Processos de transição e envolvimento dos estudantes na escola: contributos para o seu estudo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Melo, Madalena
Data de Publicação: 2011
Outros Autores: Pereira, Tiago
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10174/4227
Resumo: Resumo As transições escolares, designadamente as transição entre ciclos e níveis de ensino, têm sido consideradas como momentos críticos para os estudantes. Podendo ser entendidas como uma descontinuidade institucional, as transições escolares têm sido estudadas no que se refere às mudanças ao nível das variáveis ambientais, pessoais (ajustamento psicológico, auto-estima, auto-eficácia e percepção de competências) e sociais. Diferentes autores têm evidenciado efeitos negativos no ajustamento psicológico e comportamental resultantes dos processos de transição; no entanto, diversos outros estudos revelam que as transições escolares podem ser vivenciadas sem problemas ou, até mesmo, potenciar a diminuição de problemas já existentes. Certamente que a forma como os estudantes se envolvem na escola poderá ajudar a explicar estas questões. O envolvimento dos estudantes na escola, tem sido largamente estudado em diversos países e entendido como possível solução para o baixo desempenho académico, baixa participação na escola e para o abandono escolar, fenómenos ainda característicos de parte significativa da população estudantil portuguesa. O presente artigo pretende explorar a relação entre processos de transição escolar e o envolvimento dos estudantes na escola, considerando que o sentimento de pertença à escola pode funcionar como factor de protecção na adaptação e ajustamento psicológico aos novos ambientes educativos. Abstract School transitions, particularly the transition between levels of education, have been considered as a critical moment for students. School transitions can be understood as an institutional discontinuity, and has been studied in their relationship with changes environmental, personal (psychological adjustment, self-esteem, self-efficacy and perceived competence) and social factors. Different authors have shown negative effects on psychological and behavioral adjustment resulting from the processes of transition; however, several other studies show that school transitions can be experienced with no problems or even enhance the reduction of existing problems. Certainly, the way students how pupils are engaged in school may help to explain these issues. The involvement of students in school has been widely studied, and is seen as a possible solution to the low academic achievement, low participation in school and the dropout rate. This paper aims to explore the relationship between transition processes and the involvement of school students in school, whereas the feeling of belonging to school can act as protective factor in psychological adaptation and adjustment to new learning environments.
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