Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/38979 |
Resumo: | Desde que nasce, a criança necessita de espaços que permitam liberdade de movimentos, de segurança e principalmente, da sua socialização com o mundo e com as pessoas que a rodeiam, para o seu desenvolvimento social e emocional. Assim, em contexto de creche, o ambiente educativo deve ser pensado e preparado de forma a promover interações sociais positivas. Devem ser criadas oportunidades e promover-se estratégias para ensinar e desenvolver competências sociais e emocionais em crianças tão pequenas, o que pode tornar-se um desafio difícil. Durante o período de observação, procurei identificar quais as estratégias implementadas pela educadora e como se refletiam no grupo, com o recurso de duas listas de verificação, uma para a educadora e outra para a o grupo de crianças. Outro recurso pensado consistiu na implementação de um jogo cooperativo, que permite observar, ao nível das relações positivas, a empatia, a cooperação e a alegria. Neste sentido, surge a importância de desenvolver e de explorar com o grupo as emoções e o sentimento de empatia, através de propostas de atividades com base no livro O Monstro das Cores, proposto por Llenas (2012). Embora as crianças sejam muito pequenas, é possível a criação de estratégias e a sua aplicação em momentos que não os das rotinas diárias. É possível pensar-se em jogos que promovam o brincar de forma cooperativa, a resolução de problemas e de conflitos entre elas, e na hora do conto, usar os livros como recurso para explorar as emoções, aprender o nome e expressar as suas emoções. Assim, surge a importância da educadora na criação de estratégias e de oportunidades para ajudar as crianças a aprenderem e desenvolverem competências sociais e emocionais, de forma simples e divertida, tendo em conta a idade do grupo. |
id |
RCAP_2204b4e12f995d395f544daff09b2cb6 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38979 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em crecheCompetências Sociais e EmocionaisPapel da EducadoraRelações PositivasCrecheDesde que nasce, a criança necessita de espaços que permitam liberdade de movimentos, de segurança e principalmente, da sua socialização com o mundo e com as pessoas que a rodeiam, para o seu desenvolvimento social e emocional. Assim, em contexto de creche, o ambiente educativo deve ser pensado e preparado de forma a promover interações sociais positivas. Devem ser criadas oportunidades e promover-se estratégias para ensinar e desenvolver competências sociais e emocionais em crianças tão pequenas, o que pode tornar-se um desafio difícil. Durante o período de observação, procurei identificar quais as estratégias implementadas pela educadora e como se refletiam no grupo, com o recurso de duas listas de verificação, uma para a educadora e outra para a o grupo de crianças. Outro recurso pensado consistiu na implementação de um jogo cooperativo, que permite observar, ao nível das relações positivas, a empatia, a cooperação e a alegria. Neste sentido, surge a importância de desenvolver e de explorar com o grupo as emoções e o sentimento de empatia, através de propostas de atividades com base no livro O Monstro das Cores, proposto por Llenas (2012). Embora as crianças sejam muito pequenas, é possível a criação de estratégias e a sua aplicação em momentos que não os das rotinas diárias. É possível pensar-se em jogos que promovam o brincar de forma cooperativa, a resolução de problemas e de conflitos entre elas, e na hora do conto, usar os livros como recurso para explorar as emoções, aprender o nome e expressar as suas emoções. Assim, surge a importância da educadora na criação de estratégias e de oportunidades para ajudar as crianças a aprenderem e desenvolverem competências sociais e emocionais, de forma simples e divertida, tendo em conta a idade do grupo.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumGomes, Denise Margarida da Mota2022-01-25T15:36:57Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38979202897818porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:37ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche |
title |
Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche |
spellingShingle |
Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche Gomes, Denise Margarida da Mota Competências Sociais e Emocionais Papel da Educadora Relações Positivas Creche |
title_short |
Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche |
title_full |
Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche |
title_fullStr |
Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche |
title_full_unstemmed |
Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche |
title_sort |
Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche |
author |
Gomes, Denise Margarida da Mota |
author_facet |
Gomes, Denise Margarida da Mota |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Vale, Vera Maria Silvério do, 1961- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gomes, Denise Margarida da Mota |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Competências Sociais e Emocionais Papel da Educadora Relações Positivas Creche |
topic |
Competências Sociais e Emocionais Papel da Educadora Relações Positivas Creche |
description |
Desde que nasce, a criança necessita de espaços que permitam liberdade de movimentos, de segurança e principalmente, da sua socialização com o mundo e com as pessoas que a rodeiam, para o seu desenvolvimento social e emocional. Assim, em contexto de creche, o ambiente educativo deve ser pensado e preparado de forma a promover interações sociais positivas. Devem ser criadas oportunidades e promover-se estratégias para ensinar e desenvolver competências sociais e emocionais em crianças tão pequenas, o que pode tornar-se um desafio difícil. Durante o período de observação, procurei identificar quais as estratégias implementadas pela educadora e como se refletiam no grupo, com o recurso de duas listas de verificação, uma para a educadora e outra para a o grupo de crianças. Outro recurso pensado consistiu na implementação de um jogo cooperativo, que permite observar, ao nível das relações positivas, a empatia, a cooperação e a alegria. Neste sentido, surge a importância de desenvolver e de explorar com o grupo as emoções e o sentimento de empatia, através de propostas de atividades com base no livro O Monstro das Cores, proposto por Llenas (2012). Embora as crianças sejam muito pequenas, é possível a criação de estratégias e a sua aplicação em momentos que não os das rotinas diárias. É possível pensar-se em jogos que promovam o brincar de forma cooperativa, a resolução de problemas e de conflitos entre elas, e na hora do conto, usar os livros como recurso para explorar as emoções, aprender o nome e expressar as suas emoções. Assim, surge a importância da educadora na criação de estratégias e de oportunidades para ajudar as crianças a aprenderem e desenvolverem competências sociais e emocionais, de forma simples e divertida, tendo em conta a idade do grupo. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-01-01T00:00:00Z 2021-01-01T00:00:00Z 2022-01-25T15:36:57Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/38979 202897818 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/38979 |
identifier_str_mv |
202897818 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301287907360768 |