Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10198/25912 |
Resumo: | As políticas de formação contínua de professores visam acompanhar os tempos de mudança. nomeadamente as que derivam da disseminação das diferentes tecnologias de informação e da própria sofisticação dos processos tecnológicos que levam à alteração dos processos de organização e gestão do trabalho na escola. Vários estudos apontam para a necessidade de pensar a mudança organizacional em articulação com a formação e outros realçam a importância da ação de uma liderança focada nas aprendizagens curriculares. Este estudo, de natureza qualitativa, visa compreender como o diretor se envolve na organização e gestão do processo de formação contínua e aponta para a sobrevalorização do processo de diagnóstico e auscultação inicial dos vários departamentos curriculares e para a variação do envolvimento do diretor, em cada fase do plano de formação, entre a não interferência, a orientação e coordenação formal e a participação ativa. |
id |
RCAP_210d65180b869b817a13e6feb51d8905 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:bibliotecadigital.ipb.pt:10198/25912 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formaçãoSchool management and leadership: the principal’s involvement in trainingFormação de professoresPlano de formaçãoLiderança escolarAs políticas de formação contínua de professores visam acompanhar os tempos de mudança. nomeadamente as que derivam da disseminação das diferentes tecnologias de informação e da própria sofisticação dos processos tecnológicos que levam à alteração dos processos de organização e gestão do trabalho na escola. Vários estudos apontam para a necessidade de pensar a mudança organizacional em articulação com a formação e outros realçam a importância da ação de uma liderança focada nas aprendizagens curriculares. Este estudo, de natureza qualitativa, visa compreender como o diretor se envolve na organização e gestão do processo de formação contínua e aponta para a sobrevalorização do processo de diagnóstico e auscultação inicial dos vários departamentos curriculares e para a variação do envolvimento do diretor, em cada fase do plano de formação, entre a não interferência, a orientação e coordenação formal e a participação ativa.Instituto Poitécnico de BragançaBiblioteca Digital do IPBFonseca, FernandaMachado, Joaquim2022-09-15T11:08:13Z20222022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10198/25912porFonseca, Fernanda; Machado, Joaquim (2022). Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 14:1, p. 1-141645-477410.34620/eduser.v14i1.1732183-038Xinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T12:27:10ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação School management and leadership: the principal’s involvement in training |
title |
Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação |
spellingShingle |
Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação Fonseca, Fernanda Formação de professores Plano de formação Liderança escolar |
title_short |
Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação |
title_full |
Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação |
title_fullStr |
Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação |
title_full_unstemmed |
Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação |
title_sort |
Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação |
author |
Fonseca, Fernanda |
author_facet |
Fonseca, Fernanda Machado, Joaquim |
author_role |
author |
author2 |
Machado, Joaquim |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Biblioteca Digital do IPB |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Fernanda Machado, Joaquim |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores Plano de formação Liderança escolar |
topic |
Formação de professores Plano de formação Liderança escolar |
description |
As políticas de formação contínua de professores visam acompanhar os tempos de mudança. nomeadamente as que derivam da disseminação das diferentes tecnologias de informação e da própria sofisticação dos processos tecnológicos que levam à alteração dos processos de organização e gestão do trabalho na escola. Vários estudos apontam para a necessidade de pensar a mudança organizacional em articulação com a formação e outros realçam a importância da ação de uma liderança focada nas aprendizagens curriculares. Este estudo, de natureza qualitativa, visa compreender como o diretor se envolve na organização e gestão do processo de formação contínua e aponta para a sobrevalorização do processo de diagnóstico e auscultação inicial dos vários departamentos curriculares e para a variação do envolvimento do diretor, em cada fase do plano de formação, entre a não interferência, a orientação e coordenação formal e a participação ativa. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-09-15T11:08:13Z 2022 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10198/25912 |
url |
http://hdl.handle.net/10198/25912 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
Fonseca, Fernanda; Machado, Joaquim (2022). Gestão e liderança da escola: o envolvimento do diretor na formação. EduSer - Revista de Educação. ISSN 1645-4774. 14:1, p. 1-14 1645-4774 10.34620/eduser.v14i1.173 2183-038X |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Poitécnico de Bragança |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Poitécnico de Bragança |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301917213392896 |