História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122 |
Resumo: | Nos últimos anos, principalmente com a criação dos mestrados em ensino do 1.º e 2.º CEB, tem vindo a ser aprofundado o estudo e a reflexão em torno da componente de história na formação inicial de professores do ensino básico. Deste trabalho, que se tem desenvolvido no domínio científico das Ciências Sociais (Departamento das Ciências Humanas e Sociais da Escola Superior de Educação de Lisboa), resultaram mudanças relevantes nos planos de estudo da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, e, ainda, nos conteúdos e metodologias das unidades curriculares. Estas mudanças centram-se na afirmação de uma abordagem pedagógico-didática que parte de uma conceção de educação histórica assente em duas premissas fundamentais: (i) das linhas que hoje orientam a construção do conhecimento histórico emergem as competências a desenvolver na sala de aula do ensino básico; (ii) o processo de ensino e aprendizagem da história deve privilegiar o desenvolvimento de alunos historicamente competentes. Neste sentido, propomo-nos (a) analisar, numa perspetiva epistemológica, o processo de construção da operação histórica; (b) definir as competências essenciais a desenvolver na área disciplinar da história na educação básica; (c) refletir sobre alguns dos resultados que têm sido alcançados na formação da ESELx, a partir das observações da supervisão da prática pedagógica. |
id |
RCAP_22be5ba03deb7d7fb756da68797f236a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/122 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELxNos últimos anos, principalmente com a criação dos mestrados em ensino do 1.º e 2.º CEB, tem vindo a ser aprofundado o estudo e a reflexão em torno da componente de história na formação inicial de professores do ensino básico. Deste trabalho, que se tem desenvolvido no domínio científico das Ciências Sociais (Departamento das Ciências Humanas e Sociais da Escola Superior de Educação de Lisboa), resultaram mudanças relevantes nos planos de estudo da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, e, ainda, nos conteúdos e metodologias das unidades curriculares. Estas mudanças centram-se na afirmação de uma abordagem pedagógico-didática que parte de uma conceção de educação histórica assente em duas premissas fundamentais: (i) das linhas que hoje orientam a construção do conhecimento histórico emergem as competências a desenvolver na sala de aula do ensino básico; (ii) o processo de ensino e aprendizagem da história deve privilegiar o desenvolvimento de alunos historicamente competentes. Neste sentido, propomo-nos (a) analisar, numa perspetiva epistemológica, o processo de construção da operação histórica; (b) definir as competências essenciais a desenvolver na área disciplinar da história na educação básica; (c) refletir sobre alguns dos resultados que têm sido alcançados na formação da ESELx, a partir das observações da supervisão da prática pedagógica.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2017-03-24T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/122Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 1 (2017); 63-90Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 Núm. 1 (2017); 63-90Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 1 (2017); 63-90Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 N.º 1 (2017); 63-902182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122/htmlDireitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Alfredo Gomes2022-09-22T10:36:31Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/122Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:30.825139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx |
title |
História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx |
spellingShingle |
História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx Dias, Alfredo Gomes |
title_short |
História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx |
title_full |
História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx |
title_fullStr |
História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx |
title_full_unstemmed |
História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx |
title_sort |
História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx |
author |
Dias, Alfredo Gomes |
author_facet |
Dias, Alfredo Gomes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Dias, Alfredo Gomes |
description |
Nos últimos anos, principalmente com a criação dos mestrados em ensino do 1.º e 2.º CEB, tem vindo a ser aprofundado o estudo e a reflexão em torno da componente de história na formação inicial de professores do ensino básico. Deste trabalho, que se tem desenvolvido no domínio científico das Ciências Sociais (Departamento das Ciências Humanas e Sociais da Escola Superior de Educação de Lisboa), resultaram mudanças relevantes nos planos de estudo da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, e, ainda, nos conteúdos e metodologias das unidades curriculares. Estas mudanças centram-se na afirmação de uma abordagem pedagógico-didática que parte de uma conceção de educação histórica assente em duas premissas fundamentais: (i) das linhas que hoje orientam a construção do conhecimento histórico emergem as competências a desenvolver na sala de aula do ensino básico; (ii) o processo de ensino e aprendizagem da história deve privilegiar o desenvolvimento de alunos historicamente competentes. Neste sentido, propomo-nos (a) analisar, numa perspetiva epistemológica, o processo de construção da operação histórica; (b) definir as competências essenciais a desenvolver na área disciplinar da história na educação básica; (c) refletir sobre alguns dos resultados que têm sido alcançados na formação da ESELx, a partir das observações da supervisão da prática pedagógica. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-24T00:00:00Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
journal article info:eu-repo/semantics/article |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122 oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/122 |
url |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122 |
identifier_str_mv |
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/122 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122 https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122/pdf https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122/html |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf text/html |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
publisher.none.fl_str_mv |
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais |
dc.source.none.fl_str_mv |
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 1 (2017); 63-90 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 Núm. 1 (2017); 63-90 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 1 (2017); 63-90 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 N.º 1 (2017); 63-90 2182-1372 0874-9620 reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799130452476297216 |