Satisfação Profissional e Práticas de Gestão de Recursos Humanos: Estudo de Caso
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2019 |
Tipo de documento: | Dissertação |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) |
Texto Completo: | http://hdl.handle.net/10400.26/25901 |
Resumo: | Dissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais: Ramo Gestão de PME’s |
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Satisfação Profissional e Práticas de Gestão de Recursos Humanos: Estudo de CasoSatisfação profissionalRecursos HumanosPráticas de Gestão de Recursos HumanosProfessional SatisfactionHuman Resources ManagementHuman Resources Management PracticesDissertação submetida como requisito parcial para obtenção do grau de Mestre em Ciências Empresariais: Ramo Gestão de PME’sAo longo dos anos, tem vindo a tornar-se cada vez mais importante o desenvolvimento de uma Gestão de Recursos Humanos eficiente, o que implica a implementação de uma rede de práticas organizacionais estruturadas, que fomentem a satisfação dos trabalhadores. Apesar do crescimento da evidência sobre esta temática, a diversidade, quer em termos metodológicos, quer pelas bases teóricas que sustentam os diferentes estudos, bem como a ausência de respostas concretas sobre as práticas de gestão de recursos humanos mais valorizados pelos trabalhadores, demonstram que este é um tema que ainda não se encontra suficientemente explorado e muitas são as questões que se colocam relacionadas com as práticas de gestão de recursos humanos e a valorização dessas mesmas práticas pelos trabalhadores. Objetivo: O presente estudo teve assim como objetivo avaliar a Satisfação Profissional e estudar as Práticas de Gestão de Recursos Humanos que contribuem para a Satisfação Profissional dos trabalhadores numa loja de uma empresa nacional da eletrónica de consumo. Metodologia: Para tal foi desenvolvido um estudo de caso numa empresa na área da electrónica de consumo com reconhecimento e notoriedade no mercado nacional, onde foram realizadas entrevistas a trabalhadores e responsáveis de Recursos Humanos, tendo sido igualmente aplicado o Inventário de Satisfação Profissional aos trabalhadores. Resultados: Constatou-se uma perspetiva global positiva das PRH na perspetiva dos trabalhadores e na sua satisfação profissional. Na perspetiva da empresa e trabalhadores, todas as práticas de GRH abordadas são consideradas importantes, no entanto, destacam-se para a empresa, o recrutamento e seleção bem como os programas de integração e formação, que na perspetiva da organização, são práticas de especial relevância, uma vez que são a forma de encontrar os perfis indicados e de reter os trabalhadores numa fase inicial. Para os trabalhadores as práticas remuneratórias revestem-se de maior importância. Conclusão: Com este estudo constatámos que as práticas de gestão de recursos humanos influenciam a satisfação, a motivação e a retenção dos trabalhadores, e que estas são características essenciais para acrescentar valor à organização.Over the last years, it has become important the development of efficient human resources management. This implies the implementation of a structured network of organizational practices that promote profissional satisfaction. Despite the growing evidence on this subject, the diversity in both, methodological and the theoretical bases in the different studies, as well as the lack of concrete answers on the human resources management practices most valued by the workers, demonstrate that this is not yet sufficiently explored yet and many of those issues are related to Human Resources Management practices and the valuation of these same practices by workers. The aim of this study was identify the Professional Satisfaction and explore the Human Resources Management Practices (HRMP) in a store of a national company of electronics consumers. Metodology: For this purpose was developed a case study in a company with recognition and notoriety in the the national market. Interviews were conducted with workers and managers of Human Resources, and it was also applied the Professional Satisfaction Inventory to workers. Results:From the perspective of the company and workers, all the HRM practices considered are important, however, the recruitment and selection as well as the integration and training programs are highlighted for the company, which in the organization's perspective are practices of special relevance once which are the way to find the profiles indicated and to retain the workers at an early stage. For workers, the remuneration practices are very important. There were also a positive overall presumption of HRP in the perspective of workers and their professional satisfaction. Conclusion: With this study we found that human resources management practices influence workers' knowledge, satisfaction, motivation and retention, and these are essential characteristics to add value to any institution.Instituto Politécnico de Setúbal. Escola Superior de Ciências EmpresariaisMarques, Maria AméliaRepositório ComumTavares, Joana Inês Robalo2019-01-28T11:31:41Z2019-012019-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.26/25901porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-12-20T14:34:36ZPortal AgregadorONG |
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