Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10437/6311 |
Resumo: | Neste artigo apresenta-se a evolução conceptual de deficiência mental ou défice cognitivo até recentemente, quando o conceito de dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) começou a ser utilizado em substituição daqueles, num acertar de passo com as reflexões produzidas sobre esta problemática, que evidenciaram a conotação negativa e pejorativa do termo deficiência. Na escola, o conceito que agora se pretende generalizar implica também uma mudança de paradigma no atendimento a crianças e jovens que apresentam tais dificuldades, uma vez que aponta para que o mesmo deixe de ser feito com base no grau de deficiência atribuído para passar a basear-se nos apoios efetivamente necessários. |
id |
RCAP_21ffd427f6776a32456a0fdd6f77f94d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6311 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimentalEDUCAÇÃODEFICIÊNCIA MENTALDÉFICE COGNITIVODIFICULDADES DE APRENDIZAGEMEDUCAÇÃO ESPECIALNECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAISBRASILEDUCATIONMENTAL IMPAIRMENTCOGNITIVE DEFICITLEARNING DISABILITIESSPECIAL EDUCATIONSPECIAL EDUCATIONAL NEEDSBRAZILNeste artigo apresenta-se a evolução conceptual de deficiência mental ou défice cognitivo até recentemente, quando o conceito de dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) começou a ser utilizado em substituição daqueles, num acertar de passo com as reflexões produzidas sobre esta problemática, que evidenciaram a conotação negativa e pejorativa do termo deficiência. Na escola, o conceito que agora se pretende generalizar implica também uma mudança de paradigma no atendimento a crianças e jovens que apresentam tais dificuldades, uma vez que aponta para que o mesmo deixe de ser feito com base no grau de deficiência atribuído para passar a basear-se nos apoios efetivamente necessários.This paper shows how the concept of mental deficiency or cognitive deficit has evolved until recent times, when it was replaced by the concept of intellectual and development difficulties as a result of reflections around this problem that underlined the negative or pejorative connotations of the deficiency term. At school, this new concept also implies a change of paradigm when educating children and youngsters with said difficulties, since it suggests that it must not be based on disability degree but, instead, on which support this population actually needs.Cet article présente l’évolution conceptuelle de retard mental ou de déficience intellectuelle jusqu’à nos jours, quand le concept de difficultés intellectuelles et de développement, les a remplacés, dû au besoin de changer la connotation négative et péjorative de la notion de handicap. À l’école, ce concept implique aussi un changement de paradigme envers la formation des enfants et des élèves avec ces difficultés, qui ne doit pas être faite sur la base du degré d’invalidité attribuée, mais sur le support réellement nécessaire.Este artículo presenta la evolución conceptual de retraso mental o discapacidades del desarrollo hasta hace poco, cuando el concepto de dificultad intelectual y de desarrollo comenzó a ser utilizado en lugar de un conjunto de pasos con los reflejos producidos en este tema, lo que demuestra connotación negativa y peyorativa del término discapacidad. En la escuela, el concepto de que se trata de generalizar también implica un cambio de paradigma en la atención de niños y jóvenes con este tipo de dificultades, ya que sugiere que deja de hacerse en función del grado de discapacidad asignado para pasar la base en realidad, es necesario apoyar.Edições Universitárias Lusófonas2015-05-13T15:59:35Z2014-01-01T00:00:00Z2014info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10437/6311porSilva, Maria Odete Emygdio daCoelho, Fernanda Maria da Silvainfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-02-02T01:34:22Zoai:recil.ensinolusofona.pt:10437/6311Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T01:59:34.993638Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title |
Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental |
spellingShingle |
Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental Silva, Maria Odete Emygdio da EDUCAÇÃO DEFICIÊNCIA MENTAL DÉFICE COGNITIVO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS BRASIL EDUCATION MENTAL IMPAIRMENT COGNITIVE DEFICIT LEARNING DISABILITIES SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS BRAZIL |
title_short |
Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title_full |
Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title_fullStr |
Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title_full_unstemmed |
Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental |
title_sort |
Da deficiência mental à dificuldade intelectual e desenvolvimental |
author |
Silva, Maria Odete Emygdio da |
author_facet |
Silva, Maria Odete Emygdio da Coelho, Fernanda Maria da Silva |
author_role |
author |
author2 |
Coelho, Fernanda Maria da Silva |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Maria Odete Emygdio da Coelho, Fernanda Maria da Silva |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EDUCAÇÃO DEFICIÊNCIA MENTAL DÉFICE COGNITIVO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS BRASIL EDUCATION MENTAL IMPAIRMENT COGNITIVE DEFICIT LEARNING DISABILITIES SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS BRAZIL |
topic |
EDUCAÇÃO DEFICIÊNCIA MENTAL DÉFICE COGNITIVO DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM EDUCAÇÃO ESPECIAL NECESSIDADES EDUCATIVAS ESPECIAIS BRASIL EDUCATION MENTAL IMPAIRMENT COGNITIVE DEFICIT LEARNING DISABILITIES SPECIAL EDUCATION SPECIAL EDUCATIONAL NEEDS BRAZIL |
description |
Neste artigo apresenta-se a evolução conceptual de deficiência mental ou défice cognitivo até recentemente, quando o conceito de dificuldade intelectual e desenvolvimental (DID) começou a ser utilizado em substituição daqueles, num acertar de passo com as reflexões produzidas sobre esta problemática, que evidenciaram a conotação negativa e pejorativa do termo deficiência. Na escola, o conceito que agora se pretende generalizar implica também uma mudança de paradigma no atendimento a crianças e jovens que apresentam tais dificuldades, uma vez que aponta para que o mesmo deixe de ser feito com base no grau de deficiência atribuído para passar a basear-se nos apoios efetivamente necessários. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-01-01T00:00:00Z 2014 2015-05-13T15:59:35Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10437/6311 |
url |
http://hdl.handle.net/10437/6311 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
publisher.none.fl_str_mv |
Edições Universitárias Lusófonas |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799137079050895360 |