Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gomes, Denise Margarida da Mota
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.26/38979
Resumo: Desde que nasce, a criança necessita de espaços que permitam liberdade de movimentos, de segurança e principalmente, da sua socialização com o mundo e com as pessoas que a rodeiam, para o seu desenvolvimento social e emocional. Assim, em contexto de creche, o ambiente educativo deve ser pensado e preparado de forma a promover interações sociais positivas. Devem ser criadas oportunidades e promover-se estratégias para ensinar e desenvolver competências sociais e emocionais em crianças tão pequenas, o que pode tornar-se um desafio difícil. Durante o período de observação, procurei identificar quais as estratégias implementadas pela educadora e como se refletiam no grupo, com o recurso de duas listas de verificação, uma para a educadora e outra para a o grupo de crianças. Outro recurso pensado consistiu na implementação de um jogo cooperativo, que permite observar, ao nível das relações positivas, a empatia, a cooperação e a alegria. Neste sentido, surge a importância de desenvolver e de explorar com o grupo as emoções e o sentimento de empatia, através de propostas de atividades com base no livro O Monstro das Cores, proposto por Llenas (2012). Embora as crianças sejam muito pequenas, é possível a criação de estratégias e a sua aplicação em momentos que não os das rotinas diárias. É possível pensar-se em jogos que promovam o brincar de forma cooperativa, a resolução de problemas e de conflitos entre elas, e na hora do conto, usar os livros como recurso para explorar as emoções, aprender o nome e expressar as suas emoções. Assim, surge a importância da educadora na criação de estratégias e de oportunidades para ajudar as crianças a aprenderem e desenvolverem competências sociais e emocionais, de forma simples e divertida, tendo em conta a idade do grupo.
id RCAP_2204b4e12f995d395f544daff09b2cb6
oai_identifier_str oai:comum.rcaap.pt:10400.26/38979
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str
spelling Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em crecheCompetências Sociais e EmocionaisPapel da EducadoraRelações PositivasCrecheDesde que nasce, a criança necessita de espaços que permitam liberdade de movimentos, de segurança e principalmente, da sua socialização com o mundo e com as pessoas que a rodeiam, para o seu desenvolvimento social e emocional. Assim, em contexto de creche, o ambiente educativo deve ser pensado e preparado de forma a promover interações sociais positivas. Devem ser criadas oportunidades e promover-se estratégias para ensinar e desenvolver competências sociais e emocionais em crianças tão pequenas, o que pode tornar-se um desafio difícil. Durante o período de observação, procurei identificar quais as estratégias implementadas pela educadora e como se refletiam no grupo, com o recurso de duas listas de verificação, uma para a educadora e outra para a o grupo de crianças. Outro recurso pensado consistiu na implementação de um jogo cooperativo, que permite observar, ao nível das relações positivas, a empatia, a cooperação e a alegria. Neste sentido, surge a importância de desenvolver e de explorar com o grupo as emoções e o sentimento de empatia, através de propostas de atividades com base no livro O Monstro das Cores, proposto por Llenas (2012). Embora as crianças sejam muito pequenas, é possível a criação de estratégias e a sua aplicação em momentos que não os das rotinas diárias. É possível pensar-se em jogos que promovam o brincar de forma cooperativa, a resolução de problemas e de conflitos entre elas, e na hora do conto, usar os livros como recurso para explorar as emoções, aprender o nome e expressar as suas emoções. Assim, surge a importância da educadora na criação de estratégias e de oportunidades para ajudar as crianças a aprenderem e desenvolverem competências sociais e emocionais, de forma simples e divertida, tendo em conta a idade do grupo.Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-Repositório ComumGomes, Denise Margarida da Mota2022-01-25T15:36:57Z2021-01-01T00:00:00Z2021-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/38979202897818porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:37ZPortal AgregadorONG
dc.title.none.fl_str_mv Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche
title Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche
spellingShingle Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche
Gomes, Denise Margarida da Mota
Competências Sociais e Emocionais
Papel da Educadora
Relações Positivas
Creche
title_short Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche
title_full Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche
title_fullStr Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche
title_full_unstemmed Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche
title_sort Desenvolvimento socioemocional: educar para as emoções em creche
author Gomes, Denise Margarida da Mota
author_facet Gomes, Denise Margarida da Mota
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vale, Vera Maria Silvério do, 1961-
Repositório Comum
dc.contributor.author.fl_str_mv Gomes, Denise Margarida da Mota
dc.subject.por.fl_str_mv Competências Sociais e Emocionais
Papel da Educadora
Relações Positivas
Creche
topic Competências Sociais e Emocionais
Papel da Educadora
Relações Positivas
Creche
description Desde que nasce, a criança necessita de espaços que permitam liberdade de movimentos, de segurança e principalmente, da sua socialização com o mundo e com as pessoas que a rodeiam, para o seu desenvolvimento social e emocional. Assim, em contexto de creche, o ambiente educativo deve ser pensado e preparado de forma a promover interações sociais positivas. Devem ser criadas oportunidades e promover-se estratégias para ensinar e desenvolver competências sociais e emocionais em crianças tão pequenas, o que pode tornar-se um desafio difícil. Durante o período de observação, procurei identificar quais as estratégias implementadas pela educadora e como se refletiam no grupo, com o recurso de duas listas de verificação, uma para a educadora e outra para a o grupo de crianças. Outro recurso pensado consistiu na implementação de um jogo cooperativo, que permite observar, ao nível das relações positivas, a empatia, a cooperação e a alegria. Neste sentido, surge a importância de desenvolver e de explorar com o grupo as emoções e o sentimento de empatia, através de propostas de atividades com base no livro O Monstro das Cores, proposto por Llenas (2012). Embora as crianças sejam muito pequenas, é possível a criação de estratégias e a sua aplicação em momentos que não os das rotinas diárias. É possível pensar-se em jogos que promovam o brincar de forma cooperativa, a resolução de problemas e de conflitos entre elas, e na hora do conto, usar os livros como recurso para explorar as emoções, aprender o nome e expressar as suas emoções. Assim, surge a importância da educadora na criação de estratégias e de oportunidades para ajudar as crianças a aprenderem e desenvolverem competências sociais e emocionais, de forma simples e divertida, tendo em conta a idade do grupo.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-01-01T00:00:00Z
2021-01-01T00:00:00Z
2022-01-25T15:36:57Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.26/38979
202897818
url http://hdl.handle.net/10400.26/38979
identifier_str_mv 202897818
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1777301287907360768