História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias, Alfredo Gomes
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122
Resumo: Nos últimos anos, principalmente com a criação dos mestrados em ensino do 1.º e 2.º CEB, tem vindo a ser aprofundado o estudo e a reflexão em torno da componente de história na formação inicial de professores do ensino básico. Deste trabalho, que se tem desenvolvido no domínio científico das Ciências Sociais (Departamento das Ciências Humanas e Sociais da Escola Superior de Educação de Lisboa), resultaram mudanças relevantes nos planos de estudo da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, e, ainda, nos conteúdos e metodologias das unidades curriculares. Estas mudanças centram-se na afirmação de uma abordagem pedagógico-didática que parte de uma conceção de educação histórica assente em duas premissas fundamentais: (i) das linhas que hoje orientam a construção do conhecimento histórico emergem as competências a desenvolver na sala de aula do ensino básico; (ii) o processo de ensino e aprendizagem da história deve privilegiar o desenvolvimento de alunos historicamente competentes. Neste sentido, propomo-nos (a) analisar, numa perspetiva epistemológica, o processo de construção da operação histórica; (b) definir as competências essenciais a desenvolver na área disciplinar da história na educação básica; (c) refletir sobre alguns dos resultados que têm sido alcançados na formação da ESELx, a partir das observações da supervisão da prática pedagógica.
id RCAP_22be5ba03deb7d7fb756da68797f236a
oai_identifier_str oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/122
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELxNos últimos anos, principalmente com a criação dos mestrados em ensino do 1.º e 2.º CEB, tem vindo a ser aprofundado o estudo e a reflexão em torno da componente de história na formação inicial de professores do ensino básico. Deste trabalho, que se tem desenvolvido no domínio científico das Ciências Sociais (Departamento das Ciências Humanas e Sociais da Escola Superior de Educação de Lisboa), resultaram mudanças relevantes nos planos de estudo da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, e, ainda, nos conteúdos e metodologias das unidades curriculares. Estas mudanças centram-se na afirmação de uma abordagem pedagógico-didática que parte de uma conceção de educação histórica assente em duas premissas fundamentais: (i) das linhas que hoje orientam a construção do conhecimento histórico emergem as competências a desenvolver na sala de aula do ensino básico; (ii) o processo de ensino e aprendizagem da história deve privilegiar o desenvolvimento de alunos historicamente competentes. Neste sentido, propomo-nos (a) analisar, numa perspetiva epistemológica, o processo de construção da operação histórica; (b) definir as competências essenciais a desenvolver na área disciplinar da história na educação básica; (c) refletir sobre alguns dos resultados que têm sido alcançados na formação da ESELx, a partir das observações da supervisão da prática pedagógica.CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais2017-03-24T00:00:00Zjournal articleinfo:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdftext/htmlhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/122Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 1 (2017); 63-90Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 Núm. 1 (2017); 63-90Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 1 (2017); 63-90Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 N.º 1 (2017); 63-902182-13720874-9620reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAPporhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122/pdfhttps://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122/htmlDireitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacionalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDias, Alfredo Gomes2022-09-22T10:36:31Zoai:ojs.eselx.ipl.pt:article/122Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T15:58:30.825139Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx
title História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx
spellingShingle História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx
Dias, Alfredo Gomes
title_short História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx
title_full História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx
title_fullStr História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx
title_full_unstemmed História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx
title_sort História e Desenvolvimento de Competências na Educação Básica. A experiência da ESELx
author Dias, Alfredo Gomes
author_facet Dias, Alfredo Gomes
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias, Alfredo Gomes
description Nos últimos anos, principalmente com a criação dos mestrados em ensino do 1.º e 2.º CEB, tem vindo a ser aprofundado o estudo e a reflexão em torno da componente de história na formação inicial de professores do ensino básico. Deste trabalho, que se tem desenvolvido no domínio científico das Ciências Sociais (Departamento das Ciências Humanas e Sociais da Escola Superior de Educação de Lisboa), resultaram mudanças relevantes nos planos de estudo da Licenciatura em Educação Básica e do Mestrado em Ensino do 1.º CEB e de Português e História e Geografia de Portugal no 2.º CEB, e, ainda, nos conteúdos e metodologias das unidades curriculares. Estas mudanças centram-se na afirmação de uma abordagem pedagógico-didática que parte de uma conceção de educação histórica assente em duas premissas fundamentais: (i) das linhas que hoje orientam a construção do conhecimento histórico emergem as competências a desenvolver na sala de aula do ensino básico; (ii) o processo de ensino e aprendizagem da história deve privilegiar o desenvolvimento de alunos historicamente competentes. Neste sentido, propomo-nos (a) analisar, numa perspetiva epistemológica, o processo de construção da operação histórica; (b) definir as competências essenciais a desenvolver na área disciplinar da história na educação básica; (c) refletir sobre alguns dos resultados que têm sido alcançados na formação da ESELx, a partir das observações da supervisão da prática pedagógica.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-24T00:00:00Z
dc.type.driver.fl_str_mv journal article
info:eu-repo/semantics/article
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122
oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/122
url https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122
identifier_str_mv oai:ojs.eselx.ipl.pt:article/122
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122/pdf
https://ojs.eselx.ipl.pt/index.php/invep/article/view/122/html
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos de Autor (c) 2017 Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
text/html
dc.publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
publisher.none.fl_str_mv CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
dc.source.none.fl_str_mv Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 1 (2017); 63-90
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 Núm. 1 (2017); 63-90
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 No. 1 (2017); 63-90
Da Investigação às Práticas: Estudos de Natureza Educacional; Vol. 7 N.º 1 (2017); 63-90
2182-1372
0874-9620
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799130452476297216