Práticas de liderança em uma escola profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Oliveira, Renato Jorge da Silva
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10400.14/34549
Resumo: As teorias acerca da liderança objetivam a análise do comportamento dos líderes, ou seja, se estes são eficientes na conquista da confiança e no apoio aos restantes atores organizacionais, conduzindo-os ao aumento tanto da eficácia e da produtividade, como da satisfação, do compromisso e da realização profissional. O estilo de liderança adotado impacta sobre o sucesso da gestão escolar. Parte-se de uma revisão de literatura sobre os estilos de liderança para enquadrar e iluminar o estudo das caraterísticas de liderança adotadas pelos diretores escolares. Neste sentido, objetiva-se caracterizar e identificar as práticas de liderança de um diretor escolar e verificar se as variáveis sociodemográficas e profissionais interferem na perceção que os professores e o diretor têm acerca das mesmas práticas de liderança. Trata-se de um estudo quantitativo, descritivo-correlacional, com enfoque transversal, com uma amostra de 43 participantes, dos quais 93,0% são docentes, com uma média de idade de 43,84±6,70. O instrumento de recolha de dados utilizado foi um questionário, com questões sociodemográficas e profissionais e o MLQ-5X de Avolio e Bass (1985), adaptado para a população portuguesa por Dias (2007). Os resultados do estudo empreendido mostram que a Liderança Transformacional é a que mais se evidencia, com maior valorização das subdimensões Inspiração Motivacional, Influência Idealizada (atribuída) e Influência Idealizada (comportamento). Segue-se a Liderança Transacional, tendo os participantes pontuado mais na subdimensão Recompensa Contingente. A Liderança Laissez-Faire é a que apresenta uma média mais baixa. O tempo de serviço na Escola foi uma variável com interferência estatisticamente significativa na Liderança Transformacional. A característica do líder mais enfatizada pelos participantes foi a Eficácia.
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