Hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes universitários: estudo de caso na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Godinho, Francisco Rui Marques
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10316/97002
Resumo: Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
id RCAP_2741d7ed17cff46fc46ada6f93b12549
oai_identifier_str oai:estudogeral.uc.pt:10316/97002
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling Hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes universitários: estudo de caso na Faculdade de Letras da Universidade de CoimbraDigital academic information use habits of university students: a case study in the Faculty of Arts and Humanities of the University of CoimbraUso InformacionalInformação académica digitalEstudantes universitáriosFaculdade de Letras da Universidade de CoimbraComportamento informacionalInformation useDigital academic informationUniversity studentsFaculty of Arts and Humanities of the University of CoimbraInformation behaviorDissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de LetrasA utilização da tecnologia para facilitar a aprendizagem nas universidades e noutras instituições, bem como para divulgar informação institucional e tornar mais céleres os processos administrativos tornou-se uma prática comum devido à sua capacidade de reduzir as barreiras relacionadas com o tempo e o espaço. Da utilização da tecnologia à utilização da informação digital resulta a experiência dos indivíduos, em diversos contextos da vida pessoal, académica e profissional. O presente estudo tem como objetivo geral analisar os hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC). Especificamente, pretende-se: contextualizar o cenário informacional digital atual; analisar a presença da FLUC na Web 2.0; identificar os recursos tecnológicos (página web, redes sociais e plataformas) utilizados pelos estudantes da FLUC na consulta de informação académica digital, bem como o seu uso. Optou-se por uma investigação de tipo exploratória e descritiva com abordagem de análise quantitativa. O estudo aplicado concretizou-se com recurso a um questionário. Dos resultados obtidos no estudo aplicado releva-se: os estudantes utilizam como fontes digitais para obter informação académica essencial, a plataforma InforEstudante (98%), a página web da Faculdade (54,6%) e a plataforma UC Student (44,1%); 78,8% utilizam com regularidade o InforEstudante; 60.1% dos alunos raramente utilizam a página web da FLUC; sendo o InforEstudante a plataforma de apoio aos candidatos, estudantes e antigos estudantes, os alunos utilizam-na principalmente para realizar inscrição em cursos e unidades curriculares (95,8%), consultar material de apoio (94,4%), submeter trabalhos (90,8%), consultar informação sobre unidades curriculares (88,9%), consultar pautas (87,9%) e consultar horário escolar (85,9%); 48,7% dos estudantes tem conhecimento da presença da Faculdade nas redes sociais Facebook, Instagram e Youtube. Conclui-se que a necessidade de informação e a fonte de informação são os principais determinantes do uso da informação académica digital.The use of technology to facilitate learning in universities and other institutions, as well as to disseminate institutional information and speed up administrative processes has become a common practice due to its ability to reduce barriers related to time and space. From the use of technology to the use of digital information comes the experience of individuals in various contexts of personal, academic and professional life. This study aims to analyse the digital academic information use habits of students at the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra (FAHUC). Specifically, it intends to: contextualize the current digital informational scenario; analyse the presence of FAHUC in Web 2.0; identify the technological resources (webpage, social networks and platforms) used by FAHUC students to consult digital academic information, as well as their use. An exploratory and descriptive research with a quantitative analysis approach was adopted. The case study was carried out using a questionnaire. The results obtained from the case study are the following: students use, as digital sources for obtaining essential academic information, the InforEstudante platform (98%), the Faculty webpage (54.6%) and the UC Student platform (44.1%); 78.8% regularly use InforEstudante; 60.1% of students rarely use the FLUC webpage; InforEstudante being the support platform for applicants, students and former students, students use it mainly to register in courses and curricular units (95.8%), consult support material (94.4%), submit scholarly works (90.8%), consult information about curricular units (88.9%), consult timetables (87.9%) and consult school schedules (85.9%); 48.7% of students are aware of the Faculty presence in the social networks Facebook, Instagram and Youtube. It is concluded that the need for information and the source of information are the main determinants of the use of digital academic information.2021-12-03info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesishttp://hdl.handle.net/10316/97002http://hdl.handle.net/10316/97002TID:202843360porGodinho, Francisco Rui Marquesinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2022-05-25T06:44:14Zoai:estudogeral.uc.pt:10316/97002Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T21:15:08.871189Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv Hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes universitários: estudo de caso na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Digital academic information use habits of university students: a case study in the Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra
title Hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes universitários: estudo de caso na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
spellingShingle Hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes universitários: estudo de caso na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Godinho, Francisco Rui Marques
Uso Informacional
Informação académica digital
Estudantes universitários
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Comportamento informacional
Information use
Digital academic information
University students
Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra
Information behavior
title_short Hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes universitários: estudo de caso na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
title_full Hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes universitários: estudo de caso na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
title_fullStr Hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes universitários: estudo de caso na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
title_full_unstemmed Hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes universitários: estudo de caso na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
title_sort Hábitos de uso de informação académica digital dos estudantes universitários: estudo de caso na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
author Godinho, Francisco Rui Marques
author_facet Godinho, Francisco Rui Marques
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Godinho, Francisco Rui Marques
dc.subject.por.fl_str_mv Uso Informacional
Informação académica digital
Estudantes universitários
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Comportamento informacional
Information use
Digital academic information
University students
Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra
Information behavior
topic Uso Informacional
Informação académica digital
Estudantes universitários
Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra
Comportamento informacional
Information use
Digital academic information
University students
Faculty of Arts and Humanities of the University of Coimbra
Information behavior
description Dissertação de Mestrado em Ciência da Informação apresentada à Faculdade de Letras
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-12-03
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10316/97002
http://hdl.handle.net/10316/97002
TID:202843360
url http://hdl.handle.net/10316/97002
identifier_str_mv TID:202843360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799134048809910272