Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Brito, Inês Constança de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: eng
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.21/14075
Resumo: Relatório de Projeto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música, conforme o Decreto-Lei nº107/208 de 25 de Junho.
id RCAP_233bc69ee34144d3cb08cadabf22a9ef
oai_identifier_str oai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14075
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard WagnerÓperaVerdiWagnerTécnica vocalFormantesHarmónicosVibratoVoceVista Video ProOperaVocal techniqueFormantsHarmonicsRelatório de Projeto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música, conforme o Decreto-Lei nº107/208 de 25 de Junho.As cantoras de ópera que cantam repertório italiano e alemão dos séculos XIX e XX precisam de se adaptar vocalmente para serem fiéis ao espírito dos compositores. Cada vez mais, cantores de ópera e conservatórios internacionais de canto, consideram o Bel Canto como a referência técnica para o ensino do canto. Porém, uma cantora que canta Verdi canta Wagner de maneira bastante diferente, embora este repertório possa estar dentro da sua Fach. No contexto de performance, este projeto analisa essas adaptações vocais de sopranos dramáticos. Em primeiro lugar, procedeu-se a uma análise bibliográfica comparativa das escolas de canto italianas e alemãs, apesar das fontes serem limitadas e frequentemente baseadas na pesquisa de Richard Miller. Em seguida, a par da análise percetual fez-se uma análise física através da audição de gravações e pesquisa espectral do canto gravado no referido repertório. O objetivo foi descobrir se existem diferenças de técnica quando as cantoras cantam a vogal |a|, e no caso de existirem, quais as suas adaptações em ambos repertórios, assim como, se estas diferenças são visíveis na intensidade dos harmónicos, nas mudanças de registro e no vibrato. Estudos anteriores identificaram as relações entre os formantes (as ressonâncias do trato vocal) e os harmónicos no canto lírico dos sopranos, sendo a mais comum o acoplamento de F1/H1 (o do primeiro formante com o primeiro harmónico). Este fenómeno é também conhecido como o timbre whoop (que ocorre quando o harmónico mais baixo, ou o tom cantado, corresponde à primeira ressonância). Partindo desses estudos já conhecidos, esta pesquisa analisa o espectro cantado em 12 gravações de Verdi e Wagner de 6 sopranos dramáticos diferentes, para descobrirmos as estratégias de ressonância e técnicas utilizadas. Foram encontradas adaptações vocais significativas no que diz respeito aos harmónicos, mudanças de registro e vibrato, quando as soprano cantam os dois repertórios diferentes.ABSTRACT - Opera singers who sing Italian and German repertoire from the 19th and 20th centuries, need to vocally adapt to follow the spirit of the composers. More and more, opera singers and international conservatories consider Bel Canto as the vocal technique of reference for teaching singing. However, a soprano who sings Verdi sings Wagner differently, although having both these repertoires within her Fach. In the context of performance, this project consists of the analysis of vocal adaptations made by Spinto and Dramatic Sopranos when singing different repertoires. The first phase of this analysis involved collecting a comparative bibliographic research of Italian and German schools of singing. The sources on this subject are limited and often based on Richard Miller’s research (a noted voice specialist). The second phase of this study involved a perceptual analysis of listening to recordings, as well as a physical observation of the sung spectrum of repertoire. The objective was to find out if there are differences heard when using contrasting vocal techniques when singers sing vowel |a| and its modifications in one or the other repertoire. Moreover, if these differences are visible in physical parameters such as the intensity of harmonics, changes in vocal registers, and vibrato. Previous studies have identified specific characteristics in the relationship between formants (the resonances of the vocal tract) and harmonics for classical/operatic singing. One of the most important is the F1/H1, the coupling of the first formant with the first harmonic, also called the whoop timbre (which occurs when the lowest harmonic, or sung pitch matches the first resonance). Departing from these known studies, this research performed a spectrum analysis of 12 Verdi and Wagner recordings taken from 6 different sopranos, in order to find their technical resonance strategies. Significant vocal adaptations in harmonics, register changes and vibrato were found when the sopranos sang the two contrasting repertoires.Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de LisboaMcKenzie, SiphiweRCIPLBrito, Inês Constança de2021-12-20T17:46:56Z2021-10-182021-10-18T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.21/14075TID:202810003enginfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-08-03T10:09:45Zoai:repositorio.ipl.pt:10400.21/14075Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T20:21:56.839065Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner
title Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner
spellingShingle Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner
Brito, Inês Constança de
Ópera
Verdi
Wagner
Técnica vocal
Formantes
Harmónicos
Vibrato
VoceVista Video Pro
Opera
Vocal technique
Formants
Harmonics
title_short Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner
title_full Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner
title_fullStr Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner
title_full_unstemmed Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner
title_sort Artistic project report: analysis of the adaptational techniques of dramatic sopranos when singing the operatic repertoire of Giuseppe Verdi and Richard Wagner
author Brito, Inês Constança de
author_facet Brito, Inês Constança de
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv McKenzie, Siphiwe
RCIPL
dc.contributor.author.fl_str_mv Brito, Inês Constança de
dc.subject.por.fl_str_mv Ópera
Verdi
Wagner
Técnica vocal
Formantes
Harmónicos
Vibrato
VoceVista Video Pro
Opera
Vocal technique
Formants
Harmonics
topic Ópera
Verdi
Wagner
Técnica vocal
Formantes
Harmónicos
Vibrato
VoceVista Video Pro
Opera
Vocal technique
Formants
Harmonics
description Relatório de Projeto Artístico apresentado à Escola Superior de Música de Lisboa do Instituto Politécnico de Lisboa, para cumprimento dos requisitos à obtenção do grau de Mestre em Música, conforme o Decreto-Lei nº107/208 de 25 de Junho.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-20T17:46:56Z
2021-10-18
2021-10-18T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10400.21/14075
TID:202810003
url http://hdl.handle.net/10400.21/14075
identifier_str_mv TID:202810003
dc.language.iso.fl_str_mv eng
language eng
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
publisher.none.fl_str_mv Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Música de Lisboa
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799133490906660864