Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/20.500.11796/1373 |
Resumo: | A Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico são as primeiras etapa da educação ao longo da vida e por essa razão é necessário que se reflita sobre o objetivo das mesmas e sobre a intervenção dos profissionais nestes contextos. O presente trabalho pretende evidenciar as experiências de estágio em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, decorridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para a sua construção procedeu-se à consulta de pressupostos teóricos que sustentassem todo o trabalho desenvolvido, à caracterização dos contextos de estágio bem como à seleção de instrumentos e técnicas de observação e análise. Toda a intervenção teve por base a intencionalidade educativa, um princípio fundamental no processo de ensino/aprendizagem, que engloba a observação, planificação, intervenção e avaliação, a diferenciação pedagógica, o envolvimento parental, aprendizagem cooperativa, entre outros.ABSTRACT Preschool Education and first cycle of basic education are the first stage of education throughout life and therefore it is necessary to think over its objective and the intervention of the professionals in these contexts. This work intends to highlight the experiences of the training period in Preschool education and first cycle of basic education context passed in the scope of the Master in Preschool and first cycle of basic education. During its construction, theoretical assumptions that supported all developed work were consulted, the contexts of training period were characterized and the instruments and techniques of observation and analysis were selected. All the intervention was based in educational intention, a key principle of the teaching / learning process that includes, among others, observation, planning, intervention and evaluation, pedagogical differentiation, parental involvement, cooperative learning. |
id |
RCAP_203d9863194a37870bec917f3c47703d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1373 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadoraEducação pré-escolar1º Ciclo do Ensino BásicoProfessor reflexivoA Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico são as primeiras etapa da educação ao longo da vida e por essa razão é necessário que se reflita sobre o objetivo das mesmas e sobre a intervenção dos profissionais nestes contextos. O presente trabalho pretende evidenciar as experiências de estágio em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, decorridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para a sua construção procedeu-se à consulta de pressupostos teóricos que sustentassem todo o trabalho desenvolvido, à caracterização dos contextos de estágio bem como à seleção de instrumentos e técnicas de observação e análise. Toda a intervenção teve por base a intencionalidade educativa, um princípio fundamental no processo de ensino/aprendizagem, que engloba a observação, planificação, intervenção e avaliação, a diferenciação pedagógica, o envolvimento parental, aprendizagem cooperativa, entre outros.ABSTRACT Preschool Education and first cycle of basic education are the first stage of education throughout life and therefore it is necessary to think over its objective and the intervention of the professionals in these contexts. This work intends to highlight the experiences of the training period in Preschool education and first cycle of basic education context passed in the scope of the Master in Preschool and first cycle of basic education. During its construction, theoretical assumptions that supported all developed work were consulted, the contexts of training period were characterized and the instruments and techniques of observation and analysis were selected. All the intervention was based in educational intention, a key principle of the teaching / learning process that includes, among others, observation, planning, intervention and evaluation, pedagogical differentiation, parental involvement, cooperative learning.2014-05-13T15:41:17Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/1373TID:201453991porAraújo, Cristinainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:13:46Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/1373Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:54:49.177091Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora |
title |
Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora |
spellingShingle |
Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora Araújo, Cristina Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Professor reflexivo |
title_short |
Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora |
title_full |
Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora |
title_fullStr |
Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora |
title_full_unstemmed |
Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora |
title_sort |
Um profissional reflexivo na procura de uma educação humanista, personalizada, estruturada e inovadora |
author |
Araújo, Cristina |
author_facet |
Araújo, Cristina |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Cristina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Professor reflexivo |
topic |
Educação pré-escolar 1º Ciclo do Ensino Básico Professor reflexivo |
description |
A Educação Pré-Escolar e o 1º Ciclo do Ensino Básico são as primeiras etapa da educação ao longo da vida e por essa razão é necessário que se reflita sobre o objetivo das mesmas e sobre a intervenção dos profissionais nestes contextos. O presente trabalho pretende evidenciar as experiências de estágio em contexto de Educação Pré-Escolar e 1º Ciclo do Ensino Básico, decorridas no âmbito do Mestrado em Educação Pré-Escolar e Ensino do 1º Ciclo do Ensino Básico. Para a sua construção procedeu-se à consulta de pressupostos teóricos que sustentassem todo o trabalho desenvolvido, à caracterização dos contextos de estágio bem como à seleção de instrumentos e técnicas de observação e análise. Toda a intervenção teve por base a intencionalidade educativa, um princípio fundamental no processo de ensino/aprendizagem, que engloba a observação, planificação, intervenção e avaliação, a diferenciação pedagógica, o envolvimento parental, aprendizagem cooperativa, entre outros.ABSTRACT Preschool Education and first cycle of basic education are the first stage of education throughout life and therefore it is necessary to think over its objective and the intervention of the professionals in these contexts. This work intends to highlight the experiences of the training period in Preschool education and first cycle of basic education context passed in the scope of the Master in Preschool and first cycle of basic education. During its construction, theoretical assumptions that supported all developed work were consulted, the contexts of training period were characterized and the instruments and techniques of observation and analysis were selected. All the intervention was based in educational intention, a key principle of the teaching / learning process that includes, among others, observation, planning, intervention and evaluation, pedagogical differentiation, parental involvement, cooperative learning. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-05-13T15:41:17Z 2014-01-01T00:00:00Z 2014 |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1373 TID:201453991 |
url |
http://hdl.handle.net/20.500.11796/1373 |
identifier_str_mv |
TID:201453991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799131621952061440 |