Utilização da metodologia BIM no apoio à reabilitação funcional de um edifício

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Lopes, João Donato Oliveira
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10362/31870
Resumo: A conjuntura dos últimos anos em Portugal, tem promovido a reabilitação de imóveis em detrimento da construção nova, sendo que ações deste género possuem especificidades técnicas que devem ser alvo de estudo por parte dos intervenientes no projeto, construção e manutenção. De forma a realizar este estudo é necessária uma base onde toda a informação do edifício a reabilitar esteja atualizada e de acordo com o existente. A reabilitação, para além de estrutural, contempla muitas vezes aspetos funcionais relacionados com uma “nova utilização” do espaço incluindo também aspetos como iluminação, redes elétricas e de comunicação, instalações de águas, térmica de edifícios, sistemas energéticos, segurança contra incêndio e acústica. O setor da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações (AECO) tem inovado nos métodos de projetar e construir através do uso de novas tecnologias, destacando - se a metodologia Building Information Modelling (BIM). No entanto, ainda é necessário aprofundar como esta metodologia pode ser aplicada à reabilitação. O BIM possui como principal mais valia a possibilidade de uma representação precisa da geometria dos elementos, integrando a informação em várias dimensões. A utilização de modelos digitais é muito importante, pois permite otimizar a visualização e detalhe destes elementos e dos seus processos construtivos, sendo uma metodologia colaborativa. O presente trabalho pretende enquadrar a temática BIM na reabilitação de edifícios, nomeadamente ao nível funcional, prevendo-se desenvolver um estudo em que será aplicado esta metodologia à reabilitação funcional de um edifício comercial. O modelo em BIM será modelado a partir do levantamento do existente com recurso ao laser scanner e das plantas existentes, sendo posteriormente explorado para a obtenção de documentação útil, tal como peças desenhadas que representam tanto as operações de demolição como de construção nova, numa aplicação abrangente da metodologia.
id RCAP_220c56b69df639b3898da79e080a039f
oai_identifier_str oai:run.unl.pt:10362/31870
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Utilização da metodologia BIM no apoio à reabilitação funcional de um edifícioReabilitação FuncionalBIMLaser ScannerNuvem de pontosModelo digitalDomínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia CivilA conjuntura dos últimos anos em Portugal, tem promovido a reabilitação de imóveis em detrimento da construção nova, sendo que ações deste género possuem especificidades técnicas que devem ser alvo de estudo por parte dos intervenientes no projeto, construção e manutenção. De forma a realizar este estudo é necessária uma base onde toda a informação do edifício a reabilitar esteja atualizada e de acordo com o existente. A reabilitação, para além de estrutural, contempla muitas vezes aspetos funcionais relacionados com uma “nova utilização” do espaço incluindo também aspetos como iluminação, redes elétricas e de comunicação, instalações de águas, térmica de edifícios, sistemas energéticos, segurança contra incêndio e acústica. O setor da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações (AECO) tem inovado nos métodos de projetar e construir através do uso de novas tecnologias, destacando - se a metodologia Building Information Modelling (BIM). No entanto, ainda é necessário aprofundar como esta metodologia pode ser aplicada à reabilitação. O BIM possui como principal mais valia a possibilidade de uma representação precisa da geometria dos elementos, integrando a informação em várias dimensões. A utilização de modelos digitais é muito importante, pois permite otimizar a visualização e detalhe destes elementos e dos seus processos construtivos, sendo uma metodologia colaborativa. O presente trabalho pretende enquadrar a temática BIM na reabilitação de edifícios, nomeadamente ao nível funcional, prevendo-se desenvolver um estudo em que será aplicado esta metodologia à reabilitação funcional de um edifício comercial. O modelo em BIM será modelado a partir do levantamento do existente com recurso ao laser scanner e das plantas existentes, sendo posteriormente explorado para a obtenção de documentação útil, tal como peças desenhadas que representam tanto as operações de demolição como de construção nova, numa aplicação abrangente da metodologia.Silva, Maria JoãoPinho, FernandoRUNLopes, João Donato Oliveira2018-03-05T23:54:03Z2017-1120172017-11-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10362/31870porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2024-03-11T04:17:22Zoai:run.unl.pt:10362/31870Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-20T03:29:39.037519Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Utilização da metodologia BIM no apoio à reabilitação funcional de um edifício
title Utilização da metodologia BIM no apoio à reabilitação funcional de um edifício
spellingShingle Utilização da metodologia BIM no apoio à reabilitação funcional de um edifício
Lopes, João Donato Oliveira
Reabilitação Funcional
BIM
Laser Scanner
Nuvem de pontos
Modelo digital
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
title_short Utilização da metodologia BIM no apoio à reabilitação funcional de um edifício
title_full Utilização da metodologia BIM no apoio à reabilitação funcional de um edifício
title_fullStr Utilização da metodologia BIM no apoio à reabilitação funcional de um edifício
title_full_unstemmed Utilização da metodologia BIM no apoio à reabilitação funcional de um edifício
title_sort Utilização da metodologia BIM no apoio à reabilitação funcional de um edifício
author Lopes, João Donato Oliveira
author_facet Lopes, João Donato Oliveira
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Silva, Maria João
Pinho, Fernando
RUN
dc.contributor.author.fl_str_mv Lopes, João Donato Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Reabilitação Funcional
BIM
Laser Scanner
Nuvem de pontos
Modelo digital
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
topic Reabilitação Funcional
BIM
Laser Scanner
Nuvem de pontos
Modelo digital
Domínio/Área Científica::Engenharia e Tecnologia::Engenharia Civil
description A conjuntura dos últimos anos em Portugal, tem promovido a reabilitação de imóveis em detrimento da construção nova, sendo que ações deste género possuem especificidades técnicas que devem ser alvo de estudo por parte dos intervenientes no projeto, construção e manutenção. De forma a realizar este estudo é necessária uma base onde toda a informação do edifício a reabilitar esteja atualizada e de acordo com o existente. A reabilitação, para além de estrutural, contempla muitas vezes aspetos funcionais relacionados com uma “nova utilização” do espaço incluindo também aspetos como iluminação, redes elétricas e de comunicação, instalações de águas, térmica de edifícios, sistemas energéticos, segurança contra incêndio e acústica. O setor da Arquitetura, Engenharia, Construção e Operações (AECO) tem inovado nos métodos de projetar e construir através do uso de novas tecnologias, destacando - se a metodologia Building Information Modelling (BIM). No entanto, ainda é necessário aprofundar como esta metodologia pode ser aplicada à reabilitação. O BIM possui como principal mais valia a possibilidade de uma representação precisa da geometria dos elementos, integrando a informação em várias dimensões. A utilização de modelos digitais é muito importante, pois permite otimizar a visualização e detalhe destes elementos e dos seus processos construtivos, sendo uma metodologia colaborativa. O presente trabalho pretende enquadrar a temática BIM na reabilitação de edifícios, nomeadamente ao nível funcional, prevendo-se desenvolver um estudo em que será aplicado esta metodologia à reabilitação funcional de um edifício comercial. O modelo em BIM será modelado a partir do levantamento do existente com recurso ao laser scanner e das plantas existentes, sendo posteriormente explorado para a obtenção de documentação útil, tal como peças desenhadas que representam tanto as operações de demolição como de construção nova, numa aplicação abrangente da metodologia.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-11
2017
2017-11-01T00:00:00Z
2018-03-05T23:54:03Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10362/31870
url http://hdl.handle.net/10362/31870
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799137921871118336