O papel da mediação socioeducativa na educação para a saúde orientada para a ação : um estudo num Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Veiga, Mónica Joana Vaz
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
Texto Completo: http://hdl.handle.net/1822/24637
Resumo: Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
id RCAP_27bbb1c686f7146440c89dc449348562
oai_identifier_str oai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24637
network_acronym_str RCAP
network_name_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository_id_str 7160
spelling O papel da mediação socioeducativa na educação para a saúde orientada para a ação : um estudo num Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno37.015.3Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)Atualmente, por um lado, a mediação não só é importante na resolução de conflitos, como também na prevenção deles ou na sua regulação social. Por outro lado, a metodologia de ensino orientada para a ação e participação em Educação para Saúde, visa essa mesma regulação social e individual quando capacita os alunos e as comunidades para controlarem os determinantes da saúde e agirem sobre eles no sentido de promoverem a sua própria saúde e a da comunidade. Neste sentido, a criação de um Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno (GIAA) numa escola secundária onde se trabalhe a mediação e a formação é potencialmente um recurso para que esta regulação seja feita. Assim, este estágio retratou o percurso vivido num GIAA com alunos que estavam, ou já estiveram, sinalizados pela Comissão de Proteção de Crianças e Jovens e outros alunos levados por eles, com os seguintes objetivos: compreender como evolui a dinâmica de resolução de constrangimentos/conflitos entre os participantes no GIAA durante o desenvolvimento de projetos de educação para a saúde orientados para a ação; analisar como evolui o seu grau de coesão social durante o desenvolvimento desses projetos; analisar a relação existente entre o grau de participação dos alunos no GIAA e o seu grau de coesão social durante o desenvolvimento de projetos de educação para a saúde orientados para a ação; analisar quais são as dimensões do conhecimento orientado para ação construídas entre os participantes no GIAA durante o desenvolvimento de projetos de educação para a saúde orientados para a ação (nomeadamente, problemas selecionados, investigações, visões e ações realizadas). Para que estes objetivos fossem concretizados, foi utilizada a metodologia IVAM (Investigação – Visão – Ação e Mudança) e promovida a participação ativa dos alunos. Durante estas atividades houve também momentos de mediação onde foi necessário a transformação dos conflitos, isto é, os alunos perceberem que os conflitos/constrangimentos são oportunidades de crescimento e de aprendizagem. Para recolha de dados durante a prática foram feitos diários de bordo, reflexões mensais e a análise dos documentos produzidos no GIAA (ex., boletins informativos com as atividades realizadas em cada sessão e análise de casos sobre os problemas apresentados pelos alunos). No final, foi realizada uma entrevista semiestruturada (N=8), sobre a opinião dos participantes em relação ao estágio. Os dados recolhidos mostraram que no geral os alunos foram demonstrando ao longo do estágio uma melhoria na resolução de constrangimentos/conflitos entre eles. Além disso, apesar de não terem conseguido um grau de participação elevado, o seu grau de coesão social, bem como as relações entre eles foram melhorando. Também se verificou que os alunos conseguiram uma pequena melhoraria nas várias dimensões do seu conhecimento orientado para ação, nomeadamente no conhecimento sobre as consequências e causas dos problemas tratados e estratégias para eliminar essas causas e resolver os problemas, bem como na sua capacidade para individualmente ou em grupo agirem nesse sentido. Para terminar, este estágio mostra algumas evidências da importância de se desenvolverem no futuro projetos de mediação e formação nas escolas com a participação ativa dos alunos para promover a sua coesão social, prevenir conflitos na comunidade escolar e capacitá-los para agirem como cidadãos ativos e participativos na promoção da saúde individual e comunitária. Também mostra o papel importante que o Mestre em Mediação Educacional e Supervisão na Formação poderá ter no GIAA.Currently, on the one hand, mediation is not only important in resolving conflicts, but also in their prevention or social regulation. Yet on other hand, the participatory and action-oriented Health Education methodology, seeks the same individual and social regulations when empowering students and communities to control the determinants of health and act on them in order to promote their own and also, community health. In this sense, the creation of an Information and Student Support Office (ISSO) in a secondary school where work and mediation and formation exist is potentially an important resource in the promotion of this regulation. Thus, this internship portrayed the course carried out in the ISSO with students who were or had already been designated by the Commission for the Protection of Children and Young People, and other students involved, with the following objectives: to understand how the dynamics of constraint / conflict resolutions among participants in the ISSO during the development of action oriented health education projects have evolved; to analyse how the degree of social cohesion during the development of these projects has developed; to analyse the relationship between the degree of students participation in the ISSO and their degree of social cohesion during the development of action oriented health education projects; to analyse what dimensions of action oriented-knowledge built between participants in ISSO during the development of action oriented health education projects exist (e.g., selected problems, investigations, visions and actions taken). In order to attain these goals, the IVAC methodology (Investigation - Vision - Action & Change) was used and the active participation of students was promoted. Throughout these activities, moments of mediation existed where conflict transformation was necessary, which meant that students realized that conflicts / constraints are opportunities for growth and learning. For data collection during practice, class diaries, monthly reflections and the analysis of documents produced in the ISSO (e.g., newsletters with the activities performed at each session and case analysis of the problems presented by the students) were carried out. At the end, a semi-structured interview (N = 8) on participants' perceptions in relationship to this internship was conducted. The collected data showed that in general during the internship, students demonstrated an improvement in the resolution of constraints / conflicts between them. Furthermore, despite not having achieved a high degree of participation, the degrees of social cohesion as well as the relationships between them were improved. It was also found that students were able to improve slightly in the various dimensions of their actionoriented knowledge, in particular knowledge about the consequences and causes of the problems dealt with and the strategies to eliminate them and solve problems, as well as in their ability to individually or collectively act in this sense. Finally, this internship demonstrates some evidence of the importance of development in future participatory and action-oriented projects in mediation and formation in schools, to promote social cohesion, prevent conflicts in the school community and empower students to act as participatory and active citizens in promoting individual and community health. Furthermore, it also shows the important role that the Master in Mediation and Supervision on Formation may have in the ISSO.Vilaça, TeresaUniversidade do MinhoVeiga, Mónica Joana Vaz20122012-01-01T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttp://hdl.handle.net/1822/24637porinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãoinstacron:RCAAP2023-07-21T12:11:27Zoai:repositorium.sdum.uminho.pt:1822/24637Portal AgregadorONGhttps://www.rcaap.pt/oai/openaireopendoar:71602024-03-19T19:03:14.169279Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informaçãofalse
dc.title.none.fl_str_mv O papel da mediação socioeducativa na educação para a saúde orientada para a ação : um estudo num Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno
title O papel da mediação socioeducativa na educação para a saúde orientada para a ação : um estudo num Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno
spellingShingle O papel da mediação socioeducativa na educação para a saúde orientada para a ação : um estudo num Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno
Veiga, Mónica Joana Vaz
37.015.3
title_short O papel da mediação socioeducativa na educação para a saúde orientada para a ação : um estudo num Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno
title_full O papel da mediação socioeducativa na educação para a saúde orientada para a ação : um estudo num Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno
title_fullStr O papel da mediação socioeducativa na educação para a saúde orientada para a ação : um estudo num Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno
title_full_unstemmed O papel da mediação socioeducativa na educação para a saúde orientada para a ação : um estudo num Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno
title_sort O papel da mediação socioeducativa na educação para a saúde orientada para a ação : um estudo num Gabinete de Informação e Apoio ao Aluno
author Veiga, Mónica Joana Vaz
author_facet Veiga, Mónica Joana Vaz
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Vilaça, Teresa
Universidade do Minho
dc.contributor.author.fl_str_mv Veiga, Mónica Joana Vaz
dc.subject.por.fl_str_mv 37.015.3
topic 37.015.3
description Relatório de estágio de mestrado em Educação (área de especialização em Mediação Educacional e Supervisão na Formação)
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-01-01T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/1822/24637
url http://hdl.handle.net/1822/24637
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
instname:Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron:RCAAP
instname_str Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
instacron_str RCAAP
institution RCAAP
reponame_str Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
collection Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos)
repository.name.fl_str_mv Repositório Científico de Acesso Aberto de Portugal (Repositórios Cientìficos) - Agência para a Sociedade do Conhecimento (UMIC) - FCT - Sociedade da Informação
repository.mail.fl_str_mv
_version_ 1799132436846608384