Destinos termais portugueses: territórios de lazer(es) múltiplos e oportunidade(s) ao desenvolvimento local

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ramos, Adília Rita Cabral de Carvalho Viana
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Costa, Carlos Manuel Martins da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10773/38956
Resumo: Constituindo-se como uma das formas de turismo mais remota, o Turismo termal associa-se hoje a uma abrangência conceptual que ultrapassa o termalismo clássico o que é fundamental para a consolidação de projectos turísticos estruturantes, atractivos e sustentáveis, em áreas normalmente debilitadas no que diz respeito ao desenvolvimento económico. Neste sentido, analisar os contornos dos contextos de mudança que caracterizam o novo paradigma do termalismo em Portugal, e que parecem querer sobressair na sua imagem actual, constituiu a matriz orientadora deste artigo. Assim sendo, foi com base num estudo empírico sustentado por um corpo teórico prévio e no exemplo de excelência do caso alemão, bem como das possíveis adaptações de medidas e de políticas à situação lusa, que se procedeu a um estudo qualitativo e quantitativo da oferta termal portuguesa, procurando evidenciar a(s) sensibilidade(s) da oferta termal, na sua globalidade, e o posicionamento da mesma face ao eclodir dum novo paradigma – o da afirmação de destinos de interior. Os resultados das análises permitiram concluir, que apesar da resistência de alguns obstáculos actuais, os responsáveis pela revitalização termal reconhecem a inevitável articulação e complementaridade entre o termalismo curativo, preventivo e lúdico e a sua complementaridade regional/local. Neste contexto, tornou-se evidente que o reposicionamento dos destinos turísticos termais em Portugal baseado numa maior agressividade e originalidade em termos de marketing, consubstanciado na implementação de um modelo inovador e qualitativo, constitui uma necessidade e um desafio ao turismo português através do produto “Saúde e Bem-estar” bem evidenciado no Plano Estratégico Nacional de Turismo – PENT.
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