A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem das crianças em idade pré-escolar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Esteves, Ana Margarida Branco
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.15/4579
Resumo: Mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_21874de02d00248b5b014d8d47147fb3
oai_identifier_str oai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4579
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem das crianças em idade pré-escolareducação pré-escolaratividade lúdicabrincarprocesso de ensino-aprendizagempreschool educationludic activityplayteaching-learning processMestrado em Educação Pré-EscolarA realização deste estudo foi baseada em observações e experiências vividas nos estágios de Creche e Jardim-de-Infância, desenvolvidos a partir da unidade curricular de Estágio em Educação de Infância, que integra o Mestrado em Educação Pré-Escolar. O presente relatório tem como objetivo a reflexão sobre a importância da ludicidade no processo ensino-aprendizagem. As atividades lúdicas são uma forma de aprendizagem, pois além de promover a relação entre as crianças, também são essenciais para o seu desenvolvimento social, emocional e cognitivo. A metodologia deste projeto enquadra-se no paradigma interpretativo, constituindo-se como uma investigação qualitativa inspirada na abordagem de investigação-ação. Foi essencial a seleção das ferramentas, no que diz respeito à recolha de informação. Destaca-se a observação participante, as notas de campo, o registo fotográfico e a análise bibliográfica que serviu de base à reflexão sobre o enquadramento teórico e os seus contributos para a praxis. Irei descrever a importância e as potencialidades que as atividades lúdicas têm no processo de ensino e aprendizagem na educação infantil. Terei por base e fundamentação diversos autores que fundamentam teoricamente as informações descritas.This report is the result of the culmination of a year and a half of work carried out from experience gained during my academic career, focusing on the internships carried out within the scope of a Masters’ degree in Pre-School Education. This report aims to reflect on the importance of playfulness in teaching-learning. Playful activities are a form of learning; in addition to promoting the relationship between children, they are essential for their social, emotional and cognitive developmental needs. The methodology of this project fits into the interpretative paradigm, guided by a qualitative investigation and inspired by the action-research approach. The selection of tools was essential in the data collection. The participant observation, field notes, photographic record and bibliographical analysis, will be highlighted, which served as a basis for consideration on the theoretical framework and its contributions to praxis. I will describe the importance and potential that ludic activities have in the teaching and learning process in early childhood education. It will be based on and substantiated by several authors who theoretically validate the information described.Hamido. GracindaRepositório Científico do Instituto Politécnico de SantarémEsteves, Ana Margarida Branco2023-11-26T22:23:26Z2023-11-032023-11-03T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.15/4579TID:203388321por203388321info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-01-21T07:38:14Zoai:repositorio.ipsantarem.pt:10400.15/4579Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:56:09.984508Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
spellingShingle A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
Esteves, Ana Margarida Branco
educação pré-escolar
atividade lúdica
brincar
processo de ensino-aprendizagem
preschool education
ludic activity
play
teaching-learning process
title_short A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title_full A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title_fullStr A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title_full_unstemmed A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
title_sort A importância da ludicidade no processo de ensino-aprendizagem das crianças em idade pré-escolar
author Esteves, Ana Margarida Branco
author_facet Esteves, Ana Margarida Branco
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Hamido. Gracinda
Repositório Científico do Instituto Politécnico de Santarém
dc.contributor.author.fl_str_mv Esteves, Ana Margarida Branco
dc.subject.por.fl_str_mv educação pré-escolar
atividade lúdica
brincar
processo de ensino-aprendizagem
preschool education
ludic activity
play
teaching-learning process
topic educação pré-escolar
atividade lúdica
brincar
processo de ensino-aprendizagem
preschool education
ludic activity
play
teaching-learning process
description Mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-26T22:23:26Z
2023-11-03
2023-11-03T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.15/4579
TID:203388321
url http://hdl.handle.net/10400.15/4579
identifier_str_mv TID:203388321
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv 203388321
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137050422673408