Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIP

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Costa, Elisabete Pinto da
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Torrego, Juan Carlos, Martins, Alcina Manuela de Oliveira
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10437/9320
Resumo: A mediação escolar configura perspetivas alargadas de intervenção para a melhoria pessoal e social dos sujeitos nos seus contextos. Tendo por base o estudo de um Projeto de Mediação de Conflitos (PMC), implementado numa Escola Básica, do centro de Portugal, visa-se analisar o impacto da intervenção pelo projeto, nos alunos e professores que participaram no mesmo, indagando os efeitos e os benefícios ao nível das relações interpessoais e na convivência escolar. Na pesquisa levou-se a cabo uma investigação qualitativa, que privilegiou as representações, os significados e as práticas em torno do PMC. Os resultados apontam para a eficácia do projeto, quanto à formação de habilidades sociais, à prevenção e resolução de conflitos e à promoção do clima relacional assente no desenvolvimento de valores e princípios e de ações essenciais à melhoria social da escola.
id RCAP_1fdae3a9e77df9aba7adf456cfe152b2
oai_identifier_str oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9320
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIPEDUCAÇÃOEXCLUSÃO SOCIALEDUCAÇÃO ESPECIALINCLUSÃO ESCOLARINVESTIGAÇÃO QUALITATIVAESTUDOS DE CASOPORTUGALEDUCATIONSOCIAL EXCLUSIONSPECIAL EDUCATIONSCHOOL INCLUSIONQUALITATIVE RESEARCHCASE STUDIESA mediação escolar configura perspetivas alargadas de intervenção para a melhoria pessoal e social dos sujeitos nos seus contextos. Tendo por base o estudo de um Projeto de Mediação de Conflitos (PMC), implementado numa Escola Básica, do centro de Portugal, visa-se analisar o impacto da intervenção pelo projeto, nos alunos e professores que participaram no mesmo, indagando os efeitos e os benefícios ao nível das relações interpessoais e na convivência escolar. Na pesquisa levou-se a cabo uma investigação qualitativa, que privilegiou as representações, os significados e as práticas em torno do PMC. Os resultados apontam para a eficácia do projeto, quanto à formação de habilidades sociais, à prevenção e resolução de conflitos e à promoção do clima relacional assente no desenvolvimento de valores e princípios e de ações essenciais à melhoria social da escola.The school mediation configures broad perspectives of intervention for the personal and social improvement of people in their contexts. Based on the study of a Conflict Mediation Project (PMC), implemented in a Basic School, in the central of Portugal, the objective is to analyze the impact of the project intervention on the students and teachers, who participated in the project, and question the effects and benefits on interpersonal relations and in school coexistence. In the research a qualitative investigation was carried out, that privileged the representations, the meanings and the practices around the PMC. The results point to the effectiveness of the project, regarding the formation of social skills, the prevention and resolution of conflicts and the improvement of the relationship climate, develops values, principles and actions essentials to the social improvement of the school.La médiation scolaire ouvre des perspectives élargies d´intervention pour améliorer personnelle et sociale des sujets dans leurs contextes. Ayant pour base l´étude d´un projet de médiation de conflits (PMC) implanté dans une école basique, du centre du Portugal, dans le but d´analyser l´impact de cette intervention pour le projet, nos élèves et professeurs qui ont participé activement dans celui-ci, curieux des effets et des bénéfices au niveau des relations entre les personnes et sur l´ambiance scolaire. Dans la recherche, une enquête qualitative favorisera les représentations, les significations et les pratiques autour du PMC. Les résultats pointent l´efficacité du projet, quant à la formation d´aptitudes sociales, la prévention et résolution de conflit, ainsi que l´évolution du climat relationnel basé sur le développement des valeurs et des principes et des actions essentielles à l’amélioration sociale de l’école.La mediación escolar configura perspectivas amplias de intervención para la mejora personal y social de los sujetos en sus contextos. Basándose en el estudio de un Proyecto de Mediación de Conflictos (PMC), que se implementó en una Escuela Básica, en el centro de Portugal, tenemos como objetivo analizar el impacto de la intervención por parte del proyecto, en los estudiantes y profesores que participaron en él, cuestionando los efectos y los beneficios a nivel de las relaciones interpersonales y en la convivencia escolar. En la investigación se llevó a cabo una investigación cualitativa, que privilegió las representaciones, los significados y las prácticas en torno al PMC. Los resultados apuntan la eficacia del proyecto, en cuanto a la formación de habilidades sociales, a la prevención y resolución de conflictos ya la promoción del clima relacional, basada en el desarrollo de valores y principios y de acciones esenciales para la mejora social de la escuela.Edições Universitárias Lusófonas2019-01-14T16:05:55Z2018-01-01T00:00:00Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/9320por1646-401XCosta, Elisabete Pinto daTorrego, Juan CarlosMartins, Alcina Manuela de Oliveirainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-09T01:31:21Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/9320Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:12:51.832125Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIP
title Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIP
spellingShingle Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIP
Costa, Elisabete Pinto da
EDUCAÇÃO
EXCLUSÃO SOCIAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
ESTUDOS DE CASO
PORTUGAL
EDUCATION
SOCIAL EXCLUSION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
QUALITATIVE RESEARCH
CASE STUDIES
title_short Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIP
title_full Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIP
title_fullStr Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIP
title_full_unstemmed Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIP
title_sort Mediação escolar: a análise qualitativa da dimensão interpessoal/ social de um projeto de intervenção numa escola TEIP
author Costa, Elisabete Pinto da
author_facet Costa, Elisabete Pinto da
Torrego, Juan Carlos
Martins, Alcina Manuela de Oliveira
author_role author
author2 Torrego, Juan Carlos
Martins, Alcina Manuela de Oliveira
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Costa, Elisabete Pinto da
Torrego, Juan Carlos
Martins, Alcina Manuela de Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv EDUCAÇÃO
EXCLUSÃO SOCIAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
ESTUDOS DE CASO
PORTUGAL
EDUCATION
SOCIAL EXCLUSION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
QUALITATIVE RESEARCH
CASE STUDIES
topic EDUCAÇÃO
EXCLUSÃO SOCIAL
EDUCAÇÃO ESPECIAL
INCLUSÃO ESCOLAR
INVESTIGAÇÃO QUALITATIVA
ESTUDOS DE CASO
PORTUGAL
EDUCATION
SOCIAL EXCLUSION
SPECIAL EDUCATION
SCHOOL INCLUSION
QUALITATIVE RESEARCH
CASE STUDIES
description A mediação escolar configura perspetivas alargadas de intervenção para a melhoria pessoal e social dos sujeitos nos seus contextos. Tendo por base o estudo de um Projeto de Mediação de Conflitos (PMC), implementado numa Escola Básica, do centro de Portugal, visa-se analisar o impacto da intervenção pelo projeto, nos alunos e professores que participaram no mesmo, indagando os efeitos e os benefícios ao nível das relações interpessoais e na convivência escolar. Na pesquisa levou-se a cabo uma investigação qualitativa, que privilegiou as representações, os significados e as práticas em torno do PMC. Os resultados apontam para a eficácia do projeto, quanto à formação de habilidades sociais, à prevenção e resolução de conflitos e à promoção do clima relacional assente no desenvolvimento de valores e princípios e de ações essenciais à melhoria social da escola.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-01-01T00:00:00Z
2018
2019-01-14T16:05:55Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10437/9320
url http://hdl.handle.net/10437/9320
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 1646-401X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
publisher.none.fl_str_mv Edições Universitárias Lusófonas
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131225471844352