Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Mendes, Miguel Luis Cera
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/93464
Resumo: Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
id RCAP_21595213d23d7a43761b1c609482cae0
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/93464
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019Teacher Training Report developed at Avelar Brotero Secondary School in the school year of 2018/2019Educação FísicaEstágio PedagógicoPrática PedagógicaReflexãoFases da Carreira ProfissionalPhysical EducationTeacher TrainingPedagogical PracticeReflexionProfessional Teaching Career's CyclesRelatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação FísicaO presente relatório revela o trabalho desenvolvido no Estágio Pedagógico, momento esse caracterizado pela aplicação de todos os conhecimentos adquiridos ao longo da formação académica num contexto de prática real do ensino da Educação Física, permitindo a transição do desempenho de função de aluno para a função de professor. Considerando o Estágio Pedagógico como a etapa de conclusão do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário da Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física da Universidade de Coimbra, este foi desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero, Coimbra, junto da turma 3B do 12º ano de escolaridade do curso Científico-Humanístico da área de Economia, no decorrer do ano letivo de 2018/2019. Representando o Estágio Pedagógico um momento de grandes aprendizagens e vivências, adquirindo experiências que marcarão o nosso percurso académico e futuro profissional, o Relatório demonstra toda a nossa ação didático-pedagógica experienciada desde o planeamento, passando pela realização e terminando na análise e avaliação das nossas ações, adotando um papel reflexivo e procurando sempre evoluir nas tomadas de decisão, na eficiência das estratégias utilizadas, nos valores transmitidos, de modo a melhorar a qualidade de ensino possível e consequente crescimento e sucesso dos alunos. Neste sentido, este documento apresenta três capítulos associados a contextos diferentes. O primeiro capítulo consiste na caracterização do contexto da prática pedagógica abordando o meio envolvente e os agentes intervenientes, nomeadamente a escola, grupo disciplinar, núcleo de estágio e a turma. O segundo, organizado em quatro áreas – atividade de ensino-aprendizagem, atividades de organização e gestão escolar, projetos e parcerias educativas, e atitude ético-profissional, está associado à análise reflexiva da prática pedagógica, e por último, o terceiro capítulo, relativo a um estudo de investigação desenvolvido ao longo do ano letivo que procurou investigar a intervenção pedagógica do docente de educação física com base na perceção de professores e respetivos alunos.This report reveals all the work developed during the Teacher Training, a moment characterised by the application of the knowledge acquired during the academic education to a real teaching context of Physical Education, thus allowing the transition from the role of student to the one of teacher. The Teacher Training represents a stage of completion of the Master’s Degree in Physical Education Teaching in Elementary and Secondary Education of the Faculty of Sport Sciences and Physical Education of the University of Coimbra, and was developed in the Avelar Brotero Secondary School, Coimbra, with the 3B class of the 12th grade of the Scientific-Humanistic course in the area of Economy, during the teaching year of 2018/2019. Understanding the Teacher Training as a prime moment of learning and experiences, allowing the acquisition of practical knowledge which will leave its mark on our academic career and professional future, this report exhibits all of the didactic and pedagogical action experienced. Beginning with the planning, on to practice and ending with the analysis and evaluation of our actions, adopting a reflective position and always seeking to evolve within the decision making, in the efficiency strategies used, in the conveyed values, in order to offer the best quality of teaching possible and consequently improve the success and development of students. In this regard, this document presents three chapters associated with different contexts. The first chapter consists in the characterisation of the context of the pedagogical practise, addressing the surrounding environment and the participating agents, namely the school, disciplinary group, teacher training core and the class. The second, organised in four areas – teaching-learning activity, school organisation and management activities, educational projects and partnerships, and the ethical professional attitude – is associated with the reflective analysis of the pedagogical practise. The third, and last chapter, relates to a research study developed during the teaching year which was aimed to research the pedagogical intervention of the physical education teacher with a basis in the perception of both the teachers and their students.2019-10-11info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/93464http://hdl.handle.net/10316/93464TID:202673618porMendes, Miguel Luis Cerainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T09:47:21Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/93464Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:12:23.606934Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
Teacher Training Report developed at Avelar Brotero Secondary School in the school year of 2018/2019
title Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
spellingShingle Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
Mendes, Miguel Luis Cera
Educação Física
Estágio Pedagógico
Prática Pedagógica
Reflexão
Fases da Carreira Profissional
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Practice
Reflexion
Professional Teaching Career's Cycles
title_short Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
title_full Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
title_fullStr Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
title_full_unstemmed Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
title_sort Relatório de Estágio Pedagógico desenvolvido na Escola Secundária de Avelar Brotero no ano letivo de 2018/2019
author Mendes, Miguel Luis Cera
author_facet Mendes, Miguel Luis Cera
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Mendes, Miguel Luis Cera
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Física
Estágio Pedagógico
Prática Pedagógica
Reflexão
Fases da Carreira Profissional
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Practice
Reflexion
Professional Teaching Career's Cycles
topic Educação Física
Estágio Pedagógico
Prática Pedagógica
Reflexão
Fases da Carreira Profissional
Physical Education
Teacher Training
Pedagogical Practice
Reflexion
Professional Teaching Career's Cycles
description Relatório de Estágio do Mestrado em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário apresentado à Faculdade de Ciências do Desporto e Educação Física
publishDate 2019
dc.date.none.fl_str_mv 2019-10-11
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/93464
http://hdl.handle.net/10316/93464
TID:202673618
url http://hdl.handle.net/10316/93464
identifier_str_mv TID:202673618
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134019895427072