Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Pequito, Paula
Data de Publicação: 2021
Outros Autores: Pinheiro, Ana, Silva, Brigite, Craveiro, Clara, Gonçalves, Daniela, Assemany, Daniella, Cortesão, Irene, Neves, Ivone, Jesús Víton, Maria, Medeiros, Paula
Tipo de documento: Livro
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/20.500.11796/3024
Resumo: As mudanças inerentes aos desafios contemporâneos que se colocam à Educação de Infância foram, também, motes para a constituição do Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI) como espaço de reflexão e investigação. Surgiu da necessidade de construção de abordagens pluridisciplinares e perspetivas holísticas de compreensão da intervenção educativa que façam emergir referenciais diferenciadores para a formação de Educadores, reconfiguração da participação ativa das comunidades educativas e novos modelos de instituições de cariz sociopedagógico. (In Nota de Abertura)
id RCAP_21625ada4c4015658741df2c7379a8c5
oai_identifier_str oai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3024
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de InfânciaEducação de infânciaBrincarParticipação das criançasEnvolvimento parentalMúsicaTransição Pré Escolar/ Ensino Básico (1º ciclo)Educação especialPedagogia diferenciadaMaria MontessoriCompetências sócioemocionaisParticipação das criançasMantle of the ExpertEstilos parentaisJogos didáticosLiteracia emergenteMotricidade infantilPandemiaDireitos das criançasAs mudanças inerentes aos desafios contemporâneos que se colocam à Educação de Infância foram, também, motes para a constituição do Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI) como espaço de reflexão e investigação. Surgiu da necessidade de construção de abordagens pluridisciplinares e perspetivas holísticas de compreensão da intervenção educativa que façam emergir referenciais diferenciadores para a formação de Educadores, reconfiguração da participação ativa das comunidades educativas e novos modelos de instituições de cariz sociopedagógico. (In Nota de Abertura)Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI)2021-09-09T14:39:27Z2021-01-01T00:00:00Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bookapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/20.500.11796/3024por978-989-54506-8-8Pequito, PaulaPinheiro, AnaSilva, BrigiteCraveiro, ClaraGonçalves, DanielaAssemany, DaniellaCortesão, IreneNeves, IvoneJesús Víton, MariaMedeiros, Paulainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-05-23T16:14:24Zoai:repositorio.esepf.pt:20.500.11796/3024Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T17:55:43.330697Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância
title Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância
spellingShingle Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância
Pequito, Paula
Educação de infância
Brincar
Participação das crianças
Envolvimento parental
Música
Transição Pré Escolar/ Ensino Básico (1º ciclo)
Educação especial
Pedagogia diferenciada
Maria Montessori
Competências sócioemocionais
Participação das crianças
Mantle of the Expert
Estilos parentais
Jogos didáticos
Literacia emergente
Motricidade infantil
Pandemia
Direitos das crianças
title_short Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância
title_full Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância
title_fullStr Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância
title_full_unstemmed Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância
title_sort Atas do Congresso Internacional do Observatório para o Futuro da Educação de Infância
author Pequito, Paula
author_facet Pequito, Paula
Pinheiro, Ana
Silva, Brigite
Craveiro, Clara
Gonçalves, Daniela
Assemany, Daniella
Cortesão, Irene
Neves, Ivone
Jesús Víton, Maria
Medeiros, Paula
author_role author
author2 Pinheiro, Ana
Silva, Brigite
Craveiro, Clara
Gonçalves, Daniela
Assemany, Daniella
Cortesão, Irene
Neves, Ivone
Jesús Víton, Maria
Medeiros, Paula
author2_role author
author
author
author
author
author
author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Pequito, Paula
Pinheiro, Ana
Silva, Brigite
Craveiro, Clara
Gonçalves, Daniela
Assemany, Daniella
Cortesão, Irene
Neves, Ivone
Jesús Víton, Maria
Medeiros, Paula
dc.subject.por.fl_str_mv Educação de infância
Brincar
Participação das crianças
Envolvimento parental
Música
Transição Pré Escolar/ Ensino Básico (1º ciclo)
Educação especial
Pedagogia diferenciada
Maria Montessori
Competências sócioemocionais
Participação das crianças
Mantle of the Expert
Estilos parentais
Jogos didáticos
Literacia emergente
Motricidade infantil
Pandemia
Direitos das crianças
topic Educação de infância
Brincar
Participação das crianças
Envolvimento parental
Música
Transição Pré Escolar/ Ensino Básico (1º ciclo)
Educação especial
Pedagogia diferenciada
Maria Montessori
Competências sócioemocionais
Participação das crianças
Mantle of the Expert
Estilos parentais
Jogos didáticos
Literacia emergente
Motricidade infantil
Pandemia
Direitos das crianças
description As mudanças inerentes aos desafios contemporâneos que se colocam à Educação de Infância foram, também, motes para a constituição do Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI) como espaço de reflexão e investigação. Surgiu da necessidade de construção de abordagens pluridisciplinares e perspetivas holísticas de compreensão da intervenção educativa que façam emergir referenciais diferenciadores para a formação de Educadores, reconfiguração da participação ativa das comunidades educativas e novos modelos de instituições de cariz sociopedagógico. (In Nota de Abertura)
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-09-09T14:39:27Z
2021-01-01T00:00:00Z
2021
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/book
format book
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/20.500.11796/3024
url http://hdl.handle.net/20.500.11796/3024
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 978-989-54506-8-8
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI)
publisher.none.fl_str_mv Escola Superior de Educação de Paula Frassinetti (ESEPF). Observatório para o Futuro da Educação de Infância (OFEI)
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799131633099472896