Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Fernanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Machado, Joaquim
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10198/25912
Resumo: As políticas de formação contínua de professores visam acompanhar os tempos de mudança. nomeadamente as que derivam da disseminação das diferentes tecnologias de informação e da própria sofisticação dos processos tecnológicos que levam à alteração dos processos de organização e gestão do trabalho na escola. Vários estudos apontam para a necessidade de pensar a mudança organizacional em articulação com a formação e outros realçam a importância da ação de uma liderança focada nas aprendizagens curriculares. Este estudo, de natureza qualitativa, visa compreender como o diretor se envolve na organização e gestão do processo de formação contínua e aponta para a sobrevalorização do processo de diagnóstico e auscultação inicial dos vários departamentos curriculares e para a variação do envolvimento do diretor, em cada fase do plano de formação, entre a não interferência, a orientação e coordenação formal e a participação ativa.
id RCAP_210d65180b869b817a13e6feb51d8905
oai_identifier_str oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25912
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formaçãoSchool management and leadership: the principal’s involvement in trainingFormação de professoresPlano de formaçãoLiderança escolarAs políticas de formação contínua de professores visam acompanhar os tempos de mudança. nomeadamente as que derivam da disseminação das diferentes tecnologias de informação e da própria sofisticação dos processos tecnológicos que levam à alteração dos processos de organização e gestão do trabalho na escola. Vários estudos apontam para a necessidade de pensar a mudança organizacional em articulação com a formação e outros realçam a importância da ação de uma liderança focada nas aprendizagens curriculares. Este estudo, de natureza qualitativa, visa compreender como o diretor se envolve na organização e gestão do processo de formação contínua e aponta para a sobrevalorização do processo de diagnóstico e auscultação inicial dos vários departamentos curriculares e para a variação do envolvimento do diretor, em cada fase do plano de formação, entre a não interferência, a orientação e coordenação formal e a participação ativa.Instituto Poitécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBFonseca, FernandaMachado, Joaquim2022-09-15T11:08:13Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25912porFonseca, Fernanda; Machado, Joaquim (2022). Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 14:1, p. 1-141645-477410.34620/eduser.v14i1.1732183-038Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T12:27:10ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação
School management and leadership: the principal’s involvement in training
title Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação
spellingShingle Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação
Fonseca, Fernanda
Formação de professores
Plano de formação
Liderança escolar
title_short Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação
title_full Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação
title_fullStr Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação
title_full_unstemmed Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação
title_sort Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação
author Fonseca, Fernanda
author_facet Fonseca, Fernanda
Machado, Joaquim
author_role author
author2 Machado, Joaquim
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Biblioteca Digital do IPB
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Fernanda
Machado, Joaquim
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores
Plano de formação
Liderança escolar
topic Formação de professores
Plano de formação
Liderança escolar
description As políticas de formação contínua de professores visam acompanhar os tempos de mudança. nomeadamente as que derivam da disseminação das diferentes tecnologias de informação e da própria sofisticação dos processos tecnológicos que levam à alteração dos processos de organização e gestão do trabalho na escola. Vários estudos apontam para a necessidade de pensar a mudança organizacional em articulação com a formação e outros realçam a importância da ação de uma liderança focada nas aprendizagens curriculares. Este estudo, de natureza qualitativa, visa compreender como o diretor se envolve na organização e gestão do processo de formação contínua e aponta para a sobrevalorização do processo de diagnóstico e auscultação inicial dos vários departamentos curriculares e para a variação do envolvimento do diretor, em cada fase do plano de formação, entre a não interferência, a orientação e coordenação formal e a participação ativa.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-15T11:08:13Z
2022
2022-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10198/25912
url http://hdl.handle.net/10198/25912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Fonseca, Fernanda; Machado, Joaquim (2022). Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 14:1, p. 1-14
1645-4774
10.34620/eduser.v14i1.173
2183-038X
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Poitécnico de Bragança
publisher.none.fl_str_mv Instituto Poitécnico de Bragança
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301917213392896