Formas de apresentação do eu online: um estudo facebook versus linkedin

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferreira, Pedro Miguel Demédio
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10071/5166
Resumo: As redes sociais online são actualmente uma forte ferramenta de socialização, com inúmeras valências: podem ser utilizadas como ferramenta política, de sensibilização social ou mesmo instrumentalizadas do ponto de vista da vida profissional. Com esta dissertação pretende-se fazer um estudo comparativo entre duas redes sociais online com características distintas, a saber, o Facebook e Linkedin, Pretende-se perceber se o mesmo indivíduo adopta diferentes estratégias de apresentação do “eu” consoante o tipo de rede utilizado e respectivos propósitos pessoais. Para perceber as estratégias de apresentação do “eu” e como elas poderão diferir consoante a rede, a estratégia metodológica a adoptar será combinada com técnicas de cariz mais qualitativas/intensivas. Serão analisadas as informações recolhidas via entrevistas presenciais e análise de conteúdo online.
id RCAP_23a9ae6c7a440208ffca095cd71f44d6
oai_identifier_str oai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5166
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Formas de apresentação do eu online: um estudo facebook versus linkedinInternetRede social onlineFacebookLinkedinEuOnline social networkSelfAs redes sociais online são actualmente uma forte ferramenta de socialização, com inúmeras valências: podem ser utilizadas como ferramenta política, de sensibilização social ou mesmo instrumentalizadas do ponto de vista da vida profissional. Com esta dissertação pretende-se fazer um estudo comparativo entre duas redes sociais online com características distintas, a saber, o Facebook e Linkedin, Pretende-se perceber se o mesmo indivíduo adopta diferentes estratégias de apresentação do “eu” consoante o tipo de rede utilizado e respectivos propósitos pessoais. Para perceber as estratégias de apresentação do “eu” e como elas poderão diferir consoante a rede, a estratégia metodológica a adoptar será combinada com técnicas de cariz mais qualitativas/intensivas. Serão analisadas as informações recolhidas via entrevistas presenciais e análise de conteúdo online.Online social networks are now a strong tool of socialization, with numerous valences: can be used as a political tool, social awareness or even instrumentalized from the point of view of professional life. This dissertation aims to make a comparative study between two online social networks with different characteristics, namely Facebook and Linkedin, intended to see if the same individual adopts different strategies of the presentation of “self” depending on the type of network used and their personal purposes. To understand the strategies of presentation of “self” and how they can differ depending on the network, the methodological strategy to adopt will be combined with techniques of a more qualitative/intensive nature. Will analyze the information collected via face to face interviews and online content analyses.2013-06-19T16:29:25Z2012-01-01T00:00:00Z20122012-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfapplication/octet-streamhttp://hdl.handle.net/10071/5166porFerreira, Pedro Miguel Demédioinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-09T17:59:54Zoai:repositorio.iscte-iul.pt:10071/5166Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T22:31:35.655126Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Formas de apresentação do eu online: um estudo facebook versus linkedin
title Formas de apresentação do eu online: um estudo facebook versus linkedin
spellingShingle Formas de apresentação do eu online: um estudo facebook versus linkedin
Ferreira, Pedro Miguel Demédio
Internet
Rede social online
Facebook
Linkedin
Eu
Online social network
Self
title_short Formas de apresentação do eu online: um estudo facebook versus linkedin
title_full Formas de apresentação do eu online: um estudo facebook versus linkedin
title_fullStr Formas de apresentação do eu online: um estudo facebook versus linkedin
title_full_unstemmed Formas de apresentação do eu online: um estudo facebook versus linkedin
title_sort Formas de apresentação do eu online: um estudo facebook versus linkedin
author Ferreira, Pedro Miguel Demédio
author_facet Ferreira, Pedro Miguel Demédio
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferreira, Pedro Miguel Demédio
dc.subject.por.fl_str_mv Internet
Rede social online
Facebook
Linkedin
Eu
Online social network
Self
topic Internet
Rede social online
Facebook
Linkedin
Eu
Online social network
Self
description As redes sociais online são actualmente uma forte ferramenta de socialização, com inúmeras valências: podem ser utilizadas como ferramenta política, de sensibilização social ou mesmo instrumentalizadas do ponto de vista da vida profissional. Com esta dissertação pretende-se fazer um estudo comparativo entre duas redes sociais online com características distintas, a saber, o Facebook e Linkedin, Pretende-se perceber se o mesmo indivíduo adopta diferentes estratégias de apresentação do “eu” consoante o tipo de rede utilizado e respectivos propósitos pessoais. Para perceber as estratégias de apresentação do “eu” e como elas poderão diferir consoante a rede, a estratégia metodológica a adoptar será combinada com técnicas de cariz mais qualitativas/intensivas. Serão analisadas as informações recolhidas via entrevistas presenciais e análise de conteúdo online.
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012-01-01T00:00:00Z
2012
2012-10
2013-06-19T16:29:25Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10071/5166
url http://hdl.handle.net/10071/5166
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/octet-stream
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134877230039040