Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lima, Cláudia
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Barreto, Susana, Carvalho, Rodrigo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://doi.org/10.34623/4t9q-ye88
Resumo: O presente artigo descreve duas práticas pedagógicas, uma num contexto curricular realizada na Escola Superior Artística do Porto e outra num contexto extracurricular realizada na Universidade Lusófona do Porto, que visam estimular os alunos para uma análise crítica e interpretação da obra de Francis Bacon e respetiva recriação através do recurso a meios digitais contemporâneos. Esta iniciativa, integrada na exposição Graphic Works of Francis Bacon —patente no Museu World of Wine, em Vila Nova de Gaia (de 29 de abril a 26 de setembro de 2021)—, parte de uma colaboração entre o Museu, a Academia e a Fundação Renschdael Art Foundation, e perspetiva complementar a mostra de trabalhos do artista com uma linguagem gráfica mais dinâmica, através de múltiplas interpretações e animações digitais da obra do Pintor feitas pelos alunos. Num âmbito académico, estas práticas resultaram num conhecimento aprofundado da obra de um artista de uma geração distinta da dos alunos, numa oportunidade para estes trabalharem com um cliente real aplicando num projeto conhecimentos obtidos em diversas Unidades Curriculares dos cursos que frequentam e a possibilidade de verem os seus trabalhos integrados numa exposição internacional. Os resultados, pautados pela diversidade de abordagens quer em termos visuais quer no que respeita a recursos tecnológicos, trouxeram uma nova dinâmica para a exposição conjugando originais do Pintor com múltiplas interpretações de uma geração para a qual os meios digitais são omnipresentes.
id RCAP_1fda84006505ffd36a0f5dd3d0c2cee2
oai_identifier_str oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/55
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical contextFrancis BaconArte e MultimédiaPedagogia do DesignExposição de PinturaAnimação DigitalO presente artigo descreve duas práticas pedagógicas, uma num contexto curricular realizada na Escola Superior Artística do Porto e outra num contexto extracurricular realizada na Universidade Lusófona do Porto, que visam estimular os alunos para uma análise crítica e interpretação da obra de Francis Bacon e respetiva recriação através do recurso a meios digitais contemporâneos. Esta iniciativa, integrada na exposição Graphic Works of Francis Bacon —patente no Museu World of Wine, em Vila Nova de Gaia (de 29 de abril a 26 de setembro de 2021)—, parte de uma colaboração entre o Museu, a Academia e a Fundação Renschdael Art Foundation, e perspetiva complementar a mostra de trabalhos do artista com uma linguagem gráfica mais dinâmica, através de múltiplas interpretações e animações digitais da obra do Pintor feitas pelos alunos. Num âmbito académico, estas práticas resultaram num conhecimento aprofundado da obra de um artista de uma geração distinta da dos alunos, numa oportunidade para estes trabalharem com um cliente real aplicando num projeto conhecimentos obtidos em diversas Unidades Curriculares dos cursos que frequentam e a possibilidade de verem os seus trabalhos integrados numa exposição internacional. Os resultados, pautados pela diversidade de abordagens quer em termos visuais quer no que respeita a recursos tecnológicos, trouxeram uma nova dinâmica para a exposição conjugando originais do Pintor com múltiplas interpretações de uma geração para a qual os meios digitais são omnipresentes.CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação2021-09-28T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfapplication/epub+ziphttps://doi.org/10.34623/4t9q-ye88oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/55Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; n. 2 (2021): Processos de Criação; 79-862184-8661reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/55https://doi.org/10.34623/4t9q-ye88https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/55/24https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/55/53Direitos de Autor (c) 2021 Cláudia Lima, Susana Barreto, Rodrigo Carvalhohttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/info:eu-repo/semantics/openAccessLima, CláudiaBarreto, SusanaCarvalho, Rodrigo2022-09-20T15:24:46Zoai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/55Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:51:06.517957Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context
title Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context
spellingShingle Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context
Lima, Cláudia
Francis Bacon
Arte e Multimédia
Pedagogia do Design
Exposição de Pintura
Animação Digital
title_short Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context
title_full Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context
title_fullStr Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context
title_full_unstemmed Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context
title_sort Da materialidade da obra à imaterialidade da representação digital: uma reinterpretação das obras de Francis Bacon em um contexto pedagógico: From materiality to immateriality: a digital reinterpretation of Francis Bacon’s graphic works in a pedagogical context
author Lima, Cláudia
author_facet Lima, Cláudia
Barreto, Susana
Carvalho, Rodrigo
author_role author
author2 Barreto, Susana
Carvalho, Rodrigo
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Lima, Cláudia
Barreto, Susana
Carvalho, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Francis Bacon
Arte e Multimédia
Pedagogia do Design
Exposição de Pintura
Animação Digital
topic Francis Bacon
Arte e Multimédia
Pedagogia do Design
Exposição de Pintura
Animação Digital
description O presente artigo descreve duas práticas pedagógicas, uma num contexto curricular realizada na Escola Superior Artística do Porto e outra num contexto extracurricular realizada na Universidade Lusófona do Porto, que visam estimular os alunos para uma análise crítica e interpretação da obra de Francis Bacon e respetiva recriação através do recurso a meios digitais contemporâneos. Esta iniciativa, integrada na exposição Graphic Works of Francis Bacon —patente no Museu World of Wine, em Vila Nova de Gaia (de 29 de abril a 26 de setembro de 2021)—, parte de uma colaboração entre o Museu, a Academia e a Fundação Renschdael Art Foundation, e perspetiva complementar a mostra de trabalhos do artista com uma linguagem gráfica mais dinâmica, através de múltiplas interpretações e animações digitais da obra do Pintor feitas pelos alunos. Num âmbito académico, estas práticas resultaram num conhecimento aprofundado da obra de um artista de uma geração distinta da dos alunos, numa oportunidade para estes trabalharem com um cliente real aplicando num projeto conhecimentos obtidos em diversas Unidades Curriculares dos cursos que frequentam e a possibilidade de verem os seus trabalhos integrados numa exposição internacional. Os resultados, pautados pela diversidade de abordagens quer em termos visuais quer no que respeita a recursos tecnológicos, trouxeram uma nova dinâmica para a exposição conjugando originais do Pintor com múltiplas interpretações de uma geração para a qual os meios digitais são omnipresentes.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-28T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://doi.org/10.34623/4t9q-ye88
oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/55
url https://doi.org/10.34623/4t9q-ye88
identifier_str_mv oai:ojs.publicacoes.ciac.pt:article/55
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/55
https://doi.org/10.34623/4t9q-ye88
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/55/24
https://publicacoes.ciac.pt/index.php/rotura/article/view/55/53
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Cláudia Lima, Susana Barreto, Rodrigo Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2021 Cláudia Lima, Susana Barreto, Rodrigo Carvalho
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/epub+zip
dc.publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
publisher.none.fl_str_mv CIAC – Centro de Investigação em Artes e Comunicação
dc.source.none.fl_str_mv Rotura – Revista de Comunicação, Cultura e Artes; n. 2 (2021): Processos de Criação; 79-86
2184-8661
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130374766329856