Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Cristina
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/1373
Resumo: A Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico são as primeiras etapa da educação ao longo da vida e por essa razão é necessário que se reflita sobre o objetivo das mesmas e sobre a intervenção dos profissionais nestes contextos. O presente trabalho pretende evidenciar as experiências de estágio em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, decorridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para a sua construção procedeu-se à consulta de pressupostos teóricos que sustentassem todo o trabalho desenvolvido, à caracterização dos contextos de estágio bem como à seleção de instrumentos e técnicas de observação e análise. Toda a intervenção teve por base a intencionalidade educativa, um princípio fundamental no processo de ensino/aprendizagem, que engloba a observação, planificação, intervenção e avaliação, a diferenciação pedagógica, o envolvimento parental, aprendizagem cooperativa, entre outros.ABSTRACT Preschool Education and first cycle of basic education are the first stage of education throughout life and therefore it is necessary to think over its objective and the intervention of the professionals in these contexts. This work intends to highlight the experiences of the training period in Preschool education and first cycle of basic education context passed in the scope of the Master in Preschool and first cycle of basic education. During its construction, theoretical assumptions that supported all developed work were consulted, the contexts of training period were characterized and the instruments and techniques of observation and analysis were selected. All the intervention was based in educational intention, a key principle of the teaching / learning process that includes, among others, observation, planning, intervention and evaluation, pedagogical differentiation, parental involvement, cooperative learning.
id RCAP_203d9863194a37870bec917f3c47703d
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1373
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadoraEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoProfessor reflexivoA Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico são as primeiras etapa da educação ao longo da vida e por essa razão é necessário que se reflita sobre o objetivo das mesmas e sobre a intervenção dos profissionais nestes contextos. O presente trabalho pretende evidenciar as experiências de estágio em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, decorridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para a sua construção procedeu-se à consulta de pressupostos teóricos que sustentassem todo o trabalho desenvolvido, à caracterização dos contextos de estágio bem como à seleção de instrumentos e técnicas de observação e análise. Toda a intervenção teve por base a intencionalidade educativa, um princípio fundamental no processo de ensino/aprendizagem, que engloba a observação, planificação, intervenção e avaliação, a diferenciação pedagógica, o envolvimento parental, aprendizagem cooperativa, entre outros.ABSTRACT Preschool Education and first cycle of basic education are the first stage of education throughout life and therefore it is necessary to think over its objective and the intervention of the professionals in these contexts. This work intends to highlight the experiences of the training period in Preschool education and first cycle of basic education context passed in the scope of the Master in Preschool and first cycle of basic education. During its construction, theoretical assumptions that supported all developed work were consulted, the contexts of training period were characterized and the instruments and techniques of observation and analysis were selected. All the intervention was based in educational intention, a key principle of the teaching / learning process that includes, among others, observation, planning, intervention and evaluation, pedagogical differentiation, parental involvement, cooperative learning.2014-05-13T15:41:17Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1373TID:201453991porAraújo, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:46Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.177091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora
title Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora
spellingShingle Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora
Araújo, Cristina
Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
title_short Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora
title_full Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora
title_fullStr Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora
title_full_unstemmed Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora
title_sort Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora
author Araújo, Cristina
author_facet Araújo, Cristina
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Cristina
dc.subject.por.fl_str_mv Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
topic Educação pré-escolar
1º Ciclo do Ensino Básico
Professor reflexivo
description A Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico são as primeiras etapa da educação ao longo da vida e por essa razão é necessário que se reflita sobre o objetivo das mesmas e sobre a intervenção dos profissionais nestes contextos. O presente trabalho pretende evidenciar as experiências de estágio em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, decorridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para a sua construção procedeu-se à consulta de pressupostos teóricos que sustentassem todo o trabalho desenvolvido, à caracterização dos contextos de estágio bem como à seleção de instrumentos e técnicas de observação e análise. Toda a intervenção teve por base a intencionalidade educativa, um princípio fundamental no processo de ensino/aprendizagem, que engloba a observação, planificação, intervenção e avaliação, a diferenciação pedagógica, o envolvimento parental, aprendizagem cooperativa, entre outros.ABSTRACT Preschool Education and first cycle of basic education are the first stage of education throughout life and therefore it is necessary to think over its objective and the intervention of the professionals in these contexts. This work intends to highlight the experiences of the training period in Preschool education and first cycle of basic education context passed in the scope of the Master in Preschool and first cycle of basic education. During its construction, theoretical assumptions that supported all developed work were consulted, the contexts of training period were characterized and the instruments and techniques of observation and analysis were selected. All the intervention was based in educational intention, a key principle of the teaching / learning process that includes, among others, observation, planning, intervention and evaluation, pedagogical differentiation, parental involvement, cooperative learning.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-05-13T15:41:17Z
2014-01-01T00:00:00Z
2014
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/1373
TID:201453991
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/1373
identifier_str_mv TID:201453991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131621952061440