Literacia ambiental da comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.2/3270 |
Resumo: | Dissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade Aberta |
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Literacia ambiental da comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa MariaEducação ambientalDesenvolvimento sustentávelBoas práticasComportamentoInquéritosDocentesEnvironmental literacyEnvironmental educationTeachersKnowledgeAttitudesSurveyDissertação de Mestrado em Cidadania Ambiental e Participação apresentada à Universidade AbertaNa origem de muitos dos problemas ambientais estão ações antropogénicas. É pois consensual que se constituam nas populações e comunidades as soluções dos mesmos. Urge educar para o ambiente, formar cidadãos informados e conscientes, para que sintam o peso das suas atitudes quotidianas no meio ambiente. Só cidadãos informados poderão ser cidadãos pró-ativos, cujas atitudes e hábitos são refletidos para causar o menor impacto possível no meio ambiente. Dos cidadãos com conhecimento sobre as problemáticas ambientais, com consciência dos seus atos e com motivação para alterar comportamentos, diz-se possuírem Literacia Ambiental (LA). Ora, de que modo poderemos formar tais cidadãos? Como contribuir para o aumento da LA das populações? Não menosprezando o valor que a educação familiar e o sistema de valores familiar têm sobre as atitudes pessoais, a resposta óbvia é através do ensino formal. Vários estudos foram já efetuados no sentido de avaliar a LA, nomeadamente em alunos finalistas do ensino secundário, como se apresenta neste documento. Contudo, está ainda por apurar a responsabilidade do ensino formal para a obtenção de LA dos alunos das escolas portuguesas. Este projeto recorreu a uma ferramenta de estudo com eficácia formalmente comprovada, um inquérito por questionário criado para medir o nível de LA dos alunos à saída do ensino secundário, que tendo sido adaptado a docentes, foi aplicado à comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria (EBSSMA). Neste documento apresentam-se os resultados obtidos, bem como uma reflexão sobre a relação entre o nível de LA dos docentes e a sua área de formação e disciplinas ministradas, procurando verificar se esse nível de LA influencia ou não as ações de educação ambiental implementadas pelos docentes. As principais conclusões do estudo revelam que a população alvo possui um nível suficiente de LA, que é possível associar o nível de LA dos docentes com o número e qualidade de Atividades de Educação Ambiental (AEA) dinamizadas nas escolas e consequentemente, com o nível de LA dos alunos. Conclui-se por fim que há que investir na formação ambiental dos professores, preparando-os para que assumam, ainda que pontualmente, a função de educadores ambientais, através do aumento da sua LA, para que possam melhor formar e preparar os alunos em direção a uma elevada LA e a uma cidadania interventiva.The origin of many environmental problems lays in anthropogenic actions. It is therefore, consensual that the solutions of those problems should be constituted in the populations and communities. It is urgent to educate for the environment, forming informed and aware citizens, who feel the weight of their everyday actions on the environment. Only informed citizens can be pro-active citizens, whose attitudes and habits are thought to cause minimal impact on the environment. Citizens with knowledge about environmental issues, with awareness of his actions and motivation to change behavior, are said to possess Environmental Literacy. Now, how can we form such citizens? How to contribute to increasing the environmental literacy of populations? Not neglecting the value that family education and family values system have on personal attitudes, the obvious answer is through formal education. Several studies have been conducted to assess the environmental literacy, in particular in final year students at secondary education, as presented in this document. However, it is yet to ascertain the responsibility of formal education for the obtaining of Environmental Literacy of the students at Portuguese schools. This project used a study tool, with formally proven value, a survey designed to measure the level of Environmental Literacy of students exiting secondary education, which having been adapted to teachers, was applied to the teaching community of the Elementary and Secondary School of Santa Maria. This document presents the results obtained, as well as a reflection about the connection between the level of environmental literacy of teachers and their area of formation and subjects taught, seeking to determine whether this level of environmental literacy influences or not the actions of environmental education implemented by teachers. The main conclusions of the study show that the target population has a sufficient level of environmental literacy, that it is possible to associate the level of environmental literacy of teachers to the number and quality of Environmental Education Activities performed in schools and, consequently, to the level of Environmental Literacy of students. Ultimately we conclude that, it is necessary to invest in teacher’s environmental formation, preparing them to assume, even if occasionally, the function of an environmental educator, by increasing their environmental literacy so that they can better educate and prepare students toward a higher Environmental Literacy and a more intervening citizenship.Azeiteiro, UlissesSantos, Paulo Talhadas dosRepositório AbertoCâmara, Rita Gago da2014-06-09T16:54:42Z20142014-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.2/3270TID:201138611porCâmara, Rita Gago da - Literacia ambiental da comunidade docente da Escola Básica e Secundária de Santa Maria [Em linha]. 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