Uma cidade com identidade - Desenvolvimento de uma marca gráfica para o município de Abrantes
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/21863 |
Resumo: | Uma marca permite conhecer “um pouco melhor a história de lugares que hoje são nossos, mas que já foram de muitos outros que nos antecederam e também dos que contribuíram para que nós hoje ainda os possamos usufruir.” (Teresa Aparício, A. 2013) A presente proposta teve por intenção realizar estudos académicos na área da identidade corporativa e realizar um projeto de identidade visual para o município de Abrantes. As cidades cada vez mais recorrem ao design de comunicação para construção de uma identidade gráfica que lhes dê reconhecimento, notoriedade e diferenciação. Esta necessidade torna-se ainda mais premente num mundo cada vez mais global e fluído em que as viagens e as trocas comerciais potenciam contatos. A captação de investimento e turismo para as regiões requer estratégias de comunicação baseadas em marcas e submarcas que as representem enquadradas, em contextos específicos das regiões, nos âmbitos económico, cultural e social. Estas transformações solicitam novos instrumentos de análise e novas abordagens, emergindo o branding de cidades ou regiões, como estratégia de construção de uma identidade geográfica consubstanciada em marcas e logótipos. A abordagem projetual definida teve como pressupostos a preservação de alguns dos elementos constituintes da heráldica existente, de modo, a estabelecer uma identidade gráfica transversal a todas as freguesias, evitando ruturas com a linguagem e identificação da comunicação já estabelecida com a comunidade local. A nova identidade gráfica pretende unificar a caracterização gráfica do concelho e preservar elementos de identidade que permanecem nas regiões e nos seus símbolos. |
id |
RCAP_211cb24f7ccd80a0e1affaa8c3b3f02d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/21863 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Uma cidade com identidade - Desenvolvimento de uma marca gráfica para o município de AbrantesDesignBrandingIdentidade CorporativaMarca GráficaMunicípioAbrantesDesignUma marca permite conhecer “um pouco melhor a história de lugares que hoje são nossos, mas que já foram de muitos outros que nos antecederam e também dos que contribuíram para que nós hoje ainda os possamos usufruir.” (Teresa Aparício, A. 2013) A presente proposta teve por intenção realizar estudos académicos na área da identidade corporativa e realizar um projeto de identidade visual para o município de Abrantes. As cidades cada vez mais recorrem ao design de comunicação para construção de uma identidade gráfica que lhes dê reconhecimento, notoriedade e diferenciação. Esta necessidade torna-se ainda mais premente num mundo cada vez mais global e fluído em que as viagens e as trocas comerciais potenciam contatos. A captação de investimento e turismo para as regiões requer estratégias de comunicação baseadas em marcas e submarcas que as representem enquadradas, em contextos específicos das regiões, nos âmbitos económico, cultural e social. Estas transformações solicitam novos instrumentos de análise e novas abordagens, emergindo o branding de cidades ou regiões, como estratégia de construção de uma identidade geográfica consubstanciada em marcas e logótipos. A abordagem projetual definida teve como pressupostos a preservação de alguns dos elementos constituintes da heráldica existente, de modo, a estabelecer uma identidade gráfica transversal a todas as freguesias, evitando ruturas com a linguagem e identificação da comunicação já estabelecida com a comunidade local. A nova identidade gráfica pretende unificar a caracterização gráfica do concelho e preservar elementos de identidade que permanecem nas regiões e nos seus símbolos.Lemos, MargaridaRepositório ComumLopes, Maria2018-03-06T12:20:56Z2018-02-092018-02-09T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/21863201871181porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:25:32Zoai:comum.rcaap.pt:10400.26/21863Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:23:01.984923Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Uma cidade com identidade - Desenvolvimento de uma marca gráfica para o município de Abrantes |
title |
Uma cidade com identidade - Desenvolvimento de uma marca gráfica para o município de Abrantes |
spellingShingle |
Uma cidade com identidade - Desenvolvimento de uma marca gráfica para o município de Abrantes Lopes, Maria Design Branding Identidade Corporativa Marca Gráfica Município Abrantes Design |
title_short |
Uma cidade com identidade - Desenvolvimento de uma marca gráfica para o município de Abrantes |
title_full |
Uma cidade com identidade - Desenvolvimento de uma marca gráfica para o município de Abrantes |
title_fullStr |
Uma cidade com identidade - Desenvolvimento de uma marca gráfica para o município de Abrantes |
title_full_unstemmed |
Uma cidade com identidade - Desenvolvimento de uma marca gráfica para o município de Abrantes |
title_sort |
Uma cidade com identidade - Desenvolvimento de uma marca gráfica para o município de Abrantes |
author |
Lopes, Maria |
author_facet |
Lopes, Maria |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Lemos, Margarida Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Lopes, Maria |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Design Branding Identidade Corporativa Marca Gráfica Município Abrantes Design |
topic |
Design Branding Identidade Corporativa Marca Gráfica Município Abrantes Design |
description |
Uma marca permite conhecer “um pouco melhor a história de lugares que hoje são nossos, mas que já foram de muitos outros que nos antecederam e também dos que contribuíram para que nós hoje ainda os possamos usufruir.” (Teresa Aparício, A. 2013) A presente proposta teve por intenção realizar estudos académicos na área da identidade corporativa e realizar um projeto de identidade visual para o município de Abrantes. As cidades cada vez mais recorrem ao design de comunicação para construção de uma identidade gráfica que lhes dê reconhecimento, notoriedade e diferenciação. Esta necessidade torna-se ainda mais premente num mundo cada vez mais global e fluído em que as viagens e as trocas comerciais potenciam contatos. A captação de investimento e turismo para as regiões requer estratégias de comunicação baseadas em marcas e submarcas que as representem enquadradas, em contextos específicos das regiões, nos âmbitos económico, cultural e social. Estas transformações solicitam novos instrumentos de análise e novas abordagens, emergindo o branding de cidades ou regiões, como estratégia de construção de uma identidade geográfica consubstanciada em marcas e logótipos. A abordagem projetual definida teve como pressupostos a preservação de alguns dos elementos constituintes da heráldica existente, de modo, a estabelecer uma identidade gráfica transversal a todas as freguesias, evitando ruturas com a linguagem e identificação da comunicação já estabelecida com a comunidade local. A nova identidade gráfica pretende unificar a caracterização gráfica do concelho e preservar elementos de identidade que permanecem nas regiões e nos seus símbolos. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-03-06T12:20:56Z 2018-02-09 2018-02-09T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/21863 201871181 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/21863 |
identifier_str_mv |
201871181 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130675325960192 |