Estudo de viabilidade de automatização do processo de registo do consumo de óleo dos motores e as horas de uso de APU de aeronaves
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2023 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.6/13959 |
Resumo: | Para garantir a gestão da aeronavegabilidade continuada é necessário saber os dados técnicos de uma operação, das anomalias e defeitos que possam surgir durante uma operação de uma aeronave. Neste contexto é necessário que exista um processo de registos dos mesmos dados, sendo este processo constituído por um sistema comummente denominado de Aircraft Technical Log System. O Aircraft Technical Log system é constituído por um conjunto de processos denominados de Aircraft Flight Log, Aircraft Technical Log, Computerised Maintenance Tracking System. Esta dissertação foi realizada através de um estágio na NetJets Europe, e foi desenvolvida recorrendo aos sistemas e dados da NetJets Europe. Onde foi desenvolvido um estudo da viabilidade da automatização do registo do consumo de óleo dos motores e as horas de uso do APU nas aeronaves. Estes registos são realizados através de um documento denominado de AFL, dado que este é um processo realizado atualmente em papel carece das várias limitações, entre as quais por este ser um processo com várias etapas tornando-se mais complicado e mais suscetíveis especialmente a erros humanos. Com o objetivo de simplificar e aumentar a eficiência do processo de registo de dados, foi proposta uma nova forma de registo do AFL, automatizando assim o processo de registo do consumo de óleo dos motores e as horas de uso do APU e todas funções desempenhadas pelo AFL. Recorreu-se às novas tecnologias que nas últimas décadas têm vindo a aparecer na indústria aeronáutica, utilizando um dispositivo eletrónico com uma aplicação interna da NetJets Europe designada de WAYPOINT que permite o registo e envio dos dados técnicos da operação de uma aeronave, seguindo depois uma análise destes dados de forma a garantir a aeronavegabilidade da aeronave. O registo dos dados de forma digital conduz a vários benefícios, sendo os mais importantes a redução do tempo do processo de registo, a possibilidade de o departamento de manutenção ter acesso aos dados das operações realizadas pelas aeronaves da frota em tempo real, permitindo uma melhor gestão da aeronavegabilidade continuada. |
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Estudo de viabilidade de automatização do processo de registo do consumo de óleo dos motores e as horas de uso de APU de aeronavesAircraft Flight LogGestão da Aeronavegabilidade ContinuadaDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia AeronáuticaPara garantir a gestão da aeronavegabilidade continuada é necessário saber os dados técnicos de uma operação, das anomalias e defeitos que possam surgir durante uma operação de uma aeronave. Neste contexto é necessário que exista um processo de registos dos mesmos dados, sendo este processo constituído por um sistema comummente denominado de Aircraft Technical Log System. O Aircraft Technical Log system é constituído por um conjunto de processos denominados de Aircraft Flight Log, Aircraft Technical Log, Computerised Maintenance Tracking System. Esta dissertação foi realizada através de um estágio na NetJets Europe, e foi desenvolvida recorrendo aos sistemas e dados da NetJets Europe. Onde foi desenvolvido um estudo da viabilidade da automatização do registo do consumo de óleo dos motores e as horas de uso do APU nas aeronaves. Estes registos são realizados através de um documento denominado de AFL, dado que este é um processo realizado atualmente em papel carece das várias limitações, entre as quais por este ser um processo com várias etapas tornando-se mais complicado e mais suscetíveis especialmente a erros humanos. Com o objetivo de simplificar e aumentar a eficiência do processo de registo de dados, foi proposta uma nova forma de registo do AFL, automatizando assim o processo de registo do consumo de óleo dos motores e as horas de uso do APU e todas funções desempenhadas pelo AFL. Recorreu-se às novas tecnologias que nas últimas décadas têm vindo a aparecer na indústria aeronáutica, utilizando um dispositivo eletrónico com uma aplicação interna da NetJets Europe designada de WAYPOINT que permite o registo e envio dos dados técnicos da operação de uma aeronave, seguindo depois uma análise destes dados de forma a garantir a aeronavegabilidade da aeronave. O registo dos dados de forma digital conduz a vários benefícios, sendo os mais importantes a redução do tempo do processo de registo, a possibilidade de o departamento de manutenção ter acesso aos dados das operações realizadas pelas aeronaves da frota em tempo real, permitindo uma melhor gestão da aeronavegabilidade continuada.The Aircraft Technical Log system is made up of a set of processes called the Aircraft Flight Log, Aircraft Technical Log and Computerised Maintenance Tracking System. This dissertation was carried out through an internship at NetJets Europe and was developed using NetJets Europe's systems and data. This involved a feasibility study into the automation of the recording of engine oil consumption and APU usage hours on the aircraft. These records are performed through a document called AFL, since this is a process performed on paper, it lacks several limitations, among which because this is a process with several steps making it more complicated and more susceptible to errors. In order to simplify and to increase the efficiency of the data recording process, a new way to record the AFL was proposed, automating the recording process of the engines' oil consumption and the APU usage hours and all the functions performed by the AFL. The new technologies that have been appearing in the aeronautical industry in recent decades were used, using an electronic device with an internal NetJets Europe application called WAYPOINT that allows the recording and sending of technical data from the operation of an aircraft, followed by an analysis of these data in order to ensure the airworthiness of the aircraft. Recording data digitally leads to a number of benefits, the most important of which are a reduction in the time taken to complete the recording process, the ability for the maintenance department to access data on the operations of the aircraft in the fleet in real time, enabling better management of continued airworthiness.Saúde, José Manuel Mota Lourenço daPestana, Paulo Jorge Gomes de AndradeuBibliorumLopes, Flávio de Assis Barros2024-01-15T11:44:10Z2023-04-052023-02-272023-04-05T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.6/13959TID:203462580porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-17T03:48:14Zoai:ubibliorum.ubi.pt:10400.6/13959Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:45:03.990548Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
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