Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | eng |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.21/14075 |
Resumo: | Relatório de Projeto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música, conforme o Decreto-Lei nº107/208 de 25 de Junho. |
id |
RCAP_233bc69ee34144d3cb08cadabf22a9ef |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14075 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
7160 |
spelling |
Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard WagnerÓperaVerdiWagnerTécnica vocalFormantesHarmónicosVibratoVoceVista Video ProOperaVocal techniqueFormantsHarmonicsRelatório de Projeto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música, conforme o Decreto-Lei nº107/208 de 25 de Junho.As cantoras de ópera que cantam repertório italiano e alemão dos séculos XIX e XX precisam de se adaptar vocalmente para serem fiéis ao espírito dos compositores. Cada vez mais, cantores de ópera e conservatórios internacionais de canto, consideram o Bel Canto como a referência técnica para o ensino do canto. Porém, uma cantora que canta Verdi canta Wagner de maneira bastante diferente, embora este repertório possa estar dentro da sua Fach. No contexto de performance, este projeto analisa essas adaptações vocais de sopranos dramáticos. Em primeiro lugar, procedeu-se a uma análise bibliográfica comparativa das escolas de canto italianas e alemãs, apesar das fontes serem limitadas e frequentemente baseadas na pesquisa de Richard Miller. Em seguida, a par da análise percetual fez-se uma análise física através da audição de gravações e pesquisa espectral do canto gravado no referido repertório. O objetivo foi descobrir se existem diferenças de técnica quando as cantoras cantam a vogal |a|, e no caso de existirem, quais as suas adaptações em ambos repertórios, assim como, se estas diferenças são visíveis na intensidade dos harmónicos, nas mudanças de registro e no vibrato. Estudos anteriores identificaram as relações entre os formantes (as ressonâncias do trato vocal) e os harmónicos no canto lírico dos sopranos, sendo a mais comum o acoplamento de F1/H1 (o do primeiro formante com o primeiro harmónico). Este fenómeno é também conhecido como o timbre whoop (que ocorre quando o harmónico mais baixo, ou o tom cantado, corresponde à primeira ressonância). Partindo desses estudos já conhecidos, esta pesquisa analisa o espectro cantado em 12 gravações de Verdi e Wagner de 6 sopranos dramáticos diferentes, para descobrirmos as estratégias de ressonância e técnicas utilizadas. Foram encontradas adaptações vocais significativas no que diz respeito aos harmónicos, mudanças de registro e vibrato, quando as soprano cantam os dois repertórios diferentes.ABSTRACT - Opera singers who sing Italian and German repertoire from the 19th and 20th centuries, need to vocally adapt to follow the spirit of the composers. More and more, opera singers and international conservatories consider Bel Canto as the vocal technique of reference for teaching singing. However, a soprano who sings Verdi sings Wagner differently, although having both these repertoires within her Fach. In the context of performance, this project consists of the analysis of vocal adaptations made by Spinto and Dramatic Sopranos when singing different repertoires. The first phase of this analysis involved collecting a comparative bibliographic research of Italian and German schools of singing. The sources on this subject are limited and often based on Richard Miller’s research (a noted voice specialist). The second phase of this study involved a perceptual analysis of listening to recordings, as well as a physical observation of the sung spectrum of repertoire. The objective was to find out if there are differences heard when using contrasting vocal techniques when singers sing vowel |a| and its modifications in one or the other repertoire. Moreover, if these differences are visible in physical parameters such as the intensity of harmonics, changes in vocal registers, and vibrato. Previous studies have identified specific characteristics in the relationship between formants (the resonances of the vocal tract) and harmonics for classical/operatic singing. One of the most important is the F1/H1, the coupling of the first formant with the first harmonic, also called the whoop timbre (which occurs when the lowest harmonic, or sung pitch matches the first resonance). Departing from these known studies, this research performed a spectrum analysis of 12 Verdi and Wagner recordings taken from 6 different sopranos, in order to find their technical resonance strategies. Significant vocal adaptations in harmonics, register changes and vibrato were found when the sopranos sang the two contrasting repertoires.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMcKenzie, SiphiweRCIPLBrito, Inês Constança de2021-12-20T17:46:56Z2021-10-182021-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14075TID:202810003enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:56.839065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse |
dc.title.none.fl_str_mv |
Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner |
title |
Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner |
spellingShingle |
Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner Brito, Inês Constança de Ópera Verdi Wagner Técnica vocal Formantes Harmónicos Vibrato VoceVista Video Pro Opera Vocal technique Formants Harmonics |
title_short |
Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner |
title_full |
Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner |
title_fullStr |
Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner |
title_full_unstemmed |
Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner |
title_sort |
Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner |
author |
Brito, Inês Constança de |
author_facet |
Brito, Inês Constança de |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
McKenzie, Siphiwe RCIPL |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Brito, Inês Constança de |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ópera Verdi Wagner Técnica vocal Formantes Harmónicos Vibrato VoceVista Video Pro Opera Vocal technique Formants Harmonics |
topic |
Ópera Verdi Wagner Técnica vocal Formantes Harmónicos Vibrato VoceVista Video Pro Opera Vocal technique Formants Harmonics |
description |
Relatório de Projeto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música, conforme o Decreto-Lei nº107/208 de 25 de Junho. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-12-20T17:46:56Z 2021-10-18 2021-10-18T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.21/14075 TID:202810003 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.21/14075 |
identifier_str_mv |
TID:202810003 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
eng |
language |
eng |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1799133490906660864 |