Estudo de viabilidade de automatização do processo de registo do consumo de óleo dos motores e as horas de uso de APU de aeronaves

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, Flávio de Assis Barros
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.6/13959
Resumo: Para garantir a gestão da aeronavegabilidade continuada é necessário saber os dados técnicos de uma operação, das anomalias e defeitos que possam surgir durante uma operação de uma aeronave. Neste contexto é necessário que exista um processo de registos dos mesmos dados, sendo este processo constituído por um sistema comummente denominado de Aircraft Technical Log System. O Aircraft Technical Log system é constituído por um conjunto de processos denominados de Aircraft Flight Log, Aircraft Technical Log, Computerised Maintenance Tracking System. Esta dissertação foi realizada através de um estágio na NetJets Europe, e foi desenvolvida recorrendo aos sistemas e dados da NetJets Europe. Onde foi desenvolvido um estudo da viabilidade da automatização do registo do consumo de óleo dos motores e as horas de uso do APU nas aeronaves. Estes registos são realizados através de um documento denominado de AFL, dado que este é um processo realizado atualmente em papel carece das várias limitações, entre as quais por este ser um processo com várias etapas tornando-se mais complicado e mais suscetíveis especialmente a erros humanos. Com o objetivo de simplificar e aumentar a eficiência do processo de registo de dados, foi proposta uma nova forma de registo do AFL, automatizando assim o processo de registo do consumo de óleo dos motores e as horas de uso do APU e todas funções desempenhadas pelo AFL. Recorreu-se às novas tecnologias que nas últimas décadas têm vindo a aparecer na indústria aeronáutica, utilizando um dispositivo eletrónico com uma aplicação interna da NetJets Europe designada de WAYPOINT que permite o registo e envio dos dados técnicos da operação de uma aeronave, seguindo depois uma análise destes dados de forma a garantir a aeronavegabilidade da aeronave. O registo dos dados de forma digital conduz a vários benefícios, sendo os mais importantes a redução do tempo do processo de registo, a possibilidade de o departamento de manutenção ter acesso aos dados das operações realizadas pelas aeronaves da frota em tempo real, permitindo uma melhor gestão da aeronavegabilidade continuada.
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