âmbito académico, estas práticas resultaram num conhecimento aprofundado da obra de um artista de uma geração distinta da dos alunos, numa oportunidade para estes trabalharem com um cliente real aplicando num projeto conhecimentos obtidos em diversas Unidades Curriculares dos cursos que frequentam e a possibilidade de verem os seus trabalhos integrados numa exposição internacional. Os resultados, pautados pela diversidade de abordagens quer em termos visuais quer no que respeita a recursos tecnológicos, trouxeram uma nova dinâmica para a exposição conjugando originais do Pintor com múltiplas interpretações de uma geração para a qual os meios digitais são omnipresentes. |
id |
RCAP_1fda84006505ffd36a0f5dd3d0c2cee2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/55 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical contextFrancis BaconArte e MultimédiaPedagogia do DesignExposição de PinturaAnimação DigitalO presente artigo descreve duas práticas pedagógicas, uma num contexto curricular realizada na Escola Superior Artística do Porto e outra num contexto extracurricular realizada na Universidade Lusófona do Porto, que visam estimular os alunos para uma análise crítica e interpretação da obra de Francis Bacon e respetiva recriação através do recurso a meios digitais contemporâneos. Esta iniciativa, integrada na exposição Graphic Works of Francis Bacon —patente no Museu World of Wine, em Vila Nova de Gaia (de 29 de abril a 26 de setembro de 2021)—, parte de uma colaboração entre o Museu, a Academia e a Fundação Renschdael Art Foundation, e perspetiva complementar a mostra de trabalhos do artista com uma linguagem gráfica mais dinâmica, através de múltiplas interpretações e animações digitais da obra do Pintor feitas pelos alunos. Num âmbito académico, estas práticas resultaram num conhecimento aprofundado da obra de um artista de uma geração distinta da dos alunos, numa oportunidade para estes trabalharem com um cliente real aplicando num projeto conhecimentos obtidos em diversas Unidades Curriculares dos cursos que frequentam e a possibilidade de verem os seus trabalhos integrados numa exposição internacional. Os resultados, pautados pela diversidade de abordagens quer em termos visuais quer no que respeita a recursos tecnológicos, trouxeram uma nova dinâmica para a exposição conjugando originais do Pintor com múltiplas interpretações de uma geração para a qual os meios digitais são omnipresentes.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2021-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/4t9q-ye88oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/55Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; n. 2 (2021): Processos de Criação; 79-862184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/55https://doi.org/10.34623/4t9q-ye88https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/55/24https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/55/53Direitos de Autor (c) 2021 Cláudia Lima, Susana Barreto, Rodrigo Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLima, CláudiaBarreto, SusanaCarvalho, Rodrigo2022-09-20T15:24:46Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/55Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:51:06.517957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context |
title |
Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context |
spellingShingle |
Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context Lima, Cláudia Francis Bacon Arte e Multimédia Pedagogia do Design Exposição de Pintura Animação Digital |
title_short |
Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context |
title_full |
Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context |
title_fullStr |
Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context |
title_full_unstemmed |
Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context |
title_sort |
Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context |
author |
Lima, Cláudia |
author_facet |
Lima, Cláudia Barreto, Susana Carvalho, Rodrigo |
author_role |
author |
author2 |
Barreto, Susana Carvalho, Rodrigo |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lima, Cláudia Barreto, Susana Carvalho, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Francis Bacon Arte e Multimédia Pedagogia do Design Exposição de Pintura Animação Digital |
topic |
Francis Bacon Arte e Multimédia Pedagogia do Design Exposição de Pintura Animação Digital |
description |
O presente artigo descreve duas práticas pedagógicas, uma num contexto curricular realizada na Escola Superior Artística do Porto e outra num contexto extracurricular realizada na Universidade Lusófona do Porto, que visam estimular os alunos para uma análise crítica e interpretação da obra de Francis Bacon e respetiva recriação através do recurso a meios digitais contemporâneos. Esta iniciativa, integrada na exposição Graphic Works of Francis Bacon —patente no Museu World of Wine, em Vila Nova de Gaia (de 29 de abril a 26 de setembro de 2021)—, parte de uma colaboração entre o Museu, a Academia e a Fundação Renschdael Art Foundation, e perspetiva complementar a mostra de trabalhos do artista com uma linguagem gráfica mais dinâmica, através de múltiplas interpretações e animações digitais da obra do Pintor feitas pelos alunos. Num âmbito académico, estas práticas resultaram num conhecimento aprofundado da obra de um artista de uma geração distinta da dos alunos, numa oportunidade para estes trabalharem com um cliente real aplicando num projeto conhecimentos obtidos em diversas Unidades Curriculares dos cursos que frequentam e a possibilidade de verem os seus trabalhos integrados numa exposição internacional. Os resultados, pautados pela diversidade de abordagens quer em termos visuais quer no que respeita a recursos tecnológicos, trouxeram uma nova dinâmica para a exposição conjugando originais do Pintor com múltiplas interpretações de uma geração para a qual os meios digitais são omnipresentes. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-09-28T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://doi.org/10.34623/4t9q-ye88 oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/55 |
url |
https://doi.org/10.34623/4t9q-ye88 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/55 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/55 https://doi.org/10.34623/4t9q-ye88 https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/55/24 https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/55/53 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Cláudia Lima, Susana Barreto, Rodrigo Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2021 Cláudia Lima, Susana Barreto, Rodrigo Carvalho https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/ |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/epub+zip |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
publisher.none.fl_str_mv |
CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação |
dc.source.none.fl_str_mv |
Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; n. 2 (2021): Processos de Criação; 79-86 2184-8661 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130374766329856 |