O espaço exterior como ambiente educativo
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/39587 |
Resumo: | O brincar na natureza tem vindo a assumir um papel importante em algumas instituições de educação de infância, contudo ainda existe um trabalho pela frente para que todos os educadores e instituições educativas apoiem e desenvolvam as suas práticas educativas neste espaço. Neste sentido, este estudo pretende mostrar o nível de bem-estar e implicação de um grupo de 5 crianças com 2 anos de idade em dois espaços: a sala da instituição e um espaço exterior (Natureza). A análise dos dados foi feita com recurso a um dispositivo de avaliação em creche (CREHEndo, Carvalho & Portugal, 2019) através do qual foram analisados os níveis de bem-estar e implicação das crianças em ambos os espaços em estudo. Os resultados mostram que o bem-estar e implicação da criança são mais notórias em ambientes naturais, contudo nem sempre estes espaços são explorados devido ao adulto ainda não aceitar o risco como forma de aprendizagem e desenvolvimento. |
id |
RCAP_23c53975fd1ea9c091d0a4bfded4e39a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:comum.rcaap.pt:10400.26/39587 |
network_acronym_str |
RCAP |
network_name_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository_id_str |
|
spelling |
O espaço exterior como ambiente educativoAmbiente EducativoEspaço SalaEspaço ExteriorNaturezaBrincarBrincar ArriscadoO brincar na natureza tem vindo a assumir um papel importante em algumas instituições de educação de infância, contudo ainda existe um trabalho pela frente para que todos os educadores e instituições educativas apoiem e desenvolvam as suas práticas educativas neste espaço. Neste sentido, este estudo pretende mostrar o nível de bem-estar e implicação de um grupo de 5 crianças com 2 anos de idade em dois espaços: a sala da instituição e um espaço exterior (Natureza). A análise dos dados foi feita com recurso a um dispositivo de avaliação em creche (CREHEndo, Carvalho & Portugal, 2019) através do qual foram analisados os níveis de bem-estar e implicação das crianças em ambos os espaços em estudo. Os resultados mostram que o bem-estar e implicação da criança são mais notórias em ambientes naturais, contudo nem sempre estes espaços são explorados devido ao adulto ainda não aceitar o risco como forma de aprendizagem e desenvolvimento.Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959-Repositório ComumWiart, Ariana Beatriz Gonçalves2022-03-02T10:25:09Z2022-01-01T00:00:00Z2022-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/39587202945910porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-09-05T15:41:41ZPortal AgregadorONG |
dc.title.none.fl_str_mv |
O espaço exterior como ambiente educativo |
title |
O espaço exterior como ambiente educativo |
spellingShingle |
O espaço exterior como ambiente educativo Wiart, Ariana Beatriz Gonçalves Ambiente Educativo Espaço Sala Espaço Exterior Natureza Brincar Brincar Arriscado |
title_short |
O espaço exterior como ambiente educativo |
title_full |
O espaço exterior como ambiente educativo |
title_fullStr |
O espaço exterior como ambiente educativo |
title_full_unstemmed |
O espaço exterior como ambiente educativo |
title_sort |
O espaço exterior como ambiente educativo |
author |
Wiart, Ariana Beatriz Gonçalves |
author_facet |
Wiart, Ariana Beatriz Gonçalves |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Coelho, Ana Maria Sarmento, 1959- Repositório Comum |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Wiart, Ariana Beatriz Gonçalves |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ambiente Educativo Espaço Sala Espaço Exterior Natureza Brincar Brincar Arriscado |
topic |
Ambiente Educativo Espaço Sala Espaço Exterior Natureza Brincar Brincar Arriscado |
description |
O brincar na natureza tem vindo a assumir um papel importante em algumas instituições de educação de infância, contudo ainda existe um trabalho pela frente para que todos os educadores e instituições educativas apoiem e desenvolvam as suas práticas educativas neste espaço. Neste sentido, este estudo pretende mostrar o nível de bem-estar e implicação de um grupo de 5 crianças com 2 anos de idade em dois espaços: a sala da instituição e um espaço exterior (Natureza). A análise dos dados foi feita com recurso a um dispositivo de avaliação em creche (CREHEndo, Carvalho & Portugal, 2019) através do qual foram analisados os níveis de bem-estar e implicação das crianças em ambos os espaços em estudo. Os resultados mostram que o bem-estar e implicação da criança são mais notórias em ambientes naturais, contudo nem sempre estes espaços são explorados devido ao adulto ainda não aceitar o risco como forma de aprendizagem e desenvolvimento. |
publishDate |
2022 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2022-03-02T10:25:09Z 2022-01-01T00:00:00Z 2022-01-01T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
masterThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://hdl.handle.net/10400.26/39587 202945910 |
url |
http://hdl.handle.net/10400.26/39587 |
identifier_str_mv |
202945910 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação instacron:RCAAP |
instname_str |
Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação |
instacron_str |
RCAAP |
institution |
RCAAP |
reponame_str |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
collection |
Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
repository.name.fl_str_mv |
|
repository.mail.fl_str_mv |
|
_version_ |
1777301288507146240 |