Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Krupczak, Carla
Data de Publicação: 2020
Outros Autores: Aires, Joanez Aparecida, Reis, Pedro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10451/45721
Resumo: A discussão de controvérsias sociocientíficas é uma das estratégias didáticas que podem estimular o desenvolvimento da alfabetização científica. Mas, essa abordagem é utilizada da mesma forma e com os mesmos objetivos em diferentes contextos educacionais? Pensando nisto, este trabalho tem como objetivo analisar como as controvérsias sociocientíficas são abordadas nas pesquisas brasileiras e portuguesas, buscando identificar as semelhanças e diferenças dos dois contextos educacionais e de pesquisa. Os dados foram constituídos no Brasil e em Portugal, a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e do site do repositório do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, respectivamente. Os resultados mostram que os pesquisadores portugueses usam a discussão de controvérsias sociocientíficas, sobretudo, para desenvolver competências para a cidadania e ativismo. Já as investigações brasileiras têm como objetivo, principalmente, a aprendizagem dos conteúdos científicos. Isto pode estar relacionado com a menor qualidade da educação básica brasileira, por vários motivos, que vão desde as lacunas na formação dos professores até a pouca valorização da profissão docente.
id RCAP_2431da81899278f67ee48e621564effd
oai_identifier_str oai:repositorio.ul.pt:10451/45721
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e PortugalQuestões sociocientíficasPesquisas brasileirasPesquisas portuguesasControvérsias sociocientíficasDiscussão de controvérsias sociocientíficasAtivismoA discussão de controvérsias sociocientíficas é uma das estratégias didáticas que podem estimular o desenvolvimento da alfabetização científica. Mas, essa abordagem é utilizada da mesma forma e com os mesmos objetivos em diferentes contextos educacionais? Pensando nisto, este trabalho tem como objetivo analisar como as controvérsias sociocientíficas são abordadas nas pesquisas brasileiras e portuguesas, buscando identificar as semelhanças e diferenças dos dois contextos educacionais e de pesquisa. Os dados foram constituídos no Brasil e em Portugal, a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e do site do repositório do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, respectivamente. Os resultados mostram que os pesquisadores portugueses usam a discussão de controvérsias sociocientíficas, sobretudo, para desenvolver competências para a cidadania e ativismo. Já as investigações brasileiras têm como objetivo, principalmente, a aprendizagem dos conteúdos científicos. Isto pode estar relacionado com a menor qualidade da educação básica brasileira, por vários motivos, que vão desde as lacunas na formação dos professores até a pouca valorização da profissão docente.Universidade Federal do ParáRepositório da Universidade de LisboaKrupczak, CarlaAires, Joanez AparecidaReis, Pedro2021-01-11T16:08:46Z2020-122020-12-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10451/45721porKrupczak, C., Aires, J. A., & Reis, P. (2020). Controvérsias sociocientíficas: Análise comparativa entre Brasil e Portugal. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 16(37), 89-105.2317-5125info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-11-08T16:47:35Zoai:repositorio.ul.pt:10451/45721Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:58:01.301806Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal
title Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal
spellingShingle Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal
Krupczak, Carla
Questões sociocientíficas
Pesquisas brasileiras
Pesquisas portuguesas
Controvérsias sociocientíficas
Discussão de controvérsias sociocientíficas
Ativismo
title_short Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal
title_full Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal
title_fullStr Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal
title_full_unstemmed Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal
title_sort Controvérsias sociocientíficas: análise comparativa entre Brasil e Portugal
author Krupczak, Carla
author_facet Krupczak, Carla
Aires, Joanez Aparecida
Reis, Pedro
author_role author
author2 Aires, Joanez Aparecida
Reis, Pedro
author2_role author
author
dc.contributor.none.fl_str_mv Repositório da Universidade de Lisboa
dc.contributor.author.fl_str_mv Krupczak, Carla
Aires, Joanez Aparecida
Reis, Pedro
dc.subject.por.fl_str_mv Questões sociocientíficas
Pesquisas brasileiras
Pesquisas portuguesas
Controvérsias sociocientíficas
Discussão de controvérsias sociocientíficas
Ativismo
topic Questões sociocientíficas
Pesquisas brasileiras
Pesquisas portuguesas
Controvérsias sociocientíficas
Discussão de controvérsias sociocientíficas
Ativismo
description A discussão de controvérsias sociocientíficas é uma das estratégias didáticas que podem estimular o desenvolvimento da alfabetização científica. Mas, essa abordagem é utilizada da mesma forma e com os mesmos objetivos em diferentes contextos educacionais? Pensando nisto, este trabalho tem como objetivo analisar como as controvérsias sociocientíficas são abordadas nas pesquisas brasileiras e portuguesas, buscando identificar as semelhanças e diferenças dos dois contextos educacionais e de pesquisa. Os dados foram constituídos no Brasil e em Portugal, a partir do Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e do site do repositório do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, respectivamente. Os resultados mostram que os pesquisadores portugueses usam a discussão de controvérsias sociocientíficas, sobretudo, para desenvolver competências para a cidadania e ativismo. Já as investigações brasileiras têm como objetivo, principalmente, a aprendizagem dos conteúdos científicos. Isto pode estar relacionado com a menor qualidade da educação básica brasileira, por vários motivos, que vão desde as lacunas na formação dos professores até a pouca valorização da profissão docente.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020-12
2020-12-01T00:00:00Z
2021-01-11T16:08:46Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10451/45721
url http://hdl.handle.net/10451/45721
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv Krupczak, C., Aires, J. A., & Reis, P. (2020). Controvérsias sociocientíficas: Análise comparativa entre Brasil e Portugal. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, 16(37), 89-105.
2317-5125
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
publisher.none.fl_str_mv Universidade Federal do Pará
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134525742120960