A improvisação na génese de formas musicais para instrumentos de tecla

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Cunha, Dário Cristiano Leitão Garcia Toscano
Data de Publicação: 2011
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.11/1406
Resumo: Dissertação submetida à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Performance - área de especialização em Piano.
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spelling A improvisação na génese de formas musicais para instrumentos de teclaMúsicaInstrumento de teclaDissertação submetida à Escola Superior de Artes Aplicadas do Instituto Politécnico de Castelo Branco para obtenção do Grau de Mestre em Performance - área de especialização em Piano.O núcleo de concepção desta dissertação baseia-se na problemática do contributo da improvisação na criação e concepção de formas musicais para instrumentos de tecla. Apesar de parecer à partida uma fórmula axiomática, a verdade é que a análise desta foi, até hoje, a meu ver, bastante superficial, especialmente no que toca à organização de ideias e teses apropriadas. A minha investigação levou-me a uma organização historicista da evolução desta relação intrínseca – improvisação/composição. Tem como ponto de partida a Escola de cravo francesa no séc. XVII e séc. XVIII, e termina Béla Bartók – grande responsável pelo universalismo do folclore musical - passando por alguns dos compositores e obras que, no meu entender, são mais representativos, no que a esta temática concerne. A escolha deste tema foi concomitante com o plano traçado para o recital final, o que definiu antecipadamente os pontos de análise atravessados ao longo da dissertação. Não é, por essa mesma razão, uma análise exaustiva sobre o tema, mas mais um suplemento teórico de apoio à parte prática deste projecto. O resultado final torna-se assim, penso, a semente de uma investigação mais extensiva sobre o assunto.IPCB. ESARTÁlvares, Paulo Sérgio GuimarãesRepositório Científico do Instituto Politécnico de Castelo BrancoCunha, Dário Cristiano Leitão Garcia Toscano2012-07-30T14:49:24Z20112011-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/10400.11/1406TID:201097524porCUNHA, Dário Cristiano Leitão Garcia Toscano (2011) - A improvisação na génese de formas musicais para instrumentos de tecla. Castelo Branco : IPCB. ESART. 1 CD-ROM. Dissertação de Mestrado.info:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-01-16T11:38:41Zoai:repositorio.ipcb.pt:10400.11/1406Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T16:32:51.832733Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
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