"Pai, como eras quando eras como eu?": o confronto entre o brincar tradicional e o brincar contemporâneo como meio de promoção do envolvimento parental no jardim de infância

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Cláudia Cristina Oliveira da
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/28887
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
id RCAP_26590d195c6e54b93d2c070f877e2f35
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28887
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling "Pai, como eras quando eras como eu?": o confronto entre o brincar tradicional e o brincar contemporâneo como meio de promoção do envolvimento parental no jardim de infânciaEducação infantilEnvolvimento parentalTradiçãoBrinquedoHistóriaBrincarEarly childhood educationParental involvementTraditionToysHistoryPlay37.018.26373.2371.382Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-EscolarEste trabalho procura responder à importância das interações escola – família- criança através do encontro e partilha de gerações. Foi realizado tendo por base o estágio curricular nas valências de pré – escolar e de creche numa instituição, em Braga, com crianças de cinco e dois anos de idade. Tem como título “Pai, como eras quando eras como eu?” – O confronto entre o brincar contemporâneo e o brincar tradicional como meio de Promoção do Envolvimento Parental no Jardim-de-Infância. Trata-se de um projeto onde o envolvimento parental é promovido através do conhecimento por parte das crianças das práticas e brincadeiras infantis dos seus pais e tem como principais objetivos: 1. Investigar como o conhecimento da história dos seus pais pode promover o envolvimento parental, quer no contexto escolar, quer no dia-a-dia; 2. Investigar como as crianças lidam com os jogos e brinquedos dos seus pais sendo estes tão diferentes dos seus; 3. Levar história às crianças através da via afetiva e do passado das pessoas que lhes são mais chegadas, promovendo o aprofundar do conhecimento interpessoal; 4. Promover o interesse das crianças pela cultura, pelos brinquedos antigos e pela história, pela vida no tempo dos seus pais, alargando o seu conhecimento nesta área. Todos os objetivos foram alcançados com sucesso, superando as minhas expectativas, e criando inúmeras oportunidades de aprendizagem e divertimento às crianças.Abstract This report seeks to describe the importance of school interactions between school, family and child through meeting and sharing between generations. It was developed in a pre-school and a daycare in an institution, in Braga, with five and two year old children. Is its title “Father, how were you when you were like me? The contrast between children’s play today and in the past as a way of promoting the parents involvement in kindergarten”. This is a project where parental involvement was promoted through the fostering of children´s knowledge of their parents’ childhood practices and play. Its main objectives: 1. Research how the knowledge of the history of their parents can promote parental involvement, both in the school context and in day-to-day life; 2. Research how children play with their parents’ games and toys considering they are so different from theirs; 3. Bring children closer to history through affection and through the past of their closer relatives; 4. Promote children's interest in culture, in the old toys and in history and the lifetime of their parents, extending their knowledge in this area; All goals were successfully achieved surpassing my expectations and creating numerous opportunities for learning and also fun for children.Vieira, Maria HelenaUniversidade do MinhoSilva, Cláudia Cristina Oliveira da2013-07-162013-07-16T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/28887porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:25:49Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/28887Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:20:07.750660Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv "Pai, como eras quando eras como eu?": o confronto entre o brincar tradicional e o brincar contemporâneo como meio de promoção do envolvimento parental no jardim de infância
title "Pai, como eras quando eras como eu?": o confronto entre o brincar tradicional e o brincar contemporâneo como meio de promoção do envolvimento parental no jardim de infância
spellingShingle "Pai, como eras quando eras como eu?": o confronto entre o brincar tradicional e o brincar contemporâneo como meio de promoção do envolvimento parental no jardim de infância
Silva, Cláudia Cristina Oliveira da
Educação infantil
Envolvimento parental
Tradição
Brinquedo
História
Brincar
Early childhood education
Parental involvement
Tradition
Toys
History
Play
37.018.26
373.2
371.382
title_short "Pai, como eras quando eras como eu?": o confronto entre o brincar tradicional e o brincar contemporâneo como meio de promoção do envolvimento parental no jardim de infância
title_full "Pai, como eras quando eras como eu?": o confronto entre o brincar tradicional e o brincar contemporâneo como meio de promoção do envolvimento parental no jardim de infância
title_fullStr "Pai, como eras quando eras como eu?": o confronto entre o brincar tradicional e o brincar contemporâneo como meio de promoção do envolvimento parental no jardim de infância
title_full_unstemmed "Pai, como eras quando eras como eu?": o confronto entre o brincar tradicional e o brincar contemporâneo como meio de promoção do envolvimento parental no jardim de infância
title_sort "Pai, como eras quando eras como eu?": o confronto entre o brincar tradicional e o brincar contemporâneo como meio de promoção do envolvimento parental no jardim de infância
author Silva, Cláudia Cristina Oliveira da
author_facet Silva, Cláudia Cristina Oliveira da
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vieira, Maria Helena
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Cláudia Cristina Oliveira da
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil
Envolvimento parental
Tradição
Brinquedo
História
Brincar
Early childhood education
Parental involvement
Tradition
Toys
History
Play
37.018.26
373.2
371.382
topic Educação infantil
Envolvimento parental
Tradição
Brinquedo
História
Brincar
Early childhood education
Parental involvement
Tradition
Toys
History
Play
37.018.26
373.2
371.382
description Relatório de estágio de mestrado em Educação Pré-Escolar
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-07-16
2013-07-16T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/28887
url http://hdl.handle.net/1822/28887
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132662738190336